quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

DIALA DIZ QUE RATINHO É HOMOFÓBICO



Diala Magalhães
A eleição à presidência do grupo GLBS de Ilhéus, SAPHOS, acontecerá amanhã (1°) a partir das 16 horas na Fundação Cultural de Ilhéus no centro. Durante o programa O Tabuleiro desta quarta-feira, a candidata da Chapa 2, Diala Magalhães, falou dos seus objetivos e assegurou que, se caso for eleita,  fará mudanças essências para a melhoria do grupo.
A caminhada lésbica que aconteceria no dia 24 de março com a finalidade de reivindicar o direito dos homossexuais foi Cancelada. “A caminhada foi cancelada porque eu quero uma festa organizada” afirma Diala.
Magalhães declara que se a Chapa 2 for vencedora atenderá aos interesses coletivos dando atenção as diferentes necessidades entre homossexuais feminino e masculino. Em seu discurso alfinetou o atual presidente do grupo: “Se eu for eleita todos os trabalhos que precisam ser feitos serão feitos, realizaremos palestras nas escolas e respeitaremos o direito de todo mundo, principalmente da polícia, coisa que o atual presidente Lindomar Nascimento (Ratinho) não faz”.
Diala continua alfinetando Ratinho o chamando de homofóbico. “Iremos cuidar das mulheres com políticas de incentivo e auxilio a realizações de exames para cuidados com o corpo. Coisa que já deveria ser feito por Ratinho, mas ele também não faz, porque ele tem homofobia por mulher” afirma Diala.

Coreia do Norte diz que vai suspender programa nuclear

A Coreia do Norte concordou em suspender o lançamento de mísseis de longo alcance, testes nucleares e enriquecimento de urânio em sua principal plataforma em troca de um pacote de ajuda alimentar, anunciou nesta quarta-feira o Departamento de Estado dos EUA.
A porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, disse que o governo de Pyongyang vai permitir a entrada de inspetores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) para inspecionar e monitorar a desativação do reator de Yongbyon.
Foi anunciado também um encontro entre EUA e Coreia do norte para acertar os detalhes do envio de 240 mil toneladas de alimento ao país comunista.
A imprensa oficial norte-coreana confirmou a oferta de uma moratória nuclear, segundo a France Presse.

UBATÃ – JOVENS ESTÃO USANDO E TRAFICANDO DROGAS NA “PORTA” DA IGREJA CATÓLICA

Os veículos de comunicação de Ubatã vem recebendo ultimamente várias denúncias anônimas e ligações afirmando que jovens estariam usando e traficando drogas nas escadas e na praça da Igreja Católica. Nas caladas da noite alguns jovens aproveitam a “pracinha” vazia e a a escuridão das imediações para como eles mesmo definiram “puxar um beck”.
O município de Ubatã como todo o país vem sofrendo com o constante aumento de jovens que entram para o mundo das drogas e acabam marginalizados a ponto de utilizar e traficar entorpecentes praticamente na porta de um lugar sagrado. Fonte: Notícias de Ubatã

UBAITABA – APÓS RECLAMAÇÕES COMEÇA LIMPEZA DO CEMITÉRIO DE FAISQUEIRA

Após varias reclamações no Programa Realidade atual da Ubaitaba FM, o cemitério de Faisqueira começou a ser roçado pela equipe da Sec. De Obras de Ubaitaba. Moradores consideraram uma falta de respeito o que vinha acontecendo no local. O mato estava tão alto que impossibilitava a identificação dos túmulos.
(Ubaitaba Urgente)

PARA A ESCOLA DE BIKE

Bicicletas do programa Caminho da Escola
Duzentas e vinte crianças que vivem na zona rural de Itabuna e tinham dificuldades para chegar à escola ganharam bicicletas do programa Caminho da Escola, fruto de convênio do município com o Governo Federal. A entrega foi feita ontem (28), em solenidade no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) pelo prefeito José Nilton Azevedo e o secretário Gustavo Lisboa, da Educação.
Segundo Lisboa, alguns estudantes da zona rural costumavam andar até quatro quilômetros para frequentar a sala de aula. Ele acredita que o novo transporte oferecido vai diminuir a evasão nos estabelecimentos de ensino. Um contrato de comodato assegura a utilização das bicicletas por um ano, podendo ser renovado caso haja nova matrícula na rede.

ALISSON VAI ROMPER COM NEWTON LIMA

Vereador diz que fez acordo com Newton, mas quem governa é Bahia
O secretário de Governo de Ilhéus, Alisson Mendonça, disse há pouco ao PIMENTA que entregará nesta quarta-feira, 29, seu pedido de exoneração ao prefeito Newton Lima. Afirmou também que está rompendo politicamente com o governo, alegando que entrou na administração por acordo com Newton, mas quem governa de fato o município é o secretário de Finanças, Jorge Bahia.
No domingo, 26, Alisson estava no mesmo palanque de Newton no distrito de Inema, onde o prefeito inaugurou a pavimentação de uma rua. No evento, o gestor declarou que o secretário estaria entre os três possíveis pré-candidatos a prefeito de Ilhéus pelo PT. Os outros seriam a vereadora Carmelita Ângela e o deputado federal Josias Gomes, que também estavam no distrito.
O anúncio de Newton é visto como parte de um plano que pretende levar a vereadora Carmelita a ser a vice numa chapa encabeçada por Jabes Ribeiro (PP). Essa pelo menos é a tese do grupo de Alisson, ligado ao deputado federal Geraldo Simões.
Um detalhe nessa briga é que hoje à tarde o suplente de Alisson Mendonça na Câmara, Rafael Benevides, tomou posse no mandato. Ele vinha protestando porque o presidente do legislativo, Dinho Gás, não supria a vaga deixada pelo titular. O presidente finalmente o fez, mas a alegria de Benevides vai durar pouco.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ALISSON NÃO TOMA POSSE. NEM O SUPLENTE

Benevides diz que o povo, titular do mandato, não sabe o que está acontecendo na Câmara de Ilhéus
O suplente de vereador Rafael Benevides (PP)  foi para a rádio Santa Cruz de Ilhéus nesta manhã “chiar” porque o presidente do legislativo municipal, Dinho Gás, não lhe dá posse.
A Câmara voltou do recesso no dia 15 de fevereiro e permanece com 12 vereadores. Alisson Mendonça (PT) está fora temporariamente, na Secretaria de Governo, da qual já anunciou a saída, mas ainda não o fez porque negocia com o prefeito na tentativa de emplacar o substituto.
Ligado ao deputado federal Geraldo Simões, Alisson quer deslocar o secretário da Adminstração, Fernando Hughes, para o Governo. Outra corrente petista, afinada com Josias Gomes, defende o nome de Ednei Mendonça, ex-diretor da Direc 6. No meio da queda-de-braço, o prefeito Newton Lima, atarantado, sem saber o que fazer.
Atarantado está também Benevides, que já ocupou a cadeira na Câmara em outra oportunidade, quando Alisson saiu para assumir a Secretaria de Planejamento. Acabou punido por “mau-comportamento”, pois dedicou o mandato a promover frequentes ataques ao governo do qual Alisson Mendonça faz parte e até ao próprio, Alisson, de quem curiosamente Benevides é parente.
Agora, o suplente reclama (com toda razão) porque a Câmara não lhe dá posse. Ele afirma que “o verdadeiro titular do mandato é o povo, que não sabe o que está acontecendo no legislativo ilheense”.

DENGUE VOLTA A ASSUSTAR ITABUNA

O número de casos de dengue em Itabuna apresentou aumento de 223,64% neste ano em comparação com igual período de 2011. De 1º de janeiro a 23 de fevereiro, o município registrou 178 casos suspeitos de dengue contra apenas 55 no mesmo período do ano passado.
Enquanto isso, Ilhéus registrou queda superior a 32%. Foram 133 notificações de casos de dengue no ano passado ante 90 em 2012.

GREVISTAS DIVIDEM CELA COM PMS CRIMINOSOS

Policias militares que foram presos durante e após a greve da categoria no Estado, que durou 12 dias, estão tendo o mesmo tratamento de um detento qualquer. Em contato com a redação do O Tabuleiro familiares dos PMs relatam que no presídio Militar de Salvador os policiais tem que pagar do sabonete a momentos de distração, como por exemplo, assistir televisão.
Os grevistas presos dividem celas com policiais que cometeram crimes, como assassinato e tráfico de drogas. “Meu marido não é um criminoso, ele só estava lutando pelos direitos dele. Hoje ele tem que pagar e pedir permissão ao chefe da cela para fazer qualquer coisa dentro da cadeia”, disse indignada a esposa de um soldado que pediu para não ser identificada.
A greve dos policiais militares na Bahia acabou sem sucesso, uma vez que os PMs não conseguiram que o Governo atendesse todas as suas reivindicações nas negociações.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

BAHIATURSA ABANDONA CENTRO DE CONVENÇÕES DE ILHÉUS

Teto do hall de exposições em ruínas leva à interdição de espaço.
É preocupante o estado de abandono do Centro de Convenções de Ilhéus. Parte do teto do hall de exposições caiu e outra corre sério risco de desabar devido à falta de manutenção e acabou interditada.
Apenas um dos três tanques de refrigeração da central de ar-condicionado funciona, a estrutura metálica está corroída e empregados de uma terceirizada que presta serviços à Bahiatursa no centro estão há três meses sem salários nem recebem hora extra e vale-transporte.
O centro de convenções sedia eventos que já fazem parte do calendário nacional, a exemplo do Festival do Chocolate, Seminário de Informática, além da realização de show com estrelas da MPB, espetáculos teatrais e solenidades de formatura. O abandono ameaça a realização de eventos.
Inaugurado em 2000, o Centro de Convenções de Ilhéus até 2007 foi administrado pela empresa Predial, responsável pela manutenção e folha de pessoal. Com o início do governo Wagner, a Bahiatursa assumiu a gestão do espaço. Após quase seis anos sob responsabilidade da estatal do turismo baiano, o equipamento deixou de receber a devida atenção e os problemas começaram a aparecer aos montes.
Pelo visto, um equipamento que tem todas as condições de viabilizar o turismo de negócios na Terra da Gabriela – se continuar na dependência dos burocratas da Bahiatursa – pode virar ruínas.

A TRANQUILIDADE DE FG FORA DA POLÍTICA

Fernando curte com as crianças férias fora do poder (Foto Valéria Sousa/Blog do Ricky).
O ex-prefeito e ex-deputado federal Fernando Gomes passou praticamente despercebido em sua estada no Joia do Atlântico, condomínio de veraneio na zona norte de Ilhéus. Pôde curtir a família e amigos sem ter o assédio popular, como flagrado pelo Blog do Ricky.
A cena seria inimaginável há duas décadas, quando era considerado o principal político sulbaiano.
O último cargo eletivo ocupado por Fernando foi a prefeitura de Itabuna, de 2005 a 2008, quando fez o sucessor, Capitão Azevedo (DEM). “Zé de Cuma” deixou a política após três mandatos de deputado federal e quatro como prefeito de Itabuna.
FG caminha para a praça tranquilamente com as crianças (Valéria Sousa/Blog do Rick).

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

COLISÃO DE MOTO COM DUAS MORTES


Acidente envolvendo duas motos na BA 262, entre Iguaí e Novo Canaã, culminou em duas mortes no domingo. As vítimas foram identificadas como o vendedor Davi Machado Lopes "Mascate", de 31 anos, que estava com uma CG Fan 125, e Ivanildo Macedo de Souza “Kiko”, que pilotava uma moto Tornado (no destaque, de camiseta).
As duas motos bateram de frente, provocando ferimentos também na esposa de Davi, que está grávida de quatro meses e estava de carona na moto, mas depois de atendida foi liberada.
Os envolvidos no acidente foram levados para o Hospital Manoel Martins de Souza, onde receberam os primeiros atendimentos médicos. Davi foi transferido para o Hospital de Base de Itabuna em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos, falecendo ontem . Ivanildo Macedo de Souza “Kiko”, que morreu antes de chegar ao HBLEM, foi sepultado ontem à tarde.
O corpo de Davi Machado foi  necropsiado nesta manhã de quarta-feira  no DPT de Itabuna.

ESTUDANTE DA FTC É PRESO ACUSADO DE ASSALTAR POSTO DE COMBUSTÍVEL


O estudante do curso de direito da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, Solrac Rodrigues Vasconcelos, 20 anos, está preso, acusado de assaltar um posto de combustível no município de Itabela.
Solrac estava acompanhado de Caio Duarte Penha, 19 anos, e Luciano Santos Dias, 23 anos, num Classic preto, placa NTR-1789, quando foi detido por PMs e patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal, às 23h30min, no quilômetro 720 da BR-101, perto do posto da Polícia Rodoviária Federal em Eunápolis.
Segundo a polícia, com eles foram apreendidos um revolver calibre 38 com quatro munições intactas, máscara (provavelmente para uso em assaltos) e R$ 100,00 em dinheiro.

Josias participa do Festival de Moquecas de Canavieiras e firma compromisso em defesa do ecossistema do município

O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, participa na tarde deste domingo de Carnaval 2012, do já tradicional Festival de Moquecas, que acontece há sete anos, no Sul da Bahia. O evento é feito sob a responsabilidade da Associação das Marisqueiras da Praia de Atalaia, em Canavieiras, e se constitui no único da Bahia, e vem se tornando parte do roteiro turístico local. Para se ter uma idéia da grandiosidade do evento, são mais de 40 receitas feitas com frutos do mar pescados pelas marisqueiras da Associação.
Na companhia da esposa Cecília, e de lideranças locais, como o presidente do PT, Edvaldo Pombal, e o pré-candidato do partido à Prefeitura de Canavieiras, nas eleições deste ano, Dácio Rollemberg, Josias ouviu reivindicações locais sobre a necessidade de não aprovar, da forma como se encontra, o novo
Código Florestal.
Sete Ilhas marítimas, entre elas a lha de Atalaia, a mais importante, e diversas fluviais, dezessete quilômetros de praias, coqueiral, reserva de Mata Atlântica e áreas de manguezal que abrigam rara fauna silvestre, formam a beleza cênica de Canavieiras, cidade onde se destaca o casario dos séculos 18 e 19, como a Igreja Matriz de São Boaventura, de 1718, e a sede da prefeitura, de 1879. Canavieiras possui uma paisagem excitante, combinando reservas de Mata Atlântica, manguezais, cajueiros e mangueiras.
A principal fonte de renda do município é a lavoura cacaueira, mas se destacam o coco, a piaçava, a madeira, a pecuária e o dendê. Canavieiras ainda se destaca como o maior pesqueiro do robalo e marlin do Brasil, o que atrai para o lugar esportistas adeptos da pesca.
Nas áreas costeiras, o desafio da sustentabilidade está, principalmente, em como  conciliar a expansão urbana com a conservação e o uso sustentável, segundo o estudo intitulado “Aspectos Legais e de Sustentabilidade nos Manguezais Baianos : O Caso de Canavieiras”, dissertação de Mestrado apresentada por Luana das Graças Queiróz de Farias. De acordo com a pesquisadora, um primeiro ponto vital é o da conservação das áreas de manguezais, decisivas para as cadeias da diversidade biológica e apontadas, no estudo de Constanza e outros, como as mais valiosas sob o ângulo dos serviços prestados pelos ecossistemas.
Praticamente todos os manguezais da área costeira do Brasil estão sob graves ameaças, seja por causa da expansão urbana, seja por projetos turísticos inadequados, seja pelo despejo de poluentes e lixo (menos de 20% dos municípios costeiros dispõem de serviços de saneamento básico e mais de 50% não contam com aterros sanitários.
A preocupação das lideranças petistas de Canavieiras, conforme expuseram ao deputado Josias Gomes,vem da importância que tem o manguezal para o município. Alem de sua importância para o equilíbrio do ecossistema, representa um importante patrimônio natural e tem enorme influência na culinária local.
Para Josias Gomes, “a situação particular de Canavieiras, além de outras parecidas pela costa da Bahia, e, mesmo, pelo Brasil, exige dos parlamentares federais uma atenção bem maior sobre o Código Florestal que retorna à Câmara para deliberação, e nos comprometemos com as lideranças de Canavieiras a lutar para que não haja a aprovação de qualquer lei que venha a prejudicar o meio ambiente”.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

PRESIDENTE DE ASSOCIAÇÃO DE MORADORES É BALEADO EM ILHÉUS

Encontra-se internado no Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus, Edinei Portugal, presidente da Associação de Moradores do Bairro do Basílio, vitimado por disparos de arma de fogo, em frente a sua residência, localizada na praça Nossa Senhora de Fátima, no Basílio.
Segundo infomações do líder comunitário, três indivíduos chegaram em um táxi fizeram vários disparos que o atingiram na mão esquerda e nas nádegas. Um outro morador foi atingido no pé esquerdo, abdomem e nas costas, e também encontra-se internado. Os dois não correm risco de morte.
Edinei, atribui a tentativa de homícidio a um crime político. Ele é candidato a vereador, em Ilhéus. Edinei Portugal tem 24 anos e não possui passagem na polícia.

FICHA LIMPA: JOSIAS É O NOME D PT EM ILHÉUS

A turma do deputado Josias Gomes está em delírio com a constitucionalidade da Lei Ficha Limpa. A aprovação tira do páreo o desafeto político do deputado, Alisson Mendonça, condenado duas vezes por rejeição de contas quando era presidente do legislativo Ilheense. A novidade recoloca o nome de Josias Gomes como a única opção do partido nas eleições majoritárias.


Prazo para cadastro do Bolsa Família termina dia 29


Na quarta-feira (29) termina o prazo para atualização de dados cadastrais dos beneficiários do Bolsa Família que não receberam a transferência de renda nos dois primeiros meses de 2012. Em todo o país, 729 mil famílias, que tinham até o dia 31 de dezembro para fazer a atualização, tiveram os recursos provisoriamente bloqueados por descumprirem esse prazo.
Para não ter o pagamento cancelado em março, os responsáveis pelas famílias devem procurar o gestor municipal na prefeitura da cidade para confirmar ou alterar os dados necessários.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), as famílias que ficaram sem o dinheiro, poderão sacar o período perdido no mês seguinte. O MDS ainda alerta para a importância da veracidade dos dados, que serve para mostrar um retrato da realidade sócio-econômica dos beneficiários e contribuir para o aprimoramento do programa federal de transferência de renda. 

Índios voltam a ocupar fazendas em Itaju do colônia

Índios da etnia Pataxós Hã-Hã-Hãe continuam ocupando fazendas em Itaju do Colônia. De acordo com Reginaldo Santana, gerente da fazenda Serrana do Ouro, na última ação dos indígenas pelo menos sete fazendas foram invadidas por cerca de 100 homens armados com rifles, revólveres e armas de grosso calibre. 
A ação ocorreu por volta das 6 horas da manhã, quando eles se dividiram em três grupos e tomaram posse das sedes das propriedades rurais. Na Delegacia da Polícia Federal em Ilhéus, representantes das fazendas Pancadinha e Mandacaru registraram ocorrências, relatando que cerca de 50 indígenas armados dominaram o local e expusaram os vaqueiros que trabalhavam nas propriedades.
 O chefe da Funai na região não foi localizado pela reportagem, para comentar o assunto. Familiares que atenderam o telefone informaram ele estava visitando as localidades ocupadas pelos indígenas e que lá não teria sinal de telefone celular.

Ocupação em série
No mês passado, outras três fazendas haviam sido ocupadas pelos índios. Duas delas pertencem ao delegado Teodoro Ribeiro, da polícia civil de Potiraguá, no sudoeste da Bahia (a 681 km de Salvador). As ocupações das fazendas Realeza e Formosa ocorreram no dia 16 de janeiro, quando o delegado, sua esposa e vaqueiros ficaram como reféns de índios por cerca de três horas.

O delegado prestou queixa na delegacia de Itaju do Colônia e contou que foi surpreendido por cerca de 30 homens encapuzados e armados com armas de vários calibres, que cercaram a propriedade exigindo que ele deixasse o local.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Morre adolescente vítima do mesmo acidente que matou dono do mirante

No último sábado (18), a adolescente Lilian Ricarte Behrmann, 17 anos, que sofreu um acidente de carro na BR 101 no último dia 15. Lilian estava internada no Hospital de Base, em Itabuna, onde tinha passado por cirurgia. Lilian havia sofrido perda de massa encefálica. O corpo da garota foi sepultado em Ilhéus, cidade onde vivia.
No acidente, o cunhado de Lilian, que conduzia o veículo, morreu na hora. A vítima era Fábio dos Anjos Passos, de 39 anos, proprietário do restaurante Mirante na cidade de Ilhéus. O empresário viajava para Porto Seguro na companhia da esposa, Lorena Ricarte, da cunhada Lilian Ricarte e dos três filhos: Fabrício, de oito anos, Fabinho, de 12 anos, e Letícia, de sete meses. As crianças e a esposa de Fábio não tiveram ferimentos graves. O carro em que a família viajava colidiu com um caminhão, próximo a São João do Panelinha. 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Supremo decide que é constitucional Lei da Ficha Limpa

Quase dois anos depois de entrar em vigor, a Lei da Ficha Limpa foi declarada constitucional nesta quinta-feira (16) pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Por sete votos a quatro, o plenário determinou que o texto integral da norma deve valer a partir das eleições de outubro.
Com a decisão do STF, ficam proibidos de se eleger por oito anos os políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas, cassados pela Justiça Eleitoral ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.
O Supremo definiu ainda que a ficha limpa se aplica a fatos que ocorreram antes de a lei entrar em vigor e não viola princípios da Constituição, como o que considera qualquer pessoa inocente até que seja condenada de forma definitiva.
A decisão foi tomada com base no artigo da Constituição que autoriza a criação de regras, considerando o passado dos políticos, para proteger a "probidade administrativa" e a "moralidade para exercício de mandato".
Proposta por iniciativa popular e aprovada por unanimidade no Congresso, a ficha limpa gerou incertezas sobre o resultado das eleições de 2010 e foi contestada com dezenas de ações na Justiça. Depois de um ano da disputa eleitoral, a incerteza provocada pela lei ainda gerava mudanças nos cargos. Em março de 2010, o próprio Supremo chegou derrubar a validade da norma para as eleições daquele ano.
O julgamento começou em novembro de 2011 e foi interrompido por três vezes. Nesta quinta (16), a sessão durou mais de cinco horas para a conclusão da análise de três ações apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PPS e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL).
As entidades buscavam esclarecer a constitucionalidade das regras contidas na lei e a análise foi marcada, voto a voto, por intervenções dos ministros que atacavam e defendiam questões controversas.
Votos a favor 
O relator, ministro Luiz Fux, foi o primeiro de defender a tarefa da ficha limpa de selecionar os candidatos a cargos públicos com base na "vida pregressa". Para ele, se a condenação for revertida, o político voltará a poder se eleger.
"A opção do legislador foi verificar que um cidadão condenado mais de uma vez por órgão judicial não tem aptidão para gerir a coisa pública e não tem merecimento para transitar na vida pública", afirmou Fux.
O direito do cidadão de poder escolher representantes entre pessoas com ficha limpa também foi defendido pelo ministro Joaquim Barbosa. Também votaram a favor da aplicação integral do texto da lei os ministros Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Marco Aurélio, Rosa Weber e Cármen Lúcia.
"É chegada a hora de a sociedade ter o direito de escolher e o orgulhar-se de poder votar em candidatos probos sobre os quais não recaia qualquer condenação criminal e não pairem dúvidas sobre malversação de recursos públicos", disse Barbosa.
"Não vejo aqui inconstitucionalidade, mas a reafirmação de princípios constitucionais", disse Cármen Lúcia ao falar sobre a importância da moralidade na vida pública.
A proibição da candidatura nos casos de renúncia de cargo eletivo para escapar de cassação também foi mantida pelo Supremo. Para o ministro Marco Aurélio, a Lei da Ficha Limpa possui "preceitos harmônicos com a Constituição Federal que buscam a correção de rumos desta sofrida pátria."
Apesar de defender a aplicação da ficha limpa, Marco Aurélio fez uma ressalva ao afirmar que a regra só deve valer para condenações ocorridas depois da vigência da lei, iniciada em junho de 2010.
"A lei é valida e apanha atos e fatos que tenham ocorrido após junho de 2010 não atos e fatos pretéritos. Quando eu disse 'vamos consertar o Brasil' foi de forma prospectiva e não retroativa, sob pena de não termos mais segurança jurídica", afirmou Marco Aurélio.
Votos contra
Primeiro a votar contra a aplicação integral da Lei da Ficha Limpa, ainda nesta quarta (15), o ministro Dias Toffoli criticou a elaboração das regras. A tese de Toffoli foi acompanhada pelos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cezar Peluso.
A lei complementar número 135 é reveladora de profunda ausência de compromisso com a boa técnica legislativa. É uma das leis recentemente editadas de pior redação legislativa dos últimos tempos. Leis mal redigidas às vezes corrompem o propósito dos legisladores e o próprio direito", afirmou.
A ficha limpa foi criticada pelos ministros do STF por valer para fatos anteriores à sua vigência e por tornar inelegível uma pessoa condenada que ainda pode recorrer da decisão. Para os quatro ministros que votaram contra a aplicação da lei, a ficha limpa deveria valer apenas para quem for condenado depois que a norma começou a vigorar, ou seja, depois de junho de 2010.
"A população bate palmas, por exemplo, para esquadrões da morte, mas isso é contra qualquer padrão civilizatório e uma corte como esta não pode permitir que se avance sobre esses valores", disse Mendes.
"O Congresso não tem o poder de escolher fatos consumados no passado para, a partir dessa identificação, elegê-los como critérios para restrição de direitos fundamentais", afirmou o ministro Celso de Mello.
O último a votar, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, classificou a Lei da Ficha Limpa como um instrumento de "retroatividade maligna que contraria a vocação normativa do Direito".
Para ele, a lei não pode valer para casos anteriores à sua vigência e não pode tornar inelegíveis pessoas que ainda podem recorrer da condenação. Peluso afirmou que, dessa forma, a lei parece ter sido feita para pessoas específicas e não para a coletividade.
"A lei foi feita para reger comportamento futuros. Então, deixa de ser lei e, a meu ver, passa ser um confisco de cidadania. O estado retira do cidadão uma parte da sua esfera jurídica de cidadania, abstraindo a sua vontade. Não interessa o que você pode ou não evitar", disse Peluso.

Dono do Mirante morre em acidente e cunhada fica gravemente ferida


Na quarta-feira (15), um acidente na BR-101 matou o empresário Fábio dos Anjos Passos, de 39 anos. Fábio era proprietário do restaurante Mirante na cidade de Ilhéus. O empresário viajava para Porto Seguro na companhia da esposa, Lorena Ricart, da cunhada Lilian Ricart e de mais três crianças: Fabrício, de oito anos, Fabinho, de 12 anos, e Letícia, de sete meses.
Fábio morreu no momento da batida, que aconteceu próxima a São João do Panelinha. A cunhada dele, Lilian, de 17 anos, sofreu ferimentos graves e encontra-se internada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. De acordo com a mãe da garota, ela passou por cirurgia, uma vez que sofreu perda de massa encefálica.  O estado da garota é grave.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Lúcida, idosa comemora aniversário de 110 anos em Itabuna, na Bahia

Uma aposentada comemorou na terça-feira (14) 110 anos de vida no sul da Bahia. Dona Mercina Maria dos Santos nasceu na época em que a cidade de Itabuna, uma das maiores cidades da região, ainda era um distrito de Ilhéus. Lúcida, dona Mercina se recorda de muitas histórias, inclusive da juventude.
“O que eu fazia era somente trabalhar. Trabalhar na roça, plantar feijão, plantar milho e arroz para criar os filhos”, conta a aposentada. Dona Mercina cresceu na lavoura e se casou com o primeiro e único namorado. Dos treze filhos, só seis são vivos. Rosemira, de 65 anos, é quem hoje cuida da mãe. “A saúde dela é boa. Não sente nada, come muito bem. Não tem dor em canto nenhum”, diz. O único remédio que a idosa consome é destinado ao controle da pressão.
São mais de 60 netos, 30 bisnetos, além de tataranetos. “Ela sempre cuidou de mim”, diz um dos netos, Joílson Martins. Até o ano passado, dona Mercina tinha uma vida ativa. Lavava roupa, prato; ajudava nos serviços da casa. Depois que perdeu a visão, por conta de uma catarata, passa parte do tempo na varanda, batendo papo com parentes e vizinhos. “A gente dá risada. É muito orgulho ter uma pessoa com 110 anos”, afirma a amiga Doralice Ribeiro.

Saiddy Bamba e Edson Gomes agitam o carnaval de Itacaré


O carnaval de um dos municípios mais visitados do Brasil começa nesta sábado, 18, com 12 atrações, sendo que quatro delas de Salvador. De acordo com o Secretário Municipal de Turismo, Cleber Filho, a folia em Itacaré terá uma “salada musical”, com shows de axé, pagode e reggae.
 Uma das principais atrações do momento, a banda Saiddy Bamba está garantida para noite de sábado. Quem comparecer ao circuito da folia ouvirá uma das músicas mais tocadas nas rádios de toda a Bahia, que é “Sim, Sim, Sim, Não, Não, Não”. Ela está concorrendo como uma das músicas mais executadas no carnaval deste ano.
O Saiddy Bamba se apresenta a partir das 23 horas, no tradicional circuito da Orla, em frente à Praça São Miguel. Além da atração de Salvador, neste sábado, o “Nas Ondas da Folia”, será agitado pelas bandas regionais Tah Garoto e Beat Bala.
Edson Gomes
O segundo dia de folia será comandado pelas bandas Pagodence, Axé Prá Você e Bruta Raça. Para a segunda-feira de carnaval as atrações são A Massa, No Styllo e Os Polêmicos. No último dia de festa, a expectativa é para a apresentação de Edson Gomes, que promete antigos e novos sucessos.
Os itacareenses e turistas vão curtir grandes sucessos como “Malandrinha”,  “Campo de Batalha”, “Camelô”, “Samarina”, “Fala Só de Amor”, “Inquilino Das Prisões”, “Ovelha”, “Acorde, Levante, Lute!”. Considerado o maior cantor de reggae do Brasil, Edson Gomes promete não deixar ninguém parado.
Mais circuitos
Na terça-feira, o último dia de carnaval, ainda terá Ruarez e No Comando. Além da festa tradicional, o “Nas Ondas da Folia” contará com os circuitos das Praias, com apresentações musicais na Tiririca e Concha, sempre das 16 e 19 horas.
Também será novidade o Circuito e Histórico, com festa a partir das 14 horas, com concentração na Praça Santos Dumont. “Apesar da greve da Polícia Militar, que atrapalhou um pouco o nosso cronograma, o carnaval de Itacaré será um dos melhores de sua história. O folião vai poder ficar à vontade porque a polícia definiu um esquema especial de segurança”, explica o secretário Cleber Filho.

CACAU EM QUEDA APÓS ALTA REPENTINA

A cotação do cacau na Bolsa de Nova Iorque registra queda de US$ 78,00 a tonelada, após repentina alta nos dias anteriores, motivada por conflitos étnicos armados na Costa do Marfim, e pelo clima ainda quente e seco na África Ocidental.
De acordo com o Mercado do Cacau, contratos futuros estavam sendo fechados ontem a US$ 2.400,00 a tonelada de cacau, quando registrou alta de até US$ 122,00. Os volumes negociados somaram 26.217 contratos em Londres e mais de 30.000 em Nova Iorque, conforme a TH Consultoria. Na região, a arroba de cacau está sendo cotada a apenas R$ 65,00. Leia mais no Mercado do Cacau.

PÂNICO NA TV” FECHA COM A BAND

A principal atração dos finais de semana da Rede TV! deu tchau à emissora. Em março, o Pânico na TV estreará na Band. O contrato foi assinado na madrugada desta quinta (19), segundo o colunista Ricardo Feltrin, do portal Uol.
O programa manterá formato e horário, indo ao ar aos domingos, na mesma faixa horária que ocupava na Rede TV!, a partir das 21h às 23h30min.

ESSE BBB12 Yuri e Laisa “fazendo sexo”

Na madrugada de hoje, o casal Yuri e Laisa, formado durante a 12ª edição do “BBB”, abandonou a festa patrocinada por uma marca de guaraná e resolveu comemorar de maneira mais íntima (também conhecida como “fazendo sexo”) em um dos quartos da casa.
Toda a “comemoração paralela”, que foi exibida ao vivo pela TV, não durou mais que 3 (três!) minutos (abaixo)…
Agora, é só esperar para Yuri ser expulso do reality. Primeiro, porque Laisa – assim como aconteceu com Monique – nem se mexeu. E, segundo, que ejaculação precoce em rede nacional é crime, né não?

NEWTON NÃO TÁ NEM AÍ PARA A ATIL

A Atil “desapadrinhou” o secretário de Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, que trava um MMA com o presidente da associação, Ricardo Miyazato. A entidade mandou recado ao prefeito Newton Lima, afirmando que, da mesma forma que apoiou a nomeação de Moreira, agora faria festa se o secretário fosse exonerado.
Por trás da briga, uma recente troca de emails encrespados, onde Miyazato criticou Moreira por não promover com eficiência o turismo ilheense, e o titular da Setur atacou o empresário, acusando-o até de não dar destinação adequada ao lixo de sua pousada.
O resultado da “troca de amenidades” foi o pedido da cabeça do secretário, ao qual o prefeito Newton Lima não deu a menor importância. Não se sabe se é Moreira que tem prestígio ou a Atil que já não goza de maiores considerações dentro do governo…

Carnaval de Ilhéus terá a marca do talento musical da região

Top Gun, S4 & Cia, Sambágua, Langerie de Patricinha, Um Love a Mais, Circuito Fechado, Viviane Trípodi, O Som do Povo, Picape de Luxo, Shock, Badaladas, Tribaleira e Companhia do Gueto são algumas das atrações regionais que estarão participando do Carnaval de Ilhéus 2012. O evento, que também contará com a participação dos cantores Tatau, ex-vocalista da Banda Araketu, e Tonho Matéria, além de outras 20 bandas locais, será aberto oficialmente às 13 horas deste sábado (18), na avenida Soares Lopes, circuito da folia ilheense, prosseguindo até a próxima terça-feira (21).
A maior festa popular de Ilhéus também contará com dois trios elétricos de grande porte, vários mini trios, a escola de samba Grêmio Recreativo Imperadores do Samba, do bairro Teotônio Vilela, e cerca de 80 blocos independentes, distribuídos em blocos afro, de sujo e de arrasto. A infraestrutura terá praças de alimentação, espaços alternativos para blocos e bailes infantis e a praça das marchinhas, com o baile da melhor idade, onde serão relembradas as músicas que marcaram os grandes carnavais.
De acordo com informações do secretário de Turismo, Paulo Moreira, a segurança será outro destaque do Carnaval de Ilhéus. Na reunião preparatória do evento, realizada no início desta semana, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, ficou decidido que a festa contará com os efetivos das polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, que estarão atuando em todo o circuito da folia e adjacências. A Polícia Militar, por exemplo, já confirmou que esse ano o efetivo de policiais nas ruas de Ilhéus será maior que no ano passado. Também será montada uma central de monitoramento com câmaras de segurança espalhadas por todo o espaço da folia. As entradas do circuito do carnaval serão fechadas com monitoramente e a revista dos foliões.
Jorge Amado – Este ano, o Carnaval de Ilhéus vai homenagear o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, que, através de sua obra, divulgou a cidade no Brasil e em várias partes do mundo. O tema da festa, cuja infraestrutura já começou a ser montada, será “Carnaval na Terra de Jorge Amado por nós”. Segundo Paulo Moreira, a avenida Soares Lopes será decorada com peças que contarão a história da vida, dos personagens e das obras de Jorge Amado. O secretário municipal de Turismo chama atenção, ainda, para o clima de segurança que estará inserido em toda a festa, até mesmo através da decoração, que vai contar com faixas por toda a avenida, destacando uma frase de Jorge Amado que diz: “Se você é de paz, pode entrar”.
De acordo com a programação, a festa começará por volta do meio-dia e se estenderá até a meia-noite, como forma de garantir mais segurança para os foliões. “A idéia é de fazer uma festa da família, de paz e de resgate cultural, onde todos possam se divertir com tranquilidade”, afirmou Paulo Moreira. Para garantir ainda mais a segurança, será implantado um esquema de iluminação da área externa da folia. Além disso, a Prefeitura de Ilhéus já entrou em contato com as empresas de transportes coletivos para montar um esquema especial de circulação dos ônibus durante o período da festa. Já a Secretaria de Saúde vai disponibilizar um posto médico para o atendimento, que será montado da praça Castro Alves, e ambulâncias do Samu para as emergências.
Especial - Ainda na parte de infraestrutura e organização, já está sendo feito o cadastramento dos ambulantes que atuarão no circuito da folia. Esse cadastramento está sendo realizado pela Associação dos Ambulantes de Ilhéus, contando com o apoio da Secretaria de Turismo. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano montou um esquema especial de limpeza durante todos os dias da folia. A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, além de disponibilizar o efetivo da Guarda Municipal para auxiliar na segurança, também colocará agentes de trânsito durante todo o carnaval, que farão o serviço de fiscalização, orientação e conscientização dos motoristas. A idéia, segundo Paulo Moreira, é fazer uma festa mais animada, organizada e em total clima de paz.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

´Estamos sem receber salários desde outubro do ano passado´ dizem médicos da UTI

Em contato telefônico com a redação doJornal Bahia Online, o médico José Lourenço Silva, que compõe o corpo clínico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, garante que o risco de a unidade não funcionar durante o carnaval não é por conta da vontade dos médicos em participar das festividades momescas ou descansar neste período. É, na verdade, uma forma de pressão para que a Santa Casa de Misericórdia pague os salários atrasados aos médicos e fisioterapeutas que trabalham na UTI. "Estamos sem receber os salários de novembro, dezembro e janeiro. E não nos dão previsão de quando este pagamento será feito", denuncia.
Em matéria publicada hoje pela manhã, o Jornal Bahia Online informou que a grande maioria dos médicos habilitados para atuar na UTI teria pedido para sair da escala durante o carnaval. Uns por que iriam viajar. Outros por que preferiam descansar no período da festa. A Provedoria está tentando reformatar a escala de plantões para tentar reabrir a UTI que tem seis leitos que podem salvar muitas vidas. Esta informação, inclusive, foi confirmada ontem à noite pelo provedor Eusínio Lavigne, em entrevista à uma emissora de televisão local.
Veja detalhes da matéria publicada pelo JBO que gerou a resposta do médico. 

FONTE Jornal Bahia Online