quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Novas proteínas para tratamento contra Aids são descobertas

Um grupo de cientistas identificou duas proteínas que ajudam a entender a efetividade dos tratamentos contra o vírus da Aids, segundo mostram dois estudos publicados nesta quarta-feira (30) pela revista britânica Nature. Em ambos trabalhos, desenvolvidos separadamente, os especialistas explicam o funcionamento do mecanismo pelo qual a proteína virótica Nef desencadeia a formação no organismo de anticorpos do HIV-1, a cepa mais comum e patogênica do vírus da imunodeficiência humana (Aids). "Já se sabia que a Nef serve para melhorar a ineficácia das partículas virais do HIV, mas os mecanismos subjacentes não estavam claros", afirma o comunicado divulgado pela revista. 

Durante os últimos anos, a pesquisa com as proteínas Nef, Tat e Rev permitiu desenvolver tratamentos capazes de atrasar o avanço do vírus, mas ainda existe desconhecimento sobre os mecanismos de ação de outras proteínas essenciais para conseguir erradicar a doença. Neste sentido, estes dois novos estudos, seguindo enfoques diferentes, acharam duas proteínas de membrana, a SERINC3 e SERINC5, que atuam como "fatores de restrição" do HIV-1, ou seja, como proteínas capazes de resistir à reprodução do vírus. Quando está presente a proteína Nef, se inibem tanto a SERINC3 como SERINC5 mas, em sua ausência, essas proteínas se incorporam às partículas virais e bloqueiam a infecção do HIV-1. Um dos estudos, dirigido pelo cientista Massimo Pizzato, da Universidade de Trento, na Itália, analisou a expressão genética em 31 linhas de células humanas para identificar a SERINC5 e SERINC3 como inibidores do HIV-1. 

O outro trabalho, liderado por Heinrich Göttlinger, da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, comparou a composição proteica de partículas do "HIV normal" com a de um "vírus com deficiência Nef" e chegou a detectar a existência dos mesmos fatores de restrição. "As proteínas demonstram que têm o mesmo efeito antiviral em outros retrovírus, como no Vírus da Leucemia Murina, o que sugere que desempenham um papel importante na imunidade antiviral inata", assinala o documento. Em particular, ambos autores sugerem que o "fator celular antiviral SERINC5" poderia ser usado como um "gene terapêutico contra o HIV-1".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.