segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Corpo de Bombeiros tem novo comandante-geral


O coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo é o primeiro comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, após a emancipação. Sua nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial do Estado.

Telles, com 42 anos de Polícia Militar e 12 deles nos bombeiros, pretende aplicar toda a experiência que possui em prol da corporação. ?O tempo que exerci atividades gerenciais no serviço público certamente vai ser de grande utilidade para mim como comandante dos bombeiros?, enfatizou.

Foi comandante do Grupamento de Bombeiros de Jequié e de Feira de Santana e coordenador das ações dos bombeiros no Carnaval, do qual também participou como responsável pela instalação do modelo de gestão ainda em vigência. Até o início deste ano, era diretor de Planejamento, Orçamento e Gestão da Polícia Militar.

Aplicativo do Detran ultrapassa 20 mil downloads


 Lançado na última terça-feira (11), o aplicativo gratuito do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) chegou à marca de mais de 20 mil downloads, na sexta (14). No app Detran.BA Mobile para dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS, o usuário pode acessar serviços de habilitação e da documentação do veículo, além de informações sobre multas e pontuação, resultado de exames e simulado da prova teórica da Escola Pública de Trânsito.


Quem baixar o aplicativo deve fazer um cadastro com e-mail e senha para também receber mensagens sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do Certificado de Licenciamento e Registro do Veículo (CLRV) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), entre outros benefícios. ”Estamos trabalhando 24 horas para garantir que o usuário baixe o aplicativo com segurança e sem transtornos. É importante que ele se cadastre para ter acesso a um número maior de informações”, disse o coordenador de Tecnologia da Informação do Detran, Ricardo Fontoura.

Segundo o diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar, em breve novos serviços serão oferecidos por meio do aplicativo. ”Dentro de 30 dias, o usuário poderá acessar também a 2ª via da CNH e do CLRV. Em 60, será o momento de oferecer a autorização para dirigir no exterior. Vamos ampliar os serviços de forma escalonada, para garantir a segurança do sistema. Inauguramos um novo tempo no Detran, em que a tecnologia está sendo usada para dar mais comodidade ao cidadão e aproximá-lo de nossas ações”.

domingo, 9 de agosto de 2015

Lídice afirma que ‘Senado discute de que forma Dilma irá cair’

Lídice afirma que ‘Senado discute de que forma Dilma irá cair’A senadora Lídice da Mata afirmou que, no Senado, a discussão gira em torno da maneira em que a presidente Dilma Rousseff irá cair. “Entre nós (senadores), não discutimos se Dilma vai cair ou não.

Mas, sim, de que forma ela vai cair”, contou, de acordo com a coluna Tempo Presente, do A Tarde. Ainda segundo a publicação, Lídice criticou o perfil da Câmara dos Deputados. “Eduardo Cunha sofreu desgastes com a opinião pública por conta das denúncias contra ele, mas tem a base dele. 

O Senado ainda é um espaço de maior reflexão. Há muitos ex-governadores, todos eles preocupados. Os estados estão em dificuldades. Não há garantia do cenário que vai brotar”, analisou.

‘Crucificada’ em Parada LGBT de SP, travesti é esfaqueada por ‘não ser de Deus’

‘Crucificada’ em Parada LGBT de SP, travesti é esfaqueada por ‘não ser de Deus’
Foto: Victor Moriyama/G1
A transexual “crucificada” durante a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 2015, diz – em vídeo – ter sido esfaqueada na noite desde sábado (8), por um desconhecido nas proximidades da sua casa. Machucada, Viviany Beleboni postou um desabafo no seu Facebook, relatando o caso, e mostra as marcas da agressão, aos prantos. “Se é isso que vocês inimigos queriam, vocês conseguiram, olhem meu braço, meu nariz, é a verdade, eu fui quase esfaqueada.  Passando aqui perto, um cara me reconheceu e estava com uma faca, e falou que eu não sou de Deus e que sou um demônio e que eu iria pagar por isso”, desabafou. Veja o vídeo:

Plenário pode votar redução da maioridade penal nesta quarta

Plenário pode votar redução da maioridade penal nesta quartaO segundo turno das propostas de emenda à Constituição (PEC) da maioridade penal e da reforma política, com a discussão sobre financiamento de campanha, são os principais temas do Plenário da Câmara dos Deputados a partir desta terça-feira (4). 

De acordo com a Agência Câmara Notícias, os deputados também poderão votar o projeto de lei de correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela poupança; e os destaques à PEC que vincula o salário de categorias da União, dos estados e dos municípios a 90,25% do subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Embora as propostas de emenda à Constituição possam ser votadas em sessões extraordinárias, a pauta da sessão ordinária está trancada por um projeto do Poder Executivo sobre combate ao terrorismo (PL 2016/15). Aprovada em primeiro turno no início de julho, com 323 votos favoráveis e 155 contrários, a PEC 171/93 reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. 

Esse texto é mais brando que o rejeitado um dia antes por não ter atingido número suficiente de votos. A matéria, uma emenda apresentada pelos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Andre Moura (PSC-SE), excluiu da proposta inicialmente rejeitada os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado. Pela emenda aprovada, os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.

A aprovação provocou polêmica em primeiro turno devido à votação de um texto que continha partes do anteriormente rejeitado.

Dilma Roussef teria preparado uma carta de renúncia à Presidência

Dilma Roussef teria preparado uma carta de renúncia à PresidênciaPor conta dos escândalos envolvendo o governo e a Petrobras, a especulação de que a presidente da República Dilma Rousseff (PT) já teria preparado uma carta-renúncia aumentou nos corredores do Palácio do Planalto. 

De acordo com o portal Diário do Poder, ela teria contado com a ajuda de Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo, ministros da Casa Civil e da Justiça, respectivamente, para redigir a carta. A publicação ainda informa que ambos seriam contrários à ideia. 

Caso a presidente renuncie, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) assumiria imediatamente o comando do Executivo.