quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Bahia inaugura primeiro Centro Vocacional Tecnológico de pesca do país

A Bahia inaugura o primeiro Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT) do país na próxima sexta-feira (15), em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. Voltada ao fortalecimento da pesca e aquicultura, por meio da extensão tecnológica e realização de atividades de educação profissional, a unidade foi construída pelo Governo do Estado - através da Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri) -, com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e do governo estadual.  

“A Bahia possui o maior litoral do Brasil, com 1.200 quilômetros de costa e 60 bilhões de metros cúbicos de águas continentais aptas ao uso para produção de pescado. Diante desse potencial, o Governo do Estado vem empreendendo ações para estruturar a atividade pesqueira e tornar a Bahia autossuficiente na produção, e o CVTT desempenha um papel relevante neste processo", explica o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.  

De acordo com o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, foram investidos cerca R$ 8 milhões no CVTT, que ocupa área de mais de três mil metros quadrados. A unidade possui um centro experimental de desenvolvimento de produtos do pescado, incubadora de empresas, restaurante-escola e laboratórios. 

Dernival esclarece que “estudantes de todo o Brasil e até mesmo de outros países poderão se hospedar no CVTT e imergir na cadeia produtiva da pesca, ou realizar os cursos através de teleconferência. A proposta do centro vai além de formar novos pescadores, eles serão empreendedores e técnicos multiplicadores de conhecimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.