terça-feira, 16 de agosto de 2016

Duas baleias são achadas mortas no litoral da BA no intervalo de 48 horas

Carcaças foram encontradas no litoral norte e sul do município de Ilhéus.
Não há informações sobre o que teria causado a morte dos animais. 

Baleia encontrada morta no litoral norte de Ilhéus, na Bahia (Foto: Winnie Santos Silva)
(Foto: Winnie Santos Silva)

A pesquisadora, que foi chamada pelos surfistas logo após a aparição da carcaça da baleia, contou que, apesar dos indícios de ferimentos causados por equipamentos de pesca, não houve como precisar a causa da morte do animal.
Segundo ela, o mamífero era um filhote da espécie jubarte e tinha três metros de comprimento.
Ainda conforme Winnie Santos, a segunda baleia foi encontrada por outra pesquisadora do Gpmai na segunda-feira (15), na Praia de Olivença, litoral sul do município. Segundo ela, o animal, da espécie cachalote, estava em estado avançado de decomposição e boiava no mar. Pelo tamanho do crânio do mamífero, o grupo acredita que seja a carcaça de um animal adulto. Não se sabe se há relação entre as mortes das duas baleias.
Até a noite da segunda-feira, os corpos dos dois animais permaneciam nos locais onde foram encontrados, informou a pesquisadora. Segundo ela, a remoção das carcaças é de responsabilidade da prefeitura da cidade. O G1 tentou falar com a Prefeitura de Ilhéus, mas, até a publicação desta reportagem não conseguiu.
De acordo com a pesquisadora Winnie Santos, é comum a presença de baleias na região durante esse período, pois elas migram à procura de águas mais quentes para a reprodução. A pesquisadora relatou que, ultimamente, tem sido grande a ocorrência de animais marinhos, como tartarugas, sendo encontrados mortos na localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.