quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Conteúdos reforçam preparação para Enem na rede estadual

A Secretaria da Educação do Estado firmou uma parceria de cooperação técnica com a empresa Liceu Virtual, a operadora OI e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) para a implantação do ‘Módulo Edux para Estudante’. Trata-se de uma ferramenta de internet específica para o Ensino Médio, que irá beneficiar os estudantes do 3º ano na preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A plataforma irá contemplar os alunos do 3º ano de alguns colégios estaduais da capital e do interior como Vila de Abrantes (Estrada do Coco), Bartolomeu de Gusmão (Lauro de Freitas), Central (Nazaré), Raphael Serravalle (Pituba) e Aplicação Anísio Teixeira (Paralela), General Osório e Instituto de Educação Gastão Guimarães (Feira de Santana). Os estudantes terão acesso ao módulo por meio do sistema wi-fi (rede sem fio), que será liberado para o uso nos computadores das próprias unidades escolares ou nos celulares dos alunos que tenham dispositivos hotspost da OI. 

O conteúdo do Módulo Edux para Estudantes dispõe de um acervo de videoaulas gravadas e ao vivo, produzido pela empresa Liceu Virtual, livros digitais interativos e banco de questões com notificador do momento de revisar assuntos, sistema interno para rastreamento de carências de aprendizagens e com procedimentos de localização de falhas de aprendizado. A plataforma oferece ainda um simulado de prova individual, no modelo do Enem, por agenda feita pelo estudante, com relatório de tendências de desempenho. 

O subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo, afirma que os estudantes devem ficar atentos para o uso da ferramenta, pois os módulos já estão sendo implantados em suas escolas. “Esta parceria reforça o pensamento da Secretaria da Educação de ampliar o aprendizado dos estudantes na sua preparação para o ingresso ao Ensino Superior, totalmente gratuito, através de simulados e revisões virtuais, a cargo do professor Antonio Marival Chaves Filho, que tem expertise na área”.

Portal da Educação 

A Secretaria tem produzido conteúdos educacionais de todas as disciplinas das áreas do conhecimento para auxiliar os estudantes a preparação para o Enem. São games, vídeos, jogos, entre outros, pensados e elaborados por professores da rede Anísio Teixeira, para dinamizar as aulas e disponibilizar novas ferramentas de acesso ao conhecimento. São quase quatro mil disponíveis no Ambiente Educacional Web, do Portal da Educação. 

As videoaulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) também estão disponíveis no Portal e são transmitidas pela TVE, duas vezes ao dia. Na plataforma digital ainda consta uma rede social educacional, denominado Espaço Aberto, na qual professores podem trocar e compartilhar experiências do uso dessas tecnologias. Há todo o conteúdo gerado pela rede estadual no projeto de ‘Olho no Enem’ e gerado pelo Ministério da Educação (MEC) com o projeto ‘Hora do Enem’.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.