terça-feira, 26 de julho de 2016

Músico busca proteção em igreja e é morto na frente de fiéis em Eunápolis

Um músico do município de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, foi perseguido por bandidos e morto a tiros dentro de uma igreja evangélica na noite de segunda-feira (25). O crime ocorreu por volta das 21h, no bairro de Gusmão.
Edno foi morto a tiros dentro de igreja em Eunápolis (Foto: Reprodução / Facebook)De acordo com Alberto Melo, delegado do município, Edno Oliveira Santos, de 30 anos, estava fugindo de dois homens armados, quando encontrou uma igreja aberta na Rua dos Coqueiros. Ele buscou proteção no templo religioso, mas continuou na mira dos bandidos.
"Ele chegou a tentar se proteger com o pastor, rapidamente, mas os homens já entraram atirando. Tinham cerca de 40 pessoas na igreja. Foi um tumulto", destacou. Edno foi levado pela dupla para o fundo da igreja e morto com tiros no tórax. O delegado acrescenta que a vítima ainda foi encontrada com uma faca cravada no pescoço.
Nenhum dos fiéis presentes no culto religioso ficou ferido. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade, onde permanece na manhã desta terça-feira. Segundo o delegado Alberto Melo, investigações preliminares apontam que a vítima estava envolvida com o tráfico de drogas. Edno era percursionista da banda Swingueira.

Por que os imigrantes brasileiros têm a maior incidência de HIV em Londres?

Em tese de doutorado, psicoterapeuta José Resinente busca entender predominância do vírus; segundo ele, prostituição e consumo de drogas seriam causas prováveis.

O psicoterapeuta José Resinente, 48 anos, dos quais 24 em Londres, no Reino Unido, já perdeu as contas de quantas vezes atendeu gays brasileiros em busca de apoio para lidar com a descoberta de que tinham contraído uma doença que mata mais de 35 milhões de pessoas no mundo inteiro.

Segundo ativista, dados mostram que sangue não foi submetido a uma detecção de HIV (Foto: Sergei Karpukhin/Reuters)Estima-se que, atualmente, apenas na capital britânica, 45 mil homens que mantenham relações sexuais com outros homens (gays, bissexuais e simpatizantes) tenham HIV ─ o vírus causador da Aids ─ dos quais 6,5 mil não sabem que estão infectados.
E a cada 100 novos pacientes diagnosticados com o vírus, sete são brasileiros.
Trata-se do maior porcentual entre os estrangeiros que vivem na cidade, à frente dos espanhóis, italianos e americanos, segundo dados do Public Health England, órgão ligado ao Ministério da Saúde britânico. Oficialmente, os brasileiros são a 28ª maior população estrangeira da cidade (30 mil) - mas acredita-se que o número seja bem maior, pois o dado não leva em conta os que vivem ilegalmente no país.
Mais da metade dos brasileiros diagnosticados com HIV (56%) contraiu o vírus ao passar a viver no Reino Unido.
"Muitos vêm procurar ajuda para lidar com o que o remédio não pode suprir: apoio psicológico. Muitos desenvolvem depressão e acham que a vida deles acabou", diz à BBC Brasil Resinente, coordenador do projeto NAZ Vidas, braço em português da ONG britânica NAZ. A NAZ ajuda estrangeiros vivendo com o HIV no Reino Unido.
Mas por que os brasileiros são a minoria étnica com a maior incidência de HIV entre os estrangeiros que moram na capital britânica?
Interessado pelo assunto, que intriga especialistas de saúde sexual, Resinente decidiu ir atrás de uma resposta. A busca acabou se tornando o tema de sua tese de doutorado na Universidade deNottingham, no Reino Unido.
Possíveis causas
Com base nas informações coletadas até agora, Resinente começou a ter pistas que ajudam a explicar a alta incidência de HIV na comunidade gay brasileira em Londres. Segundo ele, a prostituição e o consumo de drogas estariam entre as principais causas do problema.

Um estudo realizado em 2013 pela pesquisadora Louise Mc Grath-Lone, da Escola de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Imperial College London, mostrou que a prostituição masculina no Reino Unido é dominada por brasileiros.
De acordo com o levantamento, 39% dos profissionais do sexo vêm da América do Sul. Desse total, 97% são brasileiros.
"De um lado, há um número significativo de gays brasileiros que trabalha como profissionais do sexo. De outro, a relação sexual nem sempre é feita de maneira protegida sob a influência de drogas. Quanto mais jovem, maior o risco", explica Resinente.
Resinente explica que o chamado "chemsex" ─ ou o sexo sob a influência de drogas, como GHB (também conhecida como 'G'), mefedrona, ketamina, metanfetamina ou cocaína ─ vem se tornando cada vez mais frequente na comunidade gay londrina. Nessas festas, frequentadores consomem drogas ilícitas antes de manter "relações sexuais arriscadas".
O especialista se concentra agora em analisar os resultados dos cerca de 1 mil questionários preenchidos com o apoio da embaixada brasileira em Londres. Paralelamente, se dedica a entrevistar presencialmente brasileiros que atuam como trabalhadores do sexo.
"É importante chamar atenção para isso. O nível de incidência do HIV entre gays brasileiros é alarmante e precisamos entender a raiz do problema", acrescenta.
Apoio psicológico
Segundo Resinente, em média, cerca de 100 homens brasileiros - heterossexuais ou homossexuais ─ que moram em Londres vem sendo diagnosticados com o vírus HIV a cada ano.

Por isso, com o apoio do Ministério da Saúde brasileiro, Resinente criou uma campanha para alertar sobre a prevenção, o uso do preservativo e a importância do teste do HIV.
"A campanha combina distribuição de camisinha, testagem para o vírus HIV e tratamento/acompanhamento médico caso necessário", diz Resinente.
"Mas o medicamento só não basta. É muito importante o acompanhamento psicológico ao doente. Como o coquetel para HIV tem de ser ministrado de forma rígida para fazer efeito, temos de trabalhar o lado psicológico do paciente. Isso é muito mais importante do que o medicamento em si", conclui.

Caça da Marinha cai no mar do RJ; piloto ejeta e aguarda resgate à deriva

Acidente foi durante treinamento com outro caça a 24 milhas da costa.

Marinha faz grande operação para encontrar o piloto.

Um caça da Marinha do Brasil caiu no mar da Região dos Lagos do Rio na tarde desta terça-feira (26). O acidente foi durante um treinamento padrão que era feito junto com outra aeronave, a 24 milhas da costa, cerca de 44 Km de distância do litoral.

Buscas estão concentradas na Praia de Jaconé, em Saquarema (Foto: Keila Silva Mota Cantanhede Nogueira / Internauta)Segundo a Marinha, o piloto se ejetou da aeronave e caiu no mar com vida, mas ele ainda não foi encontrado. Uma grande operação de resgate está em curso com navios, helicópteros e outras embarcações.
As buscas se concentram na Praia de Jaconé, em Saquarema. O Corpo de Bombeiros também está no local. Segundo a ocorrência registrada pelos bombeiros, a corporação foi informada de que a causa do acidente seria uma colisão entre as duas aeronaves no ar. A informação ainda não foi confirmada pela Marinha.
A aeronave que caiu no mar é do modelo AF-1 Skyhawk da Marinha do Brasil. O outro caça que fazia o treinamento, do mesmo modelo, voltou com segurança para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, de onde eles tinham saído.
Em nota a Marinha do Brasil disse que o acidente ocorreu quando os pilotos voltavam dos exercícios e que está prestando apoio à família do militar desaparecido. Veja a nota:
"A Marinha do Brasil (MB) lamenta informar que, na tarde desta terça-feira (26), ocorreu um acidente envolvendo uma aeronave da Força, modelo AF-1B, obrigando o piloto a se ejetar. A aeronave caiu no mar, nas proximidades de Saquarema - RJ.
A Marinha deu início às buscas pelo piloto e está prestando todo o apoio necessário à família do militar.
O acidente aconteceu quando a aeronave retornava de exercícios operativos e suas circunstâncias estão sendo apuradas".

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Aprenda a acessar WhatsApp mesmo bloqueado no Brasil

Rui anuncia lançamento do edital para duplicação da BR-415

normal_1410209342IMG_20140908_163621O governador Rui Costa cumpre agenda, na próxima sexta-feira (22), nos municípios de Ilhéus e Itapé. Às 9h, Rui visita as obras do Hospital Regional do Cacau, em Ilhéus, e às 10h30, em Itapé, vistoria as obras da Barragem do Rio Colônia.

À tarde, a partir das 14h30, o governador retorna a Ilhéus para participar do 8º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que acontece no Centro de Convenções da cidade, onde autoriza o lançamento do Edital de Licitação para duplicação da BR-415, rodovia de 18 km que liga Ilhéus e Itabuna.

Rui ainda autoriza a celebração de quatro convênios no âmbito do Programa Bahia Produtiva, nas áreas de bovinocultura, socioambiental e de pesca.

Prédio da Polícia Federal é atingido por tiros, em Goiânia

Vidros da sede da instituição foram perfurados por disparos durante a noite.
Também foi encontrada marca de tiro na grade do parque em frente ao local.

Vidros da fachada da Polícia Federal foram perfurados por tiros, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)O prédio da Polícia Federal em Goiânia foi alvo de tiros na noite terça-feira (19). Os vidros da fachada da instituição foram perfurados pelos disparos. Além das janelas, foi encontrada uma marca de tiro na grade do Parque Areião, que fica em frente ao local.
Em nota, a PF explicou que instaurou inquérito policial para apurar o caso e os responsáveis pelo ato. A corporação disse que este crime "afronta o Estado Democrático de Direito" e diz que continuará combatendo o crime organizado.
Os tiros foram ouvidos por volta das 23h, na sede da instituição, no Setor Bela Vista, região sul da capital. Segundo a Polícia Federal, não serão divulgadas quaisquer detalhes até que a perícia seja feita e os todos os depoimentos sejam concluídos.

Suspeita de bomba fecha rua próxima ao BC e consulado francês em SP

Esquadrão antibombas foi acionado e isolou Rua Ministro Rocha Azevedo.
Só foram encontradas roupas, um caderno e uma bandeira do Brasil.

Robô do esquadrão antibomba é usado após mala ser deixada perto do Banco Central e do Consulado da França em travessa da Avenida Paulista, em São Paulo, na noite de terça (19). PMs isolaram a área. A mala não continha explosivos (Foto: Edison Temoteo/Futura Press/Estadão Conteúdo)
 A Policia Militar foi acionada por volta das 23h desta terça-feira (19) para averiguar uma mala que havia sido deixada próxima ao Banco Central e ao Consulado Francês na região da Avenida Paulista.

Equipes do esquadrão antibombas e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e a Rua Ministro Rocha Azevedo foi isolada.
Um robô foi utilizado para detectar o que havia dentro da mala e nenhum explosivo foi encontrado, apenas roupas, um caderno e uma bandeira do Brasil.

terça-feira, 19 de julho de 2016

DIA 25 DE SETEMBRO DE 2016

Evento: XII Parada Gay de Ilhéus.
Data: 25 de Setembro de 2016.
Município: Ilhéus- Bahia.
Horário: 13:00hs ás 20:00hs
Concentração: Avenida Soares Lopes, praça da Catedral de São Sebastião
Realização: Grupo EROS.
Apoio:  site Videos Otimos
Jornal Ilheus News

Mundo tem 2,5 milhões de novos casos de HIV por ano, diz estudo

Número de novas infecções se mantém estável em cenário preocupante.
Hoje, existem cerca de 38,8 milhões de pessoas vivendo com HIV.


 Ativista segura um cartaz pedindo tratamento para todos com HIV  (Foto: Matthew Kay/AFP)Cerca de 2,5 milhões de pessoas ainda estão se infectando por HIV todos os anos, enquanto as novas drogas têm reduzido a taxa de mortalidade relacionada ao vírus e os soropositivos têm vivido cada vez mais. A conclusão é de um estudo global publicado nesta terça-feira (19) pela revista "The Lancet HIV".
O número de novas infecções estacionou nos últimos 10 anos depois de uma queda drástica após o pico registrado em 1997, quando 3,3 milhões de pessoas foram infectadas.
O estudo foi publicado em meio à Conferência Internacional de Aids, em curso em Durban, na África do Sul. O relatório fala em um "cenário preocupante de progresso lento na redução de novas infecções por HIV", segundo o autor principal do estudo, Haidong Wang, do Instituto de Métrica e Avaliação (IHME) da Universidade de Washington, em Seattle.
A situação pode ser agravada por causa da estagnação dos fundos para programas de HIV e Aids. "Portanto, um aumento drástico dos esforços de governos e agências internacionais será necessário para atender a demanda de estimados US$ 36 bilhões todos os anos para realizar o objetivo de acabar com a Aids até 2030", disse o diretor do IHME Christopher Murray em uma nota.
Nos últimos 15 anos, os países contribuíram com US$ 110 bilhões para programas de HIV e Aids.
Hoje, existem cerca de 38,8 milhões de pessoas vivendo com HIV. Em 2000, avia 28 milhões de pessoas com o vírus. As mortes anuais por Aids caíram de um pico de 1,8 milhão em 2005 para 1,2 milhão em 2015.
Relatório da Unaids
Na semana passada, a Unaids, programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, tinha divulgado um relatório sobre o tema e alertado que a redução de novas infecções por HIV em adultos tem estagnado.

Segundo o relatório da Unaids, na maioria das regiões, não houve progresso entre 2010 e 2015. No Leste Europeu e Ásia Central, por exemplo, o número de novas infecções entre adultos cresceu 57% no período. O Caribe registrou um aumento de 9%; já o Oriente Médio e o norte da África viram um aumento de 4%. Na América Latina, o crescimento nesse período foi de 2%.
Nos últimos cinco anos, houve apenas discretos declínios de novos casos na Europa Ocidental e Central, na América do Norte e na África Central e Ocidental.

O diretor-executivo da Unaids, Michel Sidibé, observou que o alarme está tocando. "O poder de prevenção não está sendo realizado. Se houver um novo aumento de novas infecções por HIV agora, a epidemia vai se tornar impossível de controlar. O mundo precisa tomar medidas urgentes e imediatas para acabar com a lacuna na prevenção."

Empreiteira recupera provas de propina e insiste em fazer delação

A maior empreiteira do país, a Odebrecht, investe na tentativa de fechar o acordo de delação premiada de seus executivos, entre eles o ex-presidente Marcelo Odebrecht, com o Ministério Público Federal.

No entanto, a reportagem do jornal O Globo destaca que a assinatura do acordo depende que a Odebrecht recupere e apresente arquivos digitais da empresa que comprovem o pagamento de propina a políticos e autoridades.

A empreiteira disse que está recuperando os arquivos digitais que comprovam pagamento de propina. As investigações haviam achado que os dados do Setor de Operações Estruturadas haviam sido apagados dos computadores pela Odebrecht no ano passado, após a prisão de Marcelo Odebrecht.

Porém, o técnico de informática Camilo Gornati, responsável pela manutenção do programa de controle de pagamentos de propina, contou que há um servidor reserva na Suíça onde estão armazenados todos os detalhes de transações ilícitas. O sistema funcionou ativamente até o fim de maio de 2016.

A publicação destaca que a recuperação dos documentos contábeis e da movimentação financeira do Setor de Operações Estruturadas é muito relevante para que seja firmado o acordo de delação.

Carreta dos Correios tomba na BA 052 próximo a Porto Feliz

Uma carreta que presta serviços aos Correios tombou na BA 052, Estrada do Feijão, próximo a localidade de Porto Feliz, no Km 256, na manhã desta terça-feira (19). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, que está no local, não há vítimas. Apenas o motorista estava no veículo no momento do acidente.

A PRE informa que parte da rodovia está interditada para que seja realizado o serviço de retirada do veículo.

Bandidos explodem caixas de agência bancária

Agência ficou danificada após explosão de caixas eletrônicos em Sítio do Mato (Foto: Bahia10)Um grupo de homens armados explodiu caixas eletrônicos de uma agência bancária do município de Sítio do Mato, região oeste da Bahia, na madrugada desta terça-feira (19). Segundo informações da Polícia Militar, cerca de seis pessoas participaram da ação. Ninguém foi preso.
Ainda de acordo com a polícia, os criminosos chegaram ao local a bordo de um carro e uma motocicleta. Populares acionaram a PM de Bom Jesus da Lapa, responsável pela região. Quando os policiais chegaram, os bandidos já haviam deixado o local.
A polícia chegou a realizar rondas, mas até por volta das 11h desta terça, ninguém foi preso. O banco está fechado e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) é aguardado no local. Quantia roubada não foi confirmada.
No domingo (17), uma agência dos Correios de Barreiras, também na região oeste da Bahia, foi assaltada por bandidos. O grupo deixou o local com equipamentos, um carro e um cofre pesando cerca de meia tonelada. A agência segue sem funcionar e ninguém foi preso até a manhã desta terça-feira.

STF OBRIGA GOVERNO A FORNECER FRALDAS DESCARTÁVEIS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, decidiu manter decisão da Justiça Federal que obriga o Programa Farmácia Popular do Brasil, do Ministério da Saúde, a fornecer gratuitamente fraldas descartáveis a pessoas com deficiência.


Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), a decisão deve gerar impacto de R$ 2 bilhões por ano nas finanças públicas, valor equivalente a praticamente todo o orçamento anual do programa.

Na decisão, Lewandowski rejeitou recurso da AGU para barrar a decisão de Justiça Federal, por entender que o Estado deve garantir a proteção às pessoas com deficiência. Sobre a questão financeira, o ministro entendeu que não ficou comprovado no processo “o perigo de grave lesão aos valores da ordem e economia públicas”.

O programa foi criado pelo Ministério da Saúde para ampliar o acesso da população a medicamentos por meio de rede própria de farmácias ou parcerias com drogarias privadas.

Juíza do RJ manda suspender WhatsApp no Brasil; operadoras começam bloqueio

A juíza Daniela Barbosa, da comarca de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, mandou suspender o WhatsApp no Brasil na madrugada de terça-feira (19). As operadoras já iniciaram o processo de bloqueio ao aplicativo. Essa seria a terceira suspensão do aplicativo no país por não cumprir ordens judiciais: as outras duas foram em dezembro de 2015 e maio de 2016. O bloqueio será até que a empresa cumpra as determinações da Justiça. Usuários das cinco principais operadoras já dizem que não estão conseguindo enviar mensagens.