sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Terreiro promove curso de pano da costa com apoio do Fundo de Cultura

Resultado de imagem para terreiroEstarão abertas, de 15 a 28 de janeiro, as inscrições para o curso 'Pano-da-Costa: arte afro-brasileira de tecer', sob coordenação do artesão e líder religioso Antônio Dimas Bispo dos Santos. A atividade pretende incentivar a produção artesanal nas comunidades de São Gonçalo e Cabula, em Salvador. 

A capacitação também busca promover a geração de trabalho e renda, aumento da autoestima, desenvolvimento artístico e resgate do artesanato herdado da cultura ancestral afro-descendente de tradição iorubá. Os interessados devem comparecer ao Ilê Axé Iborò Odé, localizado na Segunda Travessa da Rua São Jorge, 82, São Gonçalo, entre 8h e 12h ou 14h e 17h, munidos de documento com foto.

De inicio, será feita uma lista de interessados. Em seguida, ocorrerá uma triagem e convocação para finalizar a inscrição. O curso, que venceu o edital de economia criativa do Fundo de Cultura do Estado (FCBA), será realizado de 19 de fevereiro a 17 de agosto de 2018, de segunda a sexta, das 13h às 17h, no Ilê Axé Axe Iborò Odé. 

Pano da Costa 

Conhecido como Pano de Alaká, o Pano-da-Costa é tecido com fios de algodão, fios de seda, em tear manual, e é de uso preponderantemente feminino. Tem a função de destacar o papel hierárquico e sacerdotal no Candomblé, além do aspecto social. 

FCBA

Criado em 2005, para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas secretarias da Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz). O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Mais informações estão disponíveis no site da Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.