segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

GRUPO RESGATA 34 FILHOTES DE TARTARUGA NA PRAIA DA AVENIDA

Filhotes de tartarugas avançam em
direção ao mar de Ilhéus.
Imagem: Vinícius Alcântara.

Passavam das 7 horas desse domingo (18), quando Vinícius Alcântara e seus amigos encontraram três filhotes de tartaruga marinha na praia da avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Os animais estavam perto da torre dos salva-vidas, “em meio a restos de lixo” e expostos a “predadores naturais”, relatou Vinícius, membro de um grupo de voluntários de limpeza da praia, “cartão postal” da cidade.

Os voluntários ajudaram os pequenos animais a seguir em direção ao mar e, em seguida, iniciaram a busca por outros filhotes. A intuição os levou a encontrar outras trinta e uma tartaruguinhas vivas e  “várias” mortas, disse Alcântara, que enviou mensagem para o e-mail do Blog do Gusmão nesta segunda-feira (19).

“A busca foi difícil”, explicou o voluntário, pois o grupo não avistou “sinais evidentes de alguma cova remexida”. “Mas, após observar moscas rondando um espaço de areia compactada pela maré e próximo ao local onde os [primeiros] filhotes foram encontrados, cuidadosamente cavamos cerca de dez centímetros, onde foram encontrados outros 31 recém-nascidos e infelizmente vários outros filhotes já sem vida. Todos os sobreviventes foram retirados e deixados na areia para andar até o mar e seguir para o desafio que a vida natural lhes reserva”, concluiu.

Alcântara aproveitou o “ensejo”, como assinalou, para informar que o grupo de limpeza da praia da avenida já realizou trinta e sete ações. O trabalho resultou na coleta de resíduos sólidos que encheram noventa e sete sacos de lixo, sendo cada um capaz de conter cem litros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário