Ronda nas escolas guarda municipal foto Clodoaldo Ribeiro |
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima lança na próxima segunda-feira (16), às 9 horas, no Palácio Paranaguá, o projeto Ronda Escolar. Desenvolvida numa parceria entre as secretarias de Segurança, Transporte e Trânsito e Educação e executada pela Guarda Civil Municipal, a iniciativa visa estreitar a relação entre a GCM e alunos, pais e professores, além de prevenir irregularidades dentro e fora da sala de aula. Ao todo, 13.813 estudantes, 200 professores e 22 unidades escolares serão beneficiados com o Ronda Escolar, cujo trabalho já começa na próxima semana.
De acordo com o coordenador do projeto, o guarda civil municipal Juarez Moreira Nascimento Júnior, o trabalho consistirá em visitas diárias em horários alternados, com dois guardas por escola. O efetivo total será formado por 60 guardas civis municipais e apoio de uma viatura e duas motos. ”Eles percorrerão as áreas interna e externa da unidade escolar, verificando se há situações de anormalidade”. Os guardas permanecerão cerca de 20 a 30 minutos em cada unidade escolar, conversando com diretores, professores, funcionários e alunos. As rondas acontecerão das 7 às 18 horas.
A equipe também auxiliará os alunos nos horários de entrada e saída na travessia das ruas, em trechos e horários de tráfego intenso. “A escolha das escolas que farão parte do projeto e o roteiro foram pré-estabelecidos em reuniões com os diretores da escola e com representantes da Secretaria de educação”, explicou a titular da pasta da Educação, Lidiney Campos. Além das visitas, 10 das 22 escolas e mais seis unidades localizadas na zona rural do município receberão palestras de cunho educativo e preventivo, tendo como base diversos temas: Prevenção às drogas, Integração Família/Escola, Bullyng, Orientação, para o trânsito, pedofilia e Estatuto da Criança e do Adolescente.
Para o secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, o “Ronda Escolar” deve auxiliar na redução dos casos de violência no ambiente escolar e no número de ocorrências de crimes contra o patrimônio e atos inflacionais nos locais priorizados. “Esperamos que ao garantir a segurança no ambiente escolar, possamos estender esse efeito positivo à comunidade”. O projeto conta ainda com o apoio das secretarias do Turismo e de Assistência Social e Trabalho; Conselho Tutelar, Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Polícia Civil, Centro de Atenção Psicossocial (AD), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
Fazem parte do projeto Ronda Escolar as seguintes unidades: Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Darcy Ribeiro, Centro Educativo Fé e Alegria, Centro Comunitário Dr. Nelson Oliveira, Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne e da avenida Princesa Isabel, Escola Dom Eduardo e a Escola Municipal Paulo Freire, Themístocles Andrade, Barra de Itaípe do Salobrinho, Herval Soledade, Pinóquio, Pequeno Davi, Banco da Vitória, Mariane Eckes (Savóia e São Miguel), Basílio, Odete Salma, Iguape, Escola Vovô Isaac, Centro Comunitário do Iguape (Novo Ilhéus) e Vila Nazaré.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.