sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Estudante denuncia assédio sexual em residência universitária na Bahia: 'nojo do meu corpo', diz vítima

Uma estudante denunciou que foi vítima de abuso sexual dentro de uma das residências universitárias da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Conforme a jovem, que preferiu não se identificar, o caso aconteceu há três anos.

A vítima denunciou o crime ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e conseguiu uma medida protetiva na Delegacia da Mulher (Deam), que impede o suspeito de se aproximar dela ou frequentar os mesmos lugares.

"Eu reconhecei a voz dele, sabia quem era exatamente a pessoa. Ele veio, sentou na minha cama e começou a passar a mão em mim, com a intenção de tocar as partes mais íntimas do meu corpo. Foi dizendo que queria dormir ali. Perguntou se eu tava com medinho. Que as mulheres deviam se respeitar. Que é algo característico dele dizer que as mulheres na casa não se respeitavam. E com essa intenção de que queria dormir ali, eu sempre insistindo que não”, relatou a vítima.

A jovem conta que o caso aconteceu durante uma madrugada. O agressor dormia no quarto que ficava na frente do dela e ela foi surpreendida pelo colega, que aproveitou a porta do cômodo dela aberta para entrar.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA DE ILHÉUS SOLICITARÁ MAIS APOIO PARA FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA

GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA DE ILHÉUS SOLICITARÁ MAIS APOIO PARA FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇAO prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Sousa, deu continuidade aos trabalhos do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), instalado no final do mês de agosto, com o objetivo de discutir e definir medidas que promovam melhores ações na área de segurança pública. Na manhã desta terça-feira, 19 de setembro, ele presidiu, no gabinete do Centro Administrativo, a segunda reunião do colegiado, com a participação de autoridades do setor, secretários municipais e do Ministério Público. Após o encontro, o prefeito disse que solicitará ao governador do Estado, Rui Costa, mais apoio para o funcionamento dos órgãos de segurança no município.
O GGI foi instituído pelo Decreto nº 103, de 21 de julho de 2017, em atenção às diretrizes do sistema único de segurança pública, com a finalidade de integrar a ação institucional no combate à violência e à criminalidade. “Nossa missão é contribuir para a redução dos índices de violência e promover uma sociedade de paz”, afirma o prefeito Mário Alexandre, que enfatiza a necessidade de ampliar o diálogo com as forças de prevenção à violência.
Durante a reunião, houve mais debate sobre as condições de segurança nos condomínios recentemente implantados através do Programa Minha Casa Minha Vida, exemplo do Sol e Mar I e II, na estrada do Couto. Conforme o prefeito, o Grupo ratifica e apoia a instalação de uma base da Polícia Militar no local, medida que está sendo providenciada pelo major Joeudo Pinheiro, comandante da 69ª Companhia Independente de Polícia.   
Mário Alexandre citou outras iniciativas que contribuem nesse processo, como o investimento do governo municipal na área de iluminação pública, com a revitalização da rede em praticamente todos os bairros de Ilhéus. Além disso, o GGI-M pedirá à Caixa Econômica e ao Ministério Público Federal a celeridade na conclusão da auditoria sobre os imóveis ocupados irregularmente no condomínio Sol e Mar e no Morada do Porto, à margem da rodovia Ilhéus-Itabuna. Por sua vez, as secretaria de Desenvolvimento Social e de Administração devem imprimir urgência aos processos de licitação para o funcionamento de programas sociais nesses locais.  
“Esse é um trabalho de permanente parceria entre as instituições. Não pode ser ação isolada, tem que estar lincada”, salienta o prefeito de Ilhéus. Nesse sentido, ele admite reforçar ao governador Rui Costa o pedido para revitalizar a estrutura da 7ª Coorpin, sede da Polícia Civil no município, a fim de proporcionar melhores condições de atendimento à comunidade.
Presenças – A reunião do GGI-M foi aberta pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, que em seguida passou a presidência ao prefeito Mário Alexandre. Estiveram presentes a promotora pública Silvia Almeida; o delegado Tiago Almeida, representante da Polícia Civil;  diretor do Presídio Ariston Cardoso, major Gustavo Rebouças; os comandantes da 68ª, 69ª  e da 70ª Companhias Independentes da Polícia Militar, respectivamente, major Robson Faria da Silva, major Joeudo Pinheiro e major Rivas Queiroz Júnior; da CIPE-Cacaueira, capitão Antônio Silva Júnior; representante do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Maria Neves; e o presidente da OAB-Ilhéus, Marcos Flávio Rhem da Silva.
Também participaram os secretários municipais de Turismo, Roberto Lobão,; de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio dos Santos; de Governo, Alisson Mendonça; de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning; de Relações Institucionais, Sérgio Santos de Sousa; representante da secretaria de Desenvolvimento Social, Manuel Kruschewsky Bastos, e o comandante da Guarda Civil Municipal,  Leonardo Bandeira, entre outros.

ILHÉUS SEDIA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO LESTE

ILHÉUS SEDIA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO LESTE
 Ilhéus sediou nesta terça-feira (19) pela manhã a reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Leste, composto por 24 municípios do sul da Bahia que possuem uma população estimada em 700 mil habitantes e são cortados pelos rios Almada, Cachoeira, Una e Doce.


Na reunião de Ilhéus, um dos temas centrais do debate foi o projeto de revitalização do Rio Cachoeira. O vice-prefeito de Ilhéus e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, lembrou durante a abertura da reunião que o Cachoeira atravessa 25 quilômetros em território ilheense, tendo forte impacto em regiões habitadas como Salobrinho, Vila Nazaré, Banco da Vitória e Teotônio Vilela.
Resultado - “Em Ilhéus se concentra grande parte dos problemas enfrentados pelo rio”, afirmou. Nazal destacou a atuação dos comitês, definindo-os como instâncias colegiadas responsáveis pela gestão participativa das águas, nestes casos junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), ligado ao governo do Estado da Bahia.
Dentre as atribuições de um comitê de bacia hidrográfica, segundo o coordenador da Bacia do Leste, Luciano Veiga, presente ao encontro, estão a discussão dos estados dos mananciais e os problemas socioambientais que os afetam, a definição das prioridades dos investimentos públicos e a solução, como primeira instância, dos problemas e conflitos de interesse dos usos dos recursos hídricos da bacia. Os comitês também atuam na proposição de critérios para outorga de uso das águas e no estabelecimento de mecanismos de cobrança pelo uso da água.
O prefeito Mário Alexandre também esteve na reunião ordinária, ocorrida no Centro Administrativo, e destacou o papel importante do comitê na defesa e na discussão sobre o futuro dos nossos mananciais.

Exposição 'Diga Sim à Vida' incentiva doação de órgãos no Shopping da Bahia


Resultado de imagem para bahia governoA Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), abriu nesta terça-feira (19), no Shopping da Bahia, em Salvador, a ‘Exposição Diga Sim à Vida’, em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos (27 de setembro). A mostra conta história de pacientes transplantados e tem por finalidade incentivar as pessoas a serem doadoras de órgãos.

De acordo com os profissionais que atuam na área, não há restrição para doação onde houver o óbito. Tendo a autorização familiar para doação, a central de transplante se desloca para fazer a captação. Doadores em morte encefálica podem doar coração, pulmão, fígado, rins e córneas.

Além da exposição, que fica em cartaz até o próximo dia 28, também o Hemóvel, unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), está na frente do Shopping da Bahia (até esta sexta-feira, 22) para quem desejar doar sangue e realizar o cadastro de medula óssea. 

Escolas da Rede Estadual realizam Virada Educacional na quinta-feira


Resultado de imagem para bahia governoArte, cultura, esporte, intervenções sociais e mostra de experimentos científicos estão entre as ações que irão marcar, nesta quinta-feira (21), a segunda edição do #Transformaê - Virada Educacional Bahia. Tanto nas escolas como nos Centros de Educação Profissional da capital e do interior, estudantes, professores, gestores e funcionários estão prontos para a apresentação dos projetos desenvolvidos durante o ano letivo de 2017. Serão 12 horas de atividades simultâneas, com a integração da escola com a comunidade.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, vai acompanhar as atividades desenvolvidas pelos estudantes do Colégio Estadual Professora Elizabete Chaves Veloso, no Cabula VI. Na ocasião serão apresentadas oficina de grafitagem, origami, culinária, além de muita música e dança com o grupo de Break Dance e o coral dos estudantes, entre outras atividades.

Concerto do Coletivo Novos Cachoeiranos apresenta resultados parciais do projeto


Resultado de imagem para bahia governoO Coletivo Novos Cachoeiranos, dedicado à arte e educação comunitária e focado no ensino de arranjo, composição, contraponto, harmonia e estética, leva o Movimento Afro Atonalismo do Recôncavo para o Cine Theatro Cachoeirano, no município de Cachoeira (Recôncavo), neste domingo (24), às 20h30. O concerto trará composições autorais dos integrantes do projeto, demonstrando as técnicas desenvolvidas nas aulas.

O projeto é uma parceria entre o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult), da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), a Pró-Reitoria de Extensão Proext da instituição e a Sociedade Cultural Orpheica Lira Cyciliana, com apoio do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura da Bahia. Tem coordenação do professor Sólon de Albuquerque Mendes. O repertório do grupo é dedicado à produção autoral, misturando elementos da musicalidade do Recôncavo, com elementos da vanguarda musical, como atonalismo, dodecafonismo, da música barroca e do Jazz. 

Fundo de Cultura

Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é administrad pelas secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz). O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em quatro linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação –‘ Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos’; ‘Eventos Culturais Calendarizados’; ‘Mobilidade Artística e Cultural’ e ‘Editais Setoriais’. Mais detalhes podem ser acessados no site da Secult.

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Faleceu no início da noite desta quinta-feira Roberto Rabat

Faleceu no início da noite desta quinta-feira, dia 14, aos 62 anos, o jornalista e blogueiro ilheense Roberto Rabat Chame. Ele estava internado há cerca de uma semana, vítima de um infarto. Rabat foi pioneiro no sul da Bahia ao produzir conteúdo jornalístico para internet, em seu blog R2C Press

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Os milhões da saúde de ilhéus

Os milhões estão sendo repassados do fundo a fundo fora os milhões das emendas parlamentares e a saúde de ilhéus está precária e decadente. A pauta da reunião do conselho de saúde de hoje.

Os conselhos e a sociedade devem estar presente para questionar e pressionar a gestão da secretaria de saúde de ilhéus.