Na manhã dessa quinta-feira (31), índios Tupinambá bloquearam a BA-001, no trecho próximo ao condomínio Águas de Olivença. Eles reivindicam a instalação de um quebra-molas na localidade, de área escolar, onde hoje há apenas uma placa indicando a suposta existência do redutor de velocidade. Eles também pedem a demarcação de terras indígenas.
quinta-feira, 31 de janeiro de 2019
VÍDEO SIMULA ROMPIMENTO DA BARRAGEM DA MIRABELA, NO SUL DA BAHIA
Vídeo enviado para redação do Site O Tabuleiro simula o que aconteceria com o rompimento da barragem da Mirabela Mineração. A barragem de rejeitos, localizada a 1km do rio de contas, entre Itagibá e Ipiaú, está entre as 4 que têm alto potencial de dano na Bahia, segundo entrevista concedida ao G1 por Claúdio da Cruz Lima, gerente regional da Agência Nacional de Mineração na Bahia (ANM).
O rompimento da barragem atingiria diretamente o rio de contas, o que impactaria em prejuízos para as cidades localizadas nas imediações, como Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal, Taboquinhas e Itacaré, onde o rio de contas deságua no mar.
Como exemplo, detalhou que a barragem de Mariana tinha um fator de segurança em 1,22 e 1,32 respectivamente. Já a barragem da Mirabela tem fator de segurança 3. Sendo que o índice mínimo de segurança aceitável é de 1,5.
Segundo Claúdio Lima, diferentemente de Minas Gerais que tem 400 barragens no Plano Nacional de Segurança de Barragens, a Bahia possui apenas 14 barragens de rejeitos o que permite que se faça o monitoramento ao menos uma vez por ano, sendo que algumas, localizadas em áreas mais preocupantes são monitoradas até duas vezes por ano. Na entrevista o Gerente Regional afirmou que vai intensificar a fiscalização dessas barragens.
"As barragens que têm mais alto potencial de dano são as localizadas em Jacobina (2), Santa Luz (1) e Itagibá (1), mas elas estão sendo monitoradas, inclusive presencialmente, e as empresas estão cumprindo os condicionantes impostos pela ANM. Apesar disso, a gente vai intensificar o monitoramento das barragens, e, a partir da semana que vem, já vamos fazer uma reunião para retraçar os planos de monitoramento das barragens aqui na Bahia", afirmou Lima.
* Com Informações do G1 e do O Sollo.
Temer e Eliseu Padilha serão testemunhas de Geddel no caso La Vue, diz coluna

O ex-presidente da República, Michel Temer, o ex-ministro Eliseu Padilha e o advogado Gustavo do Vale Rocha serão testemunhas do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) no caso envolvendo o edifício La Vue, segundo a coluna Satélite, do jornal Correio.
De acordo com a publicação, a Justiça Federal marcou para o dia 15 de março a audiência de instrução do emedebista baiano, que é réu por improbidade administrativa e está preso desde setembro de 2017 no Presídio da Papuda, em Brasília.
Com fim do recesso, STF analisará pedido de liberdade de Geddel

Com o fim do recesso do Poder Judiciário nesta sexta-feira (1º), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) analisarão o pedido de liberdade do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB).
Segundo o G1, a defesa alega que Geddel deve ser solto porque a fase de instrução de seu processo, em que são coletadas provas e ouvidas testemunhas, já se encerrou.
Durante o recesso, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, entendeu que não se tratava de caso urgente, deixando a decisão para o ministro Edson Fachin.
quarta-feira, 30 de janeiro de 2019
Tribunal nega recurso para Lula ir ao velório do irmão
O desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Leandro Paulsen, negou, na madrugada desta quarta-feira (30), o recurso do ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva (PT) para ir ao enterro do irmão Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá.
triste muito triste isso que está acontecendo.
Isso prova que Lula e preso político, vergonha nacional.
quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
Casal lésbico é executado a tiros por homens encapuzados em Araci

O crime ocorreu na tarde desta quinta-feira (9), por volta das 17h20. De acordo com informações colhidas pela reportagem do Portal Cleriston Silva – PCS, o casal de lésbicas foi abordado por dois homens encapuzados, que chegaram ao local em um carro de passeio, de cor preta.
Ainda de acordo com informações, os criminosos desceram do veículo, caminharam em direção às vítimas e efetuaram vários disparos. Após o crime, os bandidos fugiram e não foram identificados até a publicação desta matéria.
Uma idosa de 72 anos, identificada como Valdira Maria de Moura Matos, foi atingida por um tiro de raspão em uma das pernas. Ela foi levada ao Hospital Municipal de Araci sem risco de morte.
A reportagem do PCS tentou contato com familiares das vítimas, mas não obteve êxito. A polícia suspeita que o duplo homicídio tenha sido um 'acerto de contas'. *Colaborou o repórter Reny Maia
quinta-feira, 3 de janeiro de 2019
Após investigação do MP-BA, cantor Silvano Salles muda de secretaria em prefeitura

O MP-BA abriu a apuração após representação do vereador Jose Nilton de Sousa, conhecido como Boi Pisou (PSD), e Valdir Duarte (PSB). São investigados o próprio gestor, o cantor, e também o Município.
Professora municipal travesti é morta dentro de casa em Taperoá

A polícia não tem detalhes sobre autoria e motivação do crime, mas informou que a vítima foi atacada com golpes de um objeto cortante, que pode ter sido uma faca. O corpo de Edson foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Valença e passou por perícia, que vai indicar a causa da morte.
O sepultamento ocorreu na terça-feira (01), em Taperoá. A Polícia Civil investiga o caso. Por conta do crime, a prefeitura da cidade emitiu nota cancelando as festividades de fim de ano da cidade, como atrações musicais e queima de fogos.
Bolsonaro retira população LGBT de diretrizes de Direitos Humanos

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou uma medida provisória que retira a população LGBT das diretrizes de Direitos Humanos. A MP foi publicada no Diário Oficial desta 4ª feira (2.jan.2018) e detalha as mudanças na estrutura do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, chefiado por Damares Alves.
De acordo com o conteúdo publicado no DOU, constitui área de competência das pasta políticas destinadas à promoção dos direitos da mulher, família, adolescente, juventude, idoso, pessoa com deficiência, população negra, minorias étnicas, sociais e do índio.
Ainda não está claro qual estrutura ficará responsável pelos cidadãos LGBT. Antes da alteração, havia no então Ministério dos Direitos Humanos a Diretoria de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
Leia como era antes da mudança:
Está sobre a alçada do atual Ministério das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos as seguintes secretarias:
- Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres;
- Secretaria Nacional da Família;
- Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente;
- Secretaria Nacional da Juventude;
- Secretaria Nacional de Proteção Global;
- Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial;
- Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
- Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa;
- Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial;
- Conselho Nacional dos Direitos Humanos;
- Conselho Nacional de Combate à Discriminação;
- Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente;
- Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
- Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa;
- Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura;
- Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura;
- Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais;
- Conselho Nacional de Política Indigenista;
- Conselho Nacional dos Direitos da Mulher;
- Conselho Nacional da Juventude.
Assinar:
Postagens (Atom)