sábado, 25 de abril de 2020

PF constata Carlos Bolsonaro como articulador de esquema criminoso de fake news

PF constata Carlos Bolsonaro como articulador de esquema criminoso de fake newsA Polícia Federal identificou um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), como um dos líderes na articulação do esquema criminoso de fake news, segundo investigação sob sigilo do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a reportagem, dentro da PF não há dúvidas de que a pressão exercida pelo presidente para haver mudanças na corporação se deve a isso. Bolsonaro já teria ciência de que o filho seria o alvo da investigação. 


Para Bolsonaro, tirar Valeixo da direção da PF poderia abrir caminho para que ele obtivesse informações privilegiadas da investigação do STF ou, inclusive, pudesse trocar o grupo de delegados responsável pelo caso.

Zambelli mostra conversas com Moro e diz que ele sempre quis ser ministro do STF

Zambelli mostra conversas com Moro e diz que ele sempre quis ser ministro do STFA deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) mostrou imagens de conversas dela com o ex-ministro Sérgio Moro ao justificar a conversa com o ex-juiz federal, em que ela se oferecia para intermediar o impasse com o presidente Jair Bolsonaro. As imagens foram reveladas para à CNN neste sábado (25).

Na conversa divulgada pelo Jornal Nacional nesta sexta-feira (23), a parlamentar teria oferecido a Moro uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a CNN, o grande receio do Palácio do Planalto no momento é a possibilidade de que novos áudios do presidente Bolsonaro, enviados ao ex-ministro Sergio Moro, possam ser vazados.  

Ela declara que, pelas conversas, é possível perceber que não havia má intenção e diz que gostaria de saber se Moro printou outras conversas, pois a “frase é muito calculada e parece que foi friamente colocada ali”, sobre a resposta do ministro: “Prezada, não estou a venda”. “A resposta dele não combina com nada do que a gente está conversando. Parece que foi tudo muito mal intencionado da parte dele, querendo achar algo para provar depois.” 

Zambelli disse também não ser novidade a vontade do ex-ministro de ser indicado para o Supremo. "Tanto é que a imprensa já falou sobre isso, no Twitter já teve Trending Topic falando ‘Moro no STF’”, disse. “Ou seja, não é algo que eu trouxe do nada. É uma conversa que se tem em Brasília desde que o ministro entrou [no governo]. Ontem ele deixou claro que o presidente não prometeu essa vaga para ele, mas é claro, todo mundo esperava que o ministro Moro, que foi o juiz da Lava Jato, em algum momento fosse pro Supremo”, completou. 

A parlamentar disse que tentou trabalhar para aproximar Moro e o presidente Bolsonaro para diminuir os desentendimentos entre os dois. Na sua opinião, o fato de o presidente ser muito “aberto e espontâneo” e o ex-ministro ser “reservado e tímido” dificultava a relacionamento profissional deles. A deputada ainda disse ter se sentido traída por Moro ao revelar parte do diálogo. 

China envia médicos após suspeitas de saúde de líder norte-coreano

China envia médicos após suspeitas de saúde de líder norte-coreanoA China enviou uma equipe de médicos para a Coreia do Norte para assessorar o ditador do país Kim Jong-un. De acordo com pessoas próximas ao caso, que não quiseram se identificar devido a situação delicada do assunto. A informação é da agência Reuters, que teve acesso à informação. O grupo partiu na última quinta-feira (23).

O envio da equipe acontece em meio a informações conflitantes sobre o estado de saúde de Kim Jong-un. 

Na última semana, o site Daily NK, da Coreia do Sul, publicou que uma fonte anônima, no país vizinho, afirmou que o líder norte-coreano se recuperava no hospital após um procedimento cardiovascular. Devido ao isolamento, não se sabe o estado de saúde dele. Autoridades sul-coreanas e um oficial do Departamento de Relações Internacionais chinês relataram que a situação seria grave.

A Reuters não teve retorno do Departamento de Relações Internacionais do Partido Comunista Chinês, responsável pelas relações com a Coreia do Norte e que promoveu o envio dos especialistas. 

Porém, uma fonte sul-coreana da agência disse que Kim estava vivo e deve aparecer em público em breve. Um oficial da inteligência dos Estados Unidos afirmou que já se sabia dos problemas de saúde do ditador, mas que não havia razões para concluir que estava seriamente doente ou sem condições de reaparecer em público.

Após testar positivo para Covid-19, cantor Mumuzinho é internado no Rio de Janeiro



Após testar positivo para Covid-19, cantor Mumuzinho é internado no Rio de JaneiroO cantor Mumuzinho está com o novo coronavírus. Com quadro de febre e amigdalite há alguns dias, ele realizou o teste que deu positivo para a Covid-19 nesta sexta-feira (24). O artista está internado no Hospital Vitória, na Zona Oeste, do Rio de Janeiro.

De acordo com o site G1, a assessoria de Mumuzinho informou que já foi detectada uma pneumonia de grau intermediário. Ele segue em observação.

No último dia 27 de março, Mumuzinho fez um show na varada do seu apartamento no Rio de Janeiro. Neste domingo (26), às 16h, o cantor tinha programado uma live no Youtube novamente no mesmo local para animar os vizinhos de condomínio e os fãs durante a quarentena.

Com 346 mortes registradas em 24h, Brasil possui mais de 4 mil óbitos por coronavírus

Com 346 mortes registradas em 24h, Brasil possui mais de 4 mil óbitos por coronavírusO Brasil registrou 346 mortes por coronavírus em 24h, com um crescimento de 9,4% no número de óbitos. A informação foi divulgada neste sábado (25), através do boletim do Ministério da Saúde.

Com esta atualização, o país chegou a 4.016 mortes pela Covid.19. O Brasil ainda soma, no geral, 58.509 casos confirmados. Foram 5.514 a mais em reação ao registrado na última sexta-feira (24). 

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na BahiaO Brasil tem, até o momento, 40.581 casos confirmados de coronavírus, com 2.575 mortes. Já na Bahia, testes já apontaram a contaminação de 1.377 pessoas até o momento. Destas, 47 morreram. 

Os casos confirmados ocorreram em 98 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (59,62%). Ao todo, 351 pessoas estão recuperadas na Bahia. Outras 158 estão internadas, 64 delas na UTI.

O gráfico abaixo mostra o avanço diário dos casos registrados no país e no estado:
 
Veja abaixo o gráfico com o avanço diário do número de mortes confirmadas no Brasil e na Bahia:
 

Bahia registra 1249 casos confirmados de Covid-19

Aqui é trabalhoA Bahia registra 1.249 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 12,1% do total de casos notificados. Até o momento, 5.294 casos foram descartados e houve 45 óbitos, registrados nos municípios de Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (2); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (22); Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Esses números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17h deste domingo (19).

O 41º óbito que havia sido informado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na verdade, já havia sido notificada como a 27ª morte por Covid-19. A ficha de notificação foi inserida duas vezes no sistema, causando esta duplicidade. Já houve a retificação. Os dois últimos óbitos foram de residentes em Salvador. Um de um homem de 80 anos, que faleceu dia 17 e teve confirmação de Covid-19 no dia 18, e o outro de uma mulher de 82 anos que apresentava comorbidades.

Ao todo, 321 pessoas estão recuperadas e 138 encontram-se internadas, sendo 50 em UTI. Esses dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Os casos confirmados estão distribuídos em 92 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,01%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Uruçuca (633,56), Gongogi (561,17), Barra do Rocha (525,03), Itapebi (487,38), e Ilhéus (406,59).

A mediana de idade foi 39 anos, variando de 4 dias a 97 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 29,59% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos e mais (191,03/ 1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa seguida de 30 a 39 anos (155,18/ 1.000.000 habitantes).

A Sesab ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. O boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, está disponível no site da Sesab.

Aplicativo desenvolvido por pesquisador baiano ajuda a alfabetizar crianças

Aqui é trabalho“Devido à pandemia do novo coronavírus, que ocasionou o isolamento social, muitos pais possuem a preocupação com o rendimento escolar de filhos pequenos, principalmente os que estão em ciclo de alfabetização. Esse momento pode ser crucial para mostrar como a tecnologia pode servir como ferramenta de apoio para a aprendizagem”. É assim que o pesquisador baiano José Amancio, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), ressalta a importância do seu trabalho, chamado zReader, uma tecnologia de leitura e contação de histórias que ajuda crianças no processo de alfabetização. 

O projeto é um dos contemplados pelo edital Centelha, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que vai conceder R$ 1,5 milhão em recursos para que 27 pesquisadores, no total, possam desenvolver projetos inovadores.“Desenvolvemos um app que disponibiliza uma‘livraria de jogos’, da qual cada jogo tem uma narrativa literária e o objetivo é dar vida ao texto dessas narrativas, através da montagem e produção de um desenho animado que corresponde a cada uma delas. A animação é produzida sob a interpretação das crianças a respeito da história dos personagens que são lidas ao longo do jogo”, explicou José Amancio. 

Segundo o pesquisador, o nível de dificuldade dos jogos varia de acordo com a frequência de leitura das crianças e suas interações foram cuidadosamente projetadas com base em fundamentos de diferentes áreas científicas, para que a experiência possa melhorar as diversas habilidades de leitura.

O pesquisador conta que a ideia para desenvolver este projeto surgiu da tese de doutorado do pesquisador Fabrício Guerra, da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN). “Como meu foco sempre foi o uso da tecnologia em prol da educação, eu me envolvi primeiro com o objetivo de ajudá-lo a consolidar a pesquisa para, depois dessa fase, colocar o projeto em produção. Para isso, entrevistei diversos professores por meses e o retorno era sempre o mesmo, que a maioria dos estudantes não gostavam de ler ou não associavam essa atividade a algo prazeroso. Consultei relatórios da PISA, ANA, Provinha Brasil, Prova Brasil, que confirmavam esses dados. Então, eu constatei que tinha um problema científico extremamente relevante, justificado em relatórios, estatísticas e depoimentos”, disse Fabrício.

A plataforma já foi testada em grupos de controle, que comparou o rendimento de crianças que utilizaram o zReader e as que não utilizaram. Segundo José, já está comprovado cientificamente que o grupo que usou o zReader obteve uma evolução superior no aprendizado. O fato prova que o aplicativo funciona não somente para as crianças que participaram dos testes, mas para a população de onde foram selecionadas. “Com o uso do app, essas crianças estarão mais sensíveis aos incentivos da escola no que diz respeito à leitura e aos benefícios que podem extrair deste hábito”. 

Além de testes, foram realizadas também pesquisas com o público-alvo para entender o que eles estavam achando do produto. Cerca de 87% das crianças, de escolas públicas e particulares, alegam que passaram a ler mais historinhas infantis fora do zReader, depois que tiveram contato com o software. “A ideia é melhorar o nível de leitura das crianças já no ciclo de alfabetização para que as próprias crianças e a sociedade possam se beneficiar dos desdobramentos disso. Nas avaliações censitárias do nível de alfabetização das crianças, os resultados indicam que, em média, 60% das crianças que terminam os três anos do ciclo de alfabetização, não conseguiam compreender uma piada ou, pior, localizar uma informação explícita em um texto se a informação estivesse escrita depois da metade dele. Queremos quebrar esse padrão, ou para usar uma expressão da moda, achatar essa curva ao máximo”, declarou. 

O projeto está próximo de ser concluído, quando estará disponível para download nos smartphones. “Já fizemos uma experiência com uma versão acadêmica no passado, mas estamos trabalhando numa versão comercial, com alguns livros/jogos de graça e alguns pagos. Também precisamos contratar profissionais para produzir as histórias e animações. Atualmente, temos cerca de 18 contos já prontos, entre narrativas originais e adaptações livres de histórias clássicas infantis, mas queremos expandir esse número. Novas funcionalidades serão testadas cientificamente para que o software possa ser aprimorado cada vez mais de forma segura, sem interferir nos resultados já estabelecidos”, concluiu.

A pesquisa também recebeu apoio de professores e estudantes do Departamento de Educação da UFRN e da Uefs, que foi responsável pelo desenvolvimento e a implantação do aplicativo. Além disso, cinco escolas, públicas e particulares, contribuíram cedendo seus estudantes para os experimentos científicos da pesquisa, tudo devidamente autorizado pelos pais das crianças.

Fonte: Ascom/Secti

Militares reprovam participação de Bolsonaro em ato antidemocrático

STF e OAB reagem a Bolsonaro em ato pró-intervenção militarBRASÍLIA - A presença do presidente Jair Bolsonaro na manifestação em frente ao Quartel General do Exército contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde deste domingo, provocou um "enorme desconforto" na cúpula militar. Ao Estado, oficiais-generais destacaram que não se cansam de repetir que as Forças Armadas são instituições permanentes, que servem ao Estado Brasileiro e não ao governo.
Na avaliação dos generais ouvidos pelo Estado, o protesto que chegou a pedir intervenção militar não poderia ter ocorrido em lugar pior. “Se a manifestação tivesse sido na Esplanada, na Praça dos Três Poderes ou em qualquer outro lugar seria mais do mesmo”, observou um deles. “Mas em frente ao QG, no dia do Exército, tem uma simbologia dupla muito forte. Não foi bom porque as Forças Armadas estão cuidando apenas das suas missões constitucionais, sem interferir em questões políticas.”
Eles observaram que a presença de Bolsonaro em frente ao QG teve outra gravidade simbólica. Pela Constituição, o presidente da República é também o comandante em chefe das Forças Armadas. Mesmo com cuidados para evitar críticas diretas, os generais ressaltaram que o gesto foi uma “provocação”, “desnecessária” e “fora de hora”.
À reportagem, os generais não esconderam o mal-estar. Afinal, Bolsonaro os deixou em “saia justa”. Chefes militares não podem se pronunciar. O Estado ouviu sete oficiais-generais, sendo cinco do Exército, um da Aeronáutica e um da Marinha. Eles lembraram que o País tem uma “verdadeira guerra” a ser vencida e que não é possível gastar energia com alvos diferentes. Houve quem observasse que o presidente enfrenta “resistências”, inclusive do Congresso, mas todos avaliam que a presença dele na manifestação provocou ainda mais a ira dos representantes do Executivo e do Judiciário.
Por conta da presença do presidente na manifestação, houve necessidade de reforço da guarda do QG. Isso acabou passando uma imagem que também foi considerada ruim pelos generais. Os soldados deslocados para a guarda estavam de plantão e tiveram de sair às pressas para o local da manifestação e, de certa maneira, proteger Bolsonaro da multidão.
No momento, os militares da ativa do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, sob a batuta do Ministério da Defesa, tentam focar seus trabalhos no combate à pandemia do novo coronavírus, sem emitir qualquer posicionamento político sobre as polêmicas.
A atitude do presidente, ainda segundo a análise de um dos militares, passa um sinal trocado para a sociedade. As avaliações tiveram uma dose de desabafo por parte dos generais. Eles ressaltaram passam o tempo todo tentando separar o governo do Exército, já que há sempre quem lembre da presença de militares em cargos de ministro no Palácio do Planalto.
Um general contemporizou lembrando que “não é a primeira vez” que acontece uma manifestação em frente a um quartel. Outro emendou que “as manifestações pacíficas e ordeiras são expressões legítimas da democracia”. Um terceiro lembrou que podem pegar as gravações que não vão ver o presidente atacando ninguém, mas falando de liberdade e de emprego. O clima, porém, era de desconforto.

Jequié decreta uso de máscara e prevê multa de até R$ 50 mil por descumprimento

Ficheiro:Bandeira de Jequié.JPG
Em decreto publicado nesta segunda-feira (20), a prefeitura de Jequié definiu a obrigatoriedade do uso da máscara em meio à pandemia do novo coronavírus. O equipamento de proteção pode colaborar para evitar a proliferação da doença.


De acordo com a publicação, o uso não se sujeita a prazo de vigência, estando válida por tempo indeterminado e as pessoas que descumprirem a regra podem pagar multa de R$ 100 até R$ 50 mil reais.

O decreto também prevê que a dosimetria da multa  será  de exclusiva  competência do Presidente do Gabinete Governamental e a punição no bolso pode ser convertida em advertência a depender do caso.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde da Bahia, Jequié tem 17 casos confirmados da doença.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Cantor e compositor Moraes Moreira morre no Rio de Janeiro


O Cantor e compositor Moraes Moreira morreu nesta segunda-feira (13) em sua casa no Rio de Janeiro. O artista tinha 72 anos. As informações são do Blog do Marrom. 


De acordo com o blog, a informação foi confirmada pelo também cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor, amigo do artista. Ainda segundo a publicação, Paulinho estava emocionado e apenas informou que Moraes morreu dormindo, de acordo com o relato de um parente. 
Antônio Carlos Moreira Pires, o Moraes Moreira, nasceu na cidade de Ituaçu. Na adolescência, trocou a sanfona pelo o violão enquanto estudava em Caculé. Em Salvador, conheceu Tom Zé. Ao lado de Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão fundou os Novos Baianos, grupo que tocou de 1969 até 1975.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Ilhéus pode ter 35 mil infectados até maio, disse Magela em entrevista

Ilhéus: projeção aponta 800 casos positivos de Covid-19 no início ...“Ilhéus pode chegar a 35 mil infectados em maio”, lamentou o secretário de Saúde do município, Geraldo Magela. Esses dados se referem a uma projeção feita pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Programa de Pós-graduação em modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (Ppgm), pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), pela startup Geodatin, e pelo Laboratório de Biossistemas da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Durante participação no programa O Tabuleiro, ele lamentou profundamente o comportamento de parte da população que age como se não tivéssemos vivendo uma pandemia. “As pessoas estão indo para a rua e está aumentando a propagação dessa terrível doença”, disse ele.
Já foram confirmados 21 casos de coronavírus em Ilhéus e Magela reforçou que o município está trabalhando monitorando e avaliando os casos. Ele explicou que Ilhéus está fazendo mais testes que outras cidades, por isso o maior número de confirmações. Todos os pacientes confirmados com a doença seguem em isolamento domiciliar.
Outro importante alerta feito pelo secretário se direciona para as aglomerações e reuniões de pessoas nos distritos da cidade. “Estão fazendo festas com paredões, churrascos. Já existe um caso confirmado de uma pessoa que contraiu pois compartilhou o garfo”, pontuou ele .
Ontem (07), segundo dados oficiais , morreram no país 114 pessoas e o secretário imagina que a falta de bom senso da população também pode ter sido por influência das falas do presidente Jair Bolsonaro, que chegou a chamar a doença de “gripezinha”. “Infelizmente o presidente fez um desserviço para a sociedade”, opinou. Magela contou que hoje o município deverá concluir a instalação de UTI’s para atendimento à pessoas com COVID-19 no município.
Informações do Blog do Gusmão

Coronavírus: prefeitura de Ilhéus vai comprar 2.500 testes rápidos, diz secretário.

Secretário de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela — Foto: SecomSegundo secretário municipal de saúde, protocolos para testar pacientes será mais flexível. Material deve chegar ao município na próxima semana.


A prefeitura de Ilhéus vai comprar 2.500 testes rápidos do novo coronavírus. 

A informação é do secretário municipal de saúde, Geraldo Magela, em entrevista concedida a uma rádio local .De acordo com o Ministério da Saúde, só devem ser testados os pacientes que tenham pelo menos quatro ou cinco sintomas e estejam em estado mais delicado. 

Segundo Magela, no entanto, o município vai ser mais flexível para testar os pacientes.“Os protocolos do Ministério da Saúde são rígidos e restringem a coleta. Com a aquisição dos testes pelo município, melhoraremos o serviço, pois adotaremos critérios mais flexíveis. Pretendemos testar o máximo de pessoas, contudo a população precisa entender que nem todos os casos serão submetidos à coleta. 

Também seguiremos protocolos específicos, porque não há testes para todo mundo”, disse.O material é esperado em Ilhéus na próxima semana.Magela ainda lembrou que é necessário que cidades vizinhas tenham o mesmo cuidado diante da pandemia do novo coronavírus.

“Esperamos que as outras cidades também façam a sua parte, monitorando os casos suspeitos. Senão, de nada adiantará Ilhéus reforçar as ações de prevenção. Neste momento é necessário unir forças para conter essa pandemia”, concluiu.De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a Bahia tem mais de 280 casos confirmados da doença, com cinco óbitos. O município de Ilhéus tem oito pacientes infectados.



“HAVERÁ APREENSÃO DE MERCADORIAS E APLICAÇÃO DE MULTAS”, INFORMA PROCURADOR SOBRE COMERCIANTES DESOBEDIENTES

 “HAVERÁ APREENSÃO DE MERCADORIAS E APLICAÇÃO DE MULTAS”, INFORMA PROCURADOR SOBRE COMERCIANTES DESOBEDIENTES
Jefferson informou ao site O TABULEIRO que a medida que dói no bolso terá que ser feita, visto que mesmo diante da orientação e até após a chegada de viaturas, os comerciantes voltam a abrir as portas.

“O município está fazendo de tudo, mas precisamos contar com a colaboração da população”, disse. 
Ele acrescentou ainda que compreende os entraves econômicos mas citou que em países onde a economia foi priorizada e as medidas de contenção e isolamento demoraram de ser tomadas, aconteceu um colapso sanitário.

Rui Costa confirma 16ª morte por coronavírus na Bahia; vítima era de Araci

Rui Costa confirma 16ª morte por coronavírus na Bahia; vítima era de AraciO governador da Bahia, Rui Costa, anunciou no início da tarde desta quarta-feira a 16ª morte por causa do coronavírus no estado. A vítima era de Araci e tinha 76 anos. Durante o anúncio, o gestor reforçou o pedido para que as pessoas se mantenham em casa para evitar a proliferação da doença. Esse é o quinto caso fora de Salvador.

"Quero pedir: fique em casa. Temos a 16ª morte na Bahia. Acabamos de confirmar. Uma pessoa de 76 anos de Araci", disse, em entrevista à Record Bahia. Rui indicou que a diarréia foi o primeiro sintoma do paciente.

"Ele não teve falta de ar, não tossiu. Ele sentiu primeiro a diarréia, sem sinal de gripe. É um sintoma forte e a Sesab está preparando um vídeo para enviar aos hospitais do interior para alertar", completou.


O último Boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou 497 casos da doença. Entre os infectados, são 16 mortes e 128 pessoas curadas.