sexta-feira, 5 de março de 2021

Variantes de Manaus e Reino Unido circulam em Salvador e mais nove cidades baianas; veja quais


As variantes do novo coronavírus vindas de Manaus e do Reino Unido já estão presentes em nove cidades da Bahia, além de Salvador. A informação foi confirmada através de um alerta emitido, nesta quinta-feira (4) pela secretaria de saúde do estado sobre a transmissão comunitária.

"Após investigações, concluímos que o Estado da Bahia possui transmissão comunitária para as duas variantes, já que não houve possibilidade de rastrear a origem da infecção em todos os casos, indicando que o vírus circula entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para o exterior", pontua o comunicado. 

 

Até a última quarta-feira (3), tinham sido confirmados 17 casos da variante P.1 de Manaus, no Estado da Bahia. Os casos estão relacionados com os municípios de Salvador, Amargosa, Itabuna, Santa Luz, Irecê, João Dourado e Lauro de Freitas. "Ressaltamos que 10 casos (58,8%) necessitavam de hospitalizações e 3 (17,6%), evoluíram para obito", revela.

 

Já em relação ao VOC B.1.1.7 do Reino Unido, foram notificados nove casos, sendo 06 confirmados e 03, que permanecem em análise. Estes casos estão relacionados com os municípios de Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Itapetinga e Lauro de Freitas. Nenhum dos casos confirmados necessitam de hospitalizações e todos estão curados.

 

"Ressaltamos a necessidade de orientação à população quanto às medidas de prevenção e controle como: isolamento domiciliar da pessoa que estiver com suspeita ou em período de transmissão da doença, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel a 70%, além do uso obrigatório de máscara e manter o distanciamento social", finaliza.

terça-feira, 2 de março de 2021

Feira: Hospital Clériston Andrade tem todos leitos para Covid-19 ocupados



Todos os leitos destinados à Covid-19 no Hospital Geral Clériston Andrade em Feira de Santana estão ocupados. A informação é desta terça-feira (2). Não há vagas nos 40 leitos de UTIs nem nos 14 leitos clínicos disponíveis na unidade que atende 128 municípios da região.

 

No Hospital de Campanha, 16 dos 18 leitos de UTI estão ocupados, taxa de 89%; e 32 leitos dos 35 clínicos disponíveis também acolhiam pacientes, taxa de 91%. A situação era essa até as 12h desta terça. Segundo informou o diretor da unidade, Francisco Mota, o número deve subir até o meio da tarde, podendo chegar à capacidade total.

 

“A gente já tem pedido de vaga. O cenário continua o mesmo, podendo piorar”, disse ao Bahia Notícias. Em outra unidade de saúde pública com leitos para Covid-19, o Hospital Estadua da Criança, quatro dos cinco leitos de UTI pediátrica também estavam ocupados, índice de 80%.

 

No último boletim da secretaria municipal de saúde foram registrados mais cinco óbitos, o que eleva o número de perdas no município para 466. O boletim também anotou mais 161 casos de novo coronavírus, aumentando para 25.773 o número total de infectados pela Covid-19.

Em colapso, Santa Catarina vai transferir 16 pacientes com Covid-19 para o ES


Enfrentando colapso no sistema da saúde, por causa da Covid-19, Santa Catarina terá que transferir até 16 pacientes internados com a doença para o Espírito Santo. Nesta terça-feira (2), segundo o G1, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou o deslocamento de Chapecó, no interior do estado, para Vitória (ES).

 

Atualmente, 200 pacientes estão na fila de espera por um leito de UTI em Santa Catarina. Já no Espírito Santo, há ocupação de 75,65% dos leitos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (1).

 

Internados no Hospital Regional do Oeste (HRO) serão priorizados na transferência, que só ainda não foi formalizada por causa da situação clínica de cada um. Para o transporte, serão disponibilizados aviões do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), além de uma empresa terceirizada.

 

Santa Catarina registrou, até o momento, no total, 675.577 casos de Covid-19, que resultaram em 7.438 mortes. As UTIs públicas estão 95,4% ocupadas, com 99,1% para leitos adultos. Desde a última sexta (26), cinco pessoas morreram na fila de espera.

 

A região Sul como um todo vive um de seus piores momentos na pandemia. O Rio Grande do Sul dobrou a ocupação em relação à abertura de novos leitos. No Paraná, cerca de 174 pessoas aguardavam por leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 99% dos leitos estão ocupados por lá. 

Atenção: Toque de Recolher é antecipado em Ilhéus para às 19hs


Após reunião entre o prefeito Mário Alexandre e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus ficou acertado que nesta quarta-feira (3), as atividades comerciais e os serviços não essenciais serão retomados, o toque de recolher será ampliado para às 19h. Logo, a proibição da circulação noturna passará a valer das 19h às 5h.

A CDL garantiu que o comércio de Ilhéus continuará seguindo com rigor todas as medidas e protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19, com uso de máscara de proteção e álcool em gel por funcionários e clientes; os proprietários devem ainda controlar o número de pessoas no interior e na parte externa do estabelecimento como forma de evitar qualquer tipo de aglomeração.

A equipe de Fiscalização de Posturas estará nas ruas acompanhando o cumprimento dos protocolos em saúde nos estabelecimentos comerciais.  

Covid-19 tira a vida de Gilberto “Marrudo” da Gabriela FM


Faleceu na noite de ontem o auxiliar de portaria da Rádio Gabriela FM, Gilberto “Marrudo”. A causa foi Covid-19.

Gilberto tinha 61 anos, tinha algumas comorbidades como diabetes e pressão arterial alta e estava internado desde o dia 03 de fevereiro. Por conta das medidas sanitárias, não haverá velório.

Em sua conta no Instagram, a rádio homenageou Gilberto: “Você deixou um imenso vazio em nossas vidas e em nossos corações. Depois da sua partida, a nossa vida nunca mais será a mesma. Você sempre estará vivo em nossas lembranças, sempre fará parte de nossas vidas nas grandes e pequenas recordações”.