terça-feira, 22 de setembro de 2015

Lula terá papel ativo 'no varejo' da articulação política do governo

ctv-7gc-lula-jf-diorio-01092015: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da SilvaSão Paulo - Depois de um período de afastamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff, combinaram que o ex passará a ter papel ativo na articulação política do governo. A ideia é que Lula, com aval de Dilma, viaje com mais frequência a Brasília, a exemplo do que fez na semana passada, para conversas com líderes partidários e do Congresso, inclusive do próprio PT, com quem a presidente tem dificuldade de diálogo.
O papel de Lula no apoio ao governo não foi definido e vai depender das demandas apresentadas por Dilma e seus ministros. Segundo um colaborador próximo do ex-presidente, “ele quer ajudar” e deve atuar de forma “paralela” à dos ministros responsáveis pela articulação política (Ricardo Berzoini e Giles Azevedo).
“Ele vai reforçar o governo com sua capacidade de diálogo”, disse um aliado do ex-presidente.
A presença mais constante de Lula é uma das apostas do governo para tentar reverter a crise política e as ameaças de impeachment de Dilma. Segundo um auxiliar de Lula, a presença mais constante do ex-presidente também é objeto de demandas das bancadas do PT na Câmara e no Senado, que se queixam da falta de acesso à presidente e do excesso de poder do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.
A periodicidade das idas de Lula à Brasília vai depender da necessidade, do interesse de Dilma e também da agenda do ex-presidente. De acordo com auxiliares, Lula tem dezenas de pedidos de viagens por todo o Brasil. Estas viagens também devem ser usadas como plataformas para a defesa do governo, do PT e de seu próprio legado.
No dia 29 de agosto, durante evento em São Bernardo do Campo, Lula disse que vai “voltar a voar” devido aos ataques que vem sofrendo em função, principalmente, do esquema de desvios de dinheiro da Petrobrás investigado pela Operação Lava Jato. Há 10 dias o ex-presidente foi alvo de um pedido feito ao Supremo Tribunal Federal por um dos delegados da PF que cuidam da operação. O delegado quer que Lula esclareça suspeitas levantadas por alguns delatores de que teria conhecimento do esquema. O ex-presidente nega enfaticamente as suspeitas.

PT diz que condenação do ex-tesoureiro João Vaccari foi um equívoco

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, concede entrevista coletiva na sede do partido em Brasília (José Cruz/Agência Brasil)A condenação do ex-secretário de Finanças do PT, João Vaccari Neto, decidida hoje (21), em primeira instância, pelo juiz Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato, foi criticada pela direção do Partido dos Trabalhadores, que considerou o ato um “equivoco, porque não há provas contra ele”.  
Em nota oficial, o PT reafirmou sua confiança na reforma da “injusta sentença em um novo julgamento nas instâncias superiores do Judiciário”.
“A decisão de primeira instância baseou-se exclusivamente em delações premiadas, sem qualquer prova material, e ainda tentou criminalizar o PT ao insinuar que as contribuições para o partido, todas legais e declaradas ao TSE, constituem-se em doações ilícitas”, afirmou a nota assinada pelo presidente da legenda, Rui Falcão.
No documento, o PT defendeu Vaccari e destacou a trajetória e as lutas dele ao longo da vida, com “simplicidade e humildade”. “João Vaccari Neto construiu sua história nas lutas dos trabalhadores, em particular no Sindicato dos Bancários de São Paulo. Ao longo de sua vida, sempre cultivou a simplicidade e a humildade. Não enriqueceu na política, conforme já demonstrado quando da quebra de seus sigilos bancário e fiscal.”
O PT informou que, à frente da Secretária de Finanças e Planejamento e no exercício de suas funções, Vaccari “tão somente indicava aos doadores a conta oficial do partido para os respectivos depósitos de contribuições, que foram sempre declaradas à Justiça Eleitoral”.
Na nota, a direção do partido afirmou ainda que as doações recebidas foram semelhantes às recebidas por outros “grandes partidos”, na forma e em montantes. “Assim, causa indignação imputarem seletivamente ao PT acusações de ilegalidade”. O presidente acrescentou que o advogado de Vaccari, Luiz Flávio Borges D’Urso, divulgou nota em que “aponta falhas no julgamento e demonstra a injustiça da condenação”.
O juiz Sérgio Moro condenou dez pessoas por envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras, entre elas João Vaccari Neto, condenado a 15 anos e quatro meses de reclusão, e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, que recebeu pena de 20 anos e oito meses de reclusão. Ambos foram condenados pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

O que estudar para o Enem 2015

EstudanteO Enem avalia todo o conteúdo dos três anos do ensino médio. É bastante coisa para estudar! São pelo menos 15 disciplinas, sem contar os inúmeros temas possíveis de cair na redação.
As datas de realização do Enem estão cada vez mais próximas e muitos estudantes já deram a largada na luta contra o relógio.
É claro que você não vai revisar tudo de uma vez, mas até o dia do exame ainda é possível estudar bastante coisa. O segredo é focar nos conteúdos mais importantes ou que você ainda tem dificuldades, saber distribuir bem o tempo e reforçar o ritmo daqui para a frente.
Para ajudar você a sair bem em todas as provas, listamos o que estudar nessa reta final e o que fazer para aproveitar melhor o seu tempo!
O que estudar nas revisões do Enem 2015
Além de ser a principal ferramenta de acesso às universidades brasileiras, o  Enem tem o objetivo de avaliar os conteúdos vistos nos três anos do ensino médio e testar o nível de conhecimentos gerais dos candidatos.
É bastante conteúdo se considerarmos que todo esse tempo estará condensado em dois dias, com quatro provas que totalizam 180 questões objetivas e uma redação.
As questões objetivas se distribuem em quatro áreas do conhecimento:
1. Ciências Humanas e suas Tecnologias
-História
-Geografia
-Filosofia
-Sociologia 
2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
-Química
-Física
-Biologia
3. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
-Língua Portuguesa
-Literatura
-Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
-Artes
-Educação Física
-Tecnologias da Informação e Comunicação 
4. Matemática e suas Tecnologias
-Matemática
Agora vamos entender o que cai em cada uma dessas provas:
1. Ciências Humanas e suas Tecnologias
-Brasil imperial e formação da nação
-Causa indígena
-Configurações urbanas brasileiras
-Conflitos históricos
-Conquista da América e Colonialismo
-Cultura brasileira
-Direitos civis, humanos e sociais
-Ditaduras políticas na América Latina
-Economia rural, relação campo-cidade e lutas sociais
-Escravidão e a luta dos negros no Brasil
-Formação territorial brasileira
-Geografia geral e tecnologias associadas
-Guerras mundiais e Guerra Fria
-Migração, emigração e imigração
-Modelos econômicos históricos e atuais
-Pensamento liberal
-Política geral
-Questões  e políticas ambientais contemporâneas
-Recursos naturais - aspectos ecológicos, políticos e econômicos
-Revoluções Russa, Chinesa e Cubana
-Revoluções sociais e políticas
-Vetores econômicos históricos e atuais da economia brasileira 
2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
-Biologia e qualidade de vida das populações humanas
-Calor e fenômenos térmicos
-Compostos de carbono
-Conhecimentos básicos de Física: grandezas físicas, vetores, operações básicas
-Ecologia
-Eletricidade e Magnetismo
-Energia química
-Energia, Trabalho e Potência
-Força
-Gravidade e leis do universo
-Hereditariedade e diversidade da vida
-Lei de Newton
-Mecânica
-Moléculas, células e tecidos
-Origem e evolução da vida
-Propriedade dos materiais
-Propriedades químicas da água
-Química e sua relação com a sociedade e o meio ambiente
-Seres vivos
-Transformações química
-Transformações químicas, energia e equilíbrio 
3. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
-Artes corporais
-Artes visuais
-Exercício físico e saúde
-Impacto e função das tecnologias de informação e comunicação
-Interpretação de texto
-Literatura
-Movimentos do corpo
-Normas cultas da língua portuguesa e variações linguísticas
-Semântica e estrutura textual
-Texto argumentativo 
4. Matemática e suas Tecnologias
-Álgebra
-Estatística e Probabilidade
-Geometria
-Operações numéricas 
5. Redação
O tema da redação trata de alguma atualidade política, social ou econômica. O edital do Enem não informa o que estudar, apenas o que será avaliado. Por isso, o jeito é investir nos temas que estão gerando mais debate na mídia ou que têm grande potencial de serem abordados.
Conheça os temas da Redação do Enem nos últimos anos:
-2009: O indivíduo frente à ética nacional
-2010: O trabalho na construção da dignidade humana
-2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
-2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
-2013: Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
-2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
Dicas para melhorar seus estudos
O Enem avalia todo o conteúdo visto durante o ensino médio. Como é bastante material para revisar e o tempo parece que está passando ainda mais rápido, o ideal é otimizar sua sistemática de estudos seguindo essas dicas:
-Não vire sua cabeça do avesso tentando revisar absolutamente tudo de uma só vez. O ideal é centrar nos temas que você tem mais dificuldade e que têm mais probabilidade de cair na prova.
-Se esse é o seu primeiro Enem, uma boa dica é fazer as provas anteriores para sentir o grau de dificuldade das questões.
-Nessa reta final, concentração é uma palavra que vale ouro. Estude em ambiente silencioso, bem longe de celulares, tablets e computadores que ficam enviando notificação o tempo todo.
-Resista à tentação de checar o tempo todo o Facebook, Instagram e Twitter. Estabeleça horários para isso.
-Leia bastante, principalmente se você tem dificuldades com redação. Ler ajuda a escrever melhor, encadear ideias, estruturar o pensamento. Além disso, prepara o cérebro pra interpretar melhor as questões do Exame.
-Também é importante praticar bastante a redação.
-Sempre que a cabeça pesar, lembre-se que daqui a pouco, depois do Enem, você terá umas merecidas férias desse volume todo de estudos! 

Rui se diz contra legalização das drogas, que criará 'exército' do tráfico

Rui se diz contra legalização das drogas, que criará 'exército' do tráficoO governador Rui Costa se manifestou nesta segunda-feira (21) contra a legalização das drogas, que está em votação no Supremo Tribunal Federal (STF). “Eu não sou favorável a legalização das drogas porque não estamos falando aqui de drogas com menor potencial ofensivo. 

Não se trata aqui da legalização de uma droga, como a maconha, que é a que tem menor poder sobre o corpo humano. Está se falando da legalização de uma forma geral”, disse. Para ele, o legalização criará um “exército” de crianças e jovens a serviço de traficantes. “Como eu citei aqui, nós temos infelizmente pais usando filhos de 8 anos de mula para fazer o tráfico de drogas. 

Então se você legaliza o porte individual, vamos facilitar muito, e quem vai se beneficiar disso são grandes traficantes, que vão transformar milhares de crianças em portadores de pequenas quantidades de droga. 

O limite que a Justiça estabelecer, será o limite que a criança vai portar de droga para que seja caracterizado o uso individual”. Questionado sobre a legalização especificamente da maconha, que apontou como de menor potencial ofensivo e escopo do processo em julgamento no STF, Rui negou. “Não sou a favor da maconha, não. 

Eu estou dizendo que o que está se discutindo no país não é isso”. O governador destacou que os traficantes que se beneficiariam com a medida podem nunca vir a ser presos. “Então quem vai ganhar dinheiro com isso? Não é a criança, quem vai ganhar são os grandes traficantes. Muitos deles nunca vão ser presos, porque eles nunca vêm para a rua fazer enfrentamento. Eles estão usando nossos filhos, nossas crianças, nossos netos, como escravos do tráfico. Por isso que eu sou contra a legalização”, disse.

Dólar opera em alta e passa de R$ 4 pela primeira vez na história


O dólar opera em alta nesta terça-feira (22) e passa a máxima histórica de R$ 4. A alta vem na esteira das preocupações do mercado com votações no Congresso e com a possibilidade de o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, elevar os juros este ano.

Bahia reforça política de doação e transplante de órgãos

Assunto importante para salvar vidas, a doação de órgãos é um dos destaques do programa Digaí, Governador! desta semana, na qual está sendo fortalecida a política estadual de incentivo para que os baianos façam a adesão à iniciativa e reforcem a realização de transplantes. 

“Muitas das pessoas que hoje vivem de transfusão de sangue, vivem de medicamentos, uma vez fazendo o transplante, vão mudar completamente a qualidade de vida que elas têm”, afirma o governador. 

Sobre as doações de órgãos, Rui informa que são dois movimentos. “O primeiro é de motivar que as pessoas façam a sua doação, ou seja, que assumam que, em caso de óbito de um ente seu, vão doar os órgãos, e a outra medida é incentivar, apoiar os grupos de medicina, as instituições, para que realizem transplante em nosso Estado”. Para o governador, estimulando a doação de órgãos e incentivando que os profissionais de saúde realizem mais transplantes, a Bahia vai se tornar destaque, melhorar a qualidade e dar maior expectativa de vida a milhares de pessoas.

Jorge Luis é Desmascarado em plenário do PSOL


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Facebook terá botão 'não curti', afirma Mark Zuckerberg


O Facebook vai ganhar o botão que todo mundo esperava. Mark Zuckerberg,  fundador do Facebook, divulgou nesta terça-feira (15) que a rede social está desenvolvendo um botão de 'não curti' ('dislike', no original). 
"Eu acho que as pessoas têm perguntado sobre o botão 'não curti' por muitos anos. Hoje é um dia especial porque hoje é o dia em que eu posso dizer que estamos trabalhando nisso e vamos implementá-lo", afirmou Zuckerberg.

Ele falou que a rede social ainda não havia desenvolvido algo do gênero porque não queria um sistema parecido ao do Reddit, em que os usuários votam para promover o conteúdo.

De acordo com Zuckerberg, ele e o Facebook perceberam que, com o botão "não curti", os internautas não buscavam uma maneira de votar negativamente nas postagens alheias. Segundo o bilionário, a opção serveria para os internautas expressar sentimentos que não sejam "curtir". 

O criador do Facebook esclareceu que a empresa já vem trabalhando a algum tempo no desenvolvimento do botão e espera lançá-lo em breve. "É surpreendentemente complicado fazer uma interação simples." 

Amante passa a noite pendurado no 7º andar de prédio após marido traído chegar inesperadamente

O amante de uma mulher casada, que não teve sua identidade revelada, passou a noite pendurado na borda do sétimo andar de um prédio em Fujian (China), após o marido traído chegar em casa inesperadamente.

O homem passou a noite toda 'preso' para fora do apartamento e apenas no dia seguinte, quando o marido da mulher saiu para trabalhar, foi que ela chamou os bombeiros e pediu ajuda para resgatá-lo.
Um porta-voz dos bombeiros locais disse que o rapaz havia bebido o suficiente na noite anterior para ter coragem de ir para o lado de fora da janela e se esconder, mas ao amanhecer já estava sóbrio e não conseguia mais voltar para dentro. “Ele estava prestes a ir embora quando o marido da mulher chegou em casa, então felizmente ele estava vestido", afirmou o bombeiro.  
Segundo o site britânico "DailyStar", uma corda foi amarrada ao rapaz para que ele pudesse ser puxado para dentro do prédio em segurança.
Inicialmente o homem não quis contar o motivo que o levou a sair pela janela, mas após alguns instantes a mulher admitiu que ele era seu amante.

Valcke teria participado de venda ilegal de ingressos na Copa, diz jornal

Jerome Valcke teria faturado 2 milhões de euros com repasse ilegal de ingressos
secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, está sendo acusado de participar de esquema ilegal de vendas de ingressos na Copa do Mundo no Brasil. É mais uma denúncia que mancha a imagem do dirigente da entidade e foi divulgada a alguns veículos de mídia do mundo, entre eles os jornais o "Estado de S. Paulo" e o "Guardian". Mas ainda não há provas de que ele lucrou de fato com entradas do Mundial: ele nega qualquer irregularidade.

As acusações partiram da empresa JB Sports & Marketing que tinha um contrato para fornecimento de ingressos da Copa com a Fifa. O sócio da agência Benny Alon afirmou aos jornais ter feito um acordo com Valcke para vender os ingressos do Mundial com ágio de 200% no mercado negro. Em troca, segundo o empresário, a JB Sports e Valcke dividiriam os lucros meio a meio.
Para provar suas afirmações, Alon mostrou uma série de e-mails trocados com Valcke em que negocia os bilhetes. Os e-mails indicam que o secretário-geral poderia ser beneficiário do esquema de ingressos. Só que os documentos estão incompletos e poderiam ter dupla interpretação. Não fica claro se o dirigente ficou com parte do dinheiro. Certo é que tinha uma relação com o empresário israelense.
Segundo o empresário disse ao "Estadão", ingressos dos três jogos iniciais da Alemanha, normalmente vendido a US$ 190, eram negociados com anuência de Valcke por US$ 570. Jogos das oitavas, que custavam US$ 230, eram comercializados por US$ 1,3 mil. Na versão de Alon, para despistar, Valcke usava a palavra "documentos" para falar em "dinheiro vivo".
O empresário ainda afirmou ter levado uma mala de dinheiro com US$ 250 mil para Valcke na sede da Fifa. Mas, por conta de compromissos, o dinheiro nunca teria sido entregue e voltou para o banco. Não há prova documental da existência desta mala.
Ao Guardian, Valcke negou ter obtido ganhos com venda ilegal de ingressos. Sua versão é de que o contrato com a JB Sports foi rompido após constatação de que houve venda de bilhetes acima do preço no mercado negro. E-mails entre o dirigente e o empresário indicam, no entanto, que ele já sabia que havia venda com ágio dos bilhetes.
Esquema azedou após entrada de mais uma empresa
O esquema entre a JB Marketing e Valcke se complicou após tomarem conhecimento das leis brasileiras. Para negociar ingressos do Mundial, era preciso também vender pacotes de hospitalidade. E apenas uma empresa detinha o direito de vender ingressos e pacotes da Copa: a Match, empresa parceira da Fifa, que ganhou esse direito por concorrência.
Portanto, para que a JB Marketing continuasse operando com a Fifa, era preciso envolver a Match, que seria usada para encobrir o esquema. Um acordo foi feito pela Fifa para que a JB fosse substituída pela Match em negociações de ingressos.
Mesmo sem validação, a JB continuou negociando com Valcke. Operações eram feitas em nome da Match. Temendo que as conexões com a JB e Fifa fossem descobertas, o presidente da Match, Jaime Byrom, alertou que a empresa não teria como justificar tantas vendas e transferências de recursos.
A JB entrou em rota de colisão com a Match depois de receber bilhetes em setores que não correspondiam aos acordos iniciais. A carga de ingressos era bem menor que a esperada (8 mil a menos). Por isso, o empresário alega que esses ingressos podem ter sumido. Valcke teria mandado e-mail à empresa combinando local para supostamente entregar os ingressos.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Estudante é preso após pichar Catedral de Ilhéus

O jovem estudante, , voltou a realizar pichações num prédio histórico de Ilhéus. Dessa vez, na manhã de hoje (segunda, 7), após o encerramento do desfile da independência, Marcolino pichou as paredes da faixada da Catedral de São Sebastião. 

Policiais Militares prenderam o jovem em flagrante. A suspeita é de que Marcolino esteja sofrendo com problemas psicológicos. (Ilhéus 24h)

Xuxa desabafa sobre boatos de romance com Ivete Sangalo: “Fico chateada”

<p>Durante o “Xuxa Meneghel”, da Record, da última segunda-feira (7), a apresentadora comentou sobre os rumores que se espalharam pela mídia há anos de que ela teria um caso secreto com Ivete Sangalo.</p><p>Com a musa do axé ao seu lado no palco, a loira respondeu ao questionamento do humorista Paulo Gustavo acerca do tema.</p><p>"Existem boatos de que vocês tiveram um caso. Por que acabou? Desgastou?", brincou o comediante.</p><p>A cantora se pronunciou sobre o assunto com bom humor: "As relações de amizade existem. Nós somos amigas".</p><p>Em seguida, a loira se posicionou: "As pessoas nunca vão entender isso. Vocês acham que se a gente tivesse tido um caso, eu não falaria? Lógico que falaria”, iniciou.</p><p>Cheia de graça, Ivete completou: “Eu acho que nosso caso é um objeto de muito tesão. Eu acho que dá uma apimentada nas relações das pessoas que precisam de argumentos para serem verdadeiros [risos]”.</p><p>Já a apresentadora se mostrou incomodada com a repercussão. "Eu fico chateada. Tem tanta gente que faz e ninguém fala nada, aí a gente não faz e as pessoas falam. Por que ficam fazendo isso, gente?", questionou. </p><p><strong><a href="http://www.facebook.com/pages/Famosidades/129946850420592">Opine no Facebook do Famosidades!</a></strong></p>SAIBA TUDO SOBRE A LOIRA!

Durante o “Xuxa Meneghel”, da Record, da última segunda-feira (7), a apresentadora comentou sobre os rumores que se espalharam pela mídia há anos de que ela teria um caso secreto com Ivete Sangalo.
Com a musa do axé ao seu lado no palco, a loira respondeu ao questionamento do humorista Paulo Gustavo acerca do tema.
"Existem boatos de que vocês tiveram um caso. Por que acabou? Desgastou?", brincou o comediante.
A cantora se pronunciou sobre o assunto com bom humor: "As relações de amizade existem. Nós somos amigas".
Em seguida, a loira se posicionou: "As pessoas nunca vão entender isso. Vocês acham que se a gente tivesse tido um caso, eu não falaria? Lógico que falaria”, iniciou.
Cheia de graça, Ivete completou: “Eu acho que nosso caso é um objeto de muito tesão. Eu acho que dá uma apimentada nas relações das pessoas que precisam de argumentos para serem verdadeiros [risos]”.
Já a apresentadora se mostrou incomodada com a repercussão. "Eu fico chateada. Tem tanta gente que faz e ninguém fala nada, aí a gente não faz e as pessoas falam. Por que ficam fazendo isso, gente?", questionou.

Dilma tira poderes de comandantes militares

Os militares se mostraram bastante "incomodados" com o ocorrido.Como se já não bastassem as crises política e econômica que atingem o governo, o Palácio do Planalto, agora, resolveu criar problemas com a área militar. Na quinta-feira da semana passada, a presidente Dilma Rousseff assinou decreto 8.515, que estava na gaveta da Casa Civil há mais de três anos, tirando poderes dos comandantes militares e delegando ao ministro da Defesa competência para assinar atos relativos a pessoal militar, como transferência para a reserva remunerada de oficiais superiores, intermediários e subalternos, reforma de oficiais da ativa e da reserva, promoção aos postos de oficiais superiores e até nomeação de capelães militares, entre outros.Hoje, estes atos são assinados pelos comandantes militares. A medida foi recebida com "surpresa", "estranheza" e "desconfiança" pela cúpula militar, que não foi informada que ela seria assinada pela presidente e publicada no Diário Oficial de sexta-feira.
A responsabilidade pela decisão de o decreto ter saído do fundo da gaveta para o DO estava sendo considerada um mistério. No final do dia, no entanto, a Casa Civil informou que o envio do decreto à presidente atendeu a uma solicitação da Secretaria-geral do Ministério da Defesa, comandada pela petista Eva Maria Chiavon. Mas todos ainda buscam explicações claras sobre o que realmente aconteceu neste processo.
O comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que estava ocupando o cargo de ministro interino da Defesa, e que viu seu nome publicado no DO endossando o decreto, disse que não sabia da existência dele. "O decreto não passou por mim. Meu nome apareceu só porque eu era ministro da Defesa interino. Não era do meu conhecimento", resumiu o comandante, ao deixar o desfile de 7 de setembro, sem querer polemizar sobre o seu teor.
O ministro da Defesa, Jaques Wagner, que estava na China quando o decreto foi editado, também demonstrou surpresa com a publicação durante sua ausência do País. "Posso assegurar que não há nenhum interesse da presidente Dilma tirar poderes naturais e originais dos comandantes", afirmou ao Estado. "Ainda não estudei o decreto, mas ele visa normatizar as prerrogativas de cada instância com a criação do Ministério da Defesa e não tirar o que é da instância dos comandantes", justificou. Wagner lembrou que o decreto só entra em vigor em 14 dias e que, portanto, "qualquer erro ainda pode ser corrigido". O texto fala ainda que a competência prevista nos incisos do decreto podem ser subdelegadas pelo ministro da Defesa aos comandantes.
Os militares se mostraram bastante "incomodados" com o ocorrido.
O decreto gerou "uma histeria geral", pela maneira como foi feita a publicação, sem que a cúpula militar fosse sequer avisada. "Há uma preocupação de que este decreto, que estava dormindo há anos, foi resgatado por algum radical do mal ou oportunista, com intuito de criar problema", observou um oficial-general consultado pelo Estado, ao lembrar que a publicação do texto agora, foi "absolutamente desnecessária". 
Outro militar observou que "faltou habilidade política de quem tirou o decreto da cartola, em um momento em que o governo já enfrenta tantas dificuldades, criando uma nova aresta, pela forma como foi feita". Este mesmo militar comentou que, mesmo o ministro da Defesa podendo delegar aos comandantes os poderes previstos no decreto, a medida é uma retirada de atribuição dos chefes das três forças e que, no mínimo, a boa regra de relacionamento, ensina que você avise a quem será atingido. O decreto anterior dizia que os ministros do Exército, da Marinha e da Aeronáutica eram os responsáveis pela edição de atos relativos ao pessoal militar. A delegação continuou com os comandantes, mesmo depois da criação do Ministério da Defesa, há 16 anos.

Desvalorização do real causa turbulência no planejamento das empresas aéreas

Volatilidade torna difícil planejamento das companhias.
A volátil moeda do Brasil está nublando qualquer tentativa de planejamento a longo prazo das empresas aéreas.

Com o real em baixa de 29 por cento em relação ao dólar neste ano, os custos do combustível e das dívidas estão subindo para as empresas aéreas brasileiras e os passageiros domésticos estão pensando duas vezes antes de planejar viagens para Miami e Orlando. Os executivos disseram que não têm ideia do que esperar para o restante deste ano ou do próximo, em um momento em que lutam contra as flutuações de curto prazo.
“Estamos planejando mês a mês porque cada vez que começamos a planejar algo as coisas mudam”, disse Dilson Vercosa, gerente regional de vendas da American Airlines Group Inc. “No momento, estamos avaliando setembro e outubro. Nós lançamos promoções e tentamos encher os aviões. Se isso não dá resultado, baixamos os preços novamente. Vamos ter que continuar fazendo isso até ter um sinal forte de que as coisas vão melhorar”.
A American, que opera na maior parte das cidades brasileiras a partir dos EUA, ofereceu passagens de ida e volta entre Belo Horizonte e Miami por apenas US$ 386. A empresa aérea brasileira Azul SA, que começou a realizar voos internacionais em dezembro, vem igualando os preços da American para os EUA para manter os passageiros.
Crise política
A queda vertiginosa da moeda reflete o aprofundamento de uma crise econômica que os analistas dizem que será a recessão mais aguda do Brasil desde os anos 1930. Ao mesmo tempo, a presidente Dilma Rousseff está enfrentando pedidos de impeachment e tem poucos aliados no Congresso, o que gera o temor de que ela não seja capaz de cumprir as promessas de reduzir os gastos e reforçar as finanças.
“Isto é uma crise política e nós precisamos de uma definição sobre o que irá acontecer”, disse Vercosa, que não espera uma recuperação econômica antes do final de 2016 pelo menos. “Politicamente, esta é a pior crise que eu já vi, porque temos zero visibilidade. Não há um final à vista”.
O cenário de hoje é muito diferente do que se viu nos últimos cinco anos, quando o número de voos internacionais para o Brasil se expandiu rapidamente com mudança regulatoria e a força da moeda, fazendo valer a pena voar a Miami para uma viagem de compras de fim de semana.
Projeção para a moeda
A Azul, que opera no maior número de destinos domésticos e conta com sua extensa rede para manter os voos internacionais cheios, disse que não tem ideia do que poderá ocorrer no ano que vem -- ou mesmo neste mês -- após um primeiro semestre fraco.
“Eu tinha mais certeza sobre 2015 há um ano do que sobre 2016 agora”, disse o presidente da Azul, Antonoaldo Neves, em entrevista na sede da empresa em Barueri. “No nosso setor, é difícil fazer previsões quando você tem uma volatilidade assim” na moeda.
Os proprios analistas de câmbio estão tendo dificuldades para prever os rumos da moeda brasileira, segundo Win Thin, chefe global de estratégia para mercados emergentes da Brown Brothers Harriman Co. em Nova York.
“A volatilidade do real vem tanto de condições internas quanto externas”, disse Thin. “Eu definitivamente vejo mais fragilidade pela frente ”.
Fundo do poço
Mesmo depois de os analistas reduzirem suas projeções em 24 por cento neste ano, maior declínio entre as principais moedas do mundo, as estimativas para o real ainda estão abaixo do nível atual de negociação da moeda. O real caiu 1,7 por cento nesta quarta-feira, para R$ 3,7611 por dólar. A moeda terminará este ano a R$ 3,60 por dólar e permanecerá nesse patamar em 2016, segundo a média de estimativas obtida em uma pesquisa da Bloomberg com 50 analistas. A volatilidade implícita de um mês saltou para 22,24 por cento, valor mais alto registrado desde março.
A pergunta para as empresas aéreas, que adquirem aviões e combustível precificados em dólares e normalmente tentam tomar decisões de planejamento sobre rotas, expansão e preços com um ano de antecedência, é qual será o fundo do poço para o real.
“A questão agora é de sobrevivência”, disse Mário Bernardes Júnior, analista do Banco do Brasil SA. “As empresas aéreas estão tentando sobreviver, vivendo um dia de cada vez. Não é o fim do mundo, mas são tempos difíceis”.

O Jornal ILHÉUS NEWS parabeniza todos os formandos da UNOPAR


NOTA DA REDAÇÃO:
O Jornal ILHÉUS NEWS parabeniza todos os formandos EM  especial a Chrys Clement Brito Foeppel, pelo brilhantismo em fazer esse curso, desejando a ela e demais formandos muito sucesso e felicidades em suas vidas pessoal e profissional 

terça-feira, 1 de setembro de 2015

ASSISTA O VÍDEO: POSTO NA RODOVIA ILHÉUS-ITABUNA É ASSALTADO

O posto Brasil II, situado na rodovia Ilhéus-Itabuna, nas proximidades do condomínio Morada do Porto (Minha Casa, Minha Vida), foi alvo de assaltantes na noite desta segunda-feira (31).

Através das imagens captadas pela câmera de segurança, é possível ver que um meliante adentrou à loja de conveniência, com uma arma em punho, e levou o dinheiro do caixa. Não há informações dos valores roubados.