Clique no banner para ampliá-lo.
Intitulado “Samba de Terreiro”, o projeto idealizado pelo músico percussionista, e presidente do Grupo Cultural Dilazenze, Gilsonei Rodrigues (Mestre Ney), registrou a memória de sambas tradicionais criados e executados nas comunidades de terreiro no sul da Bahia.
O projeto conta com o apoio na coordenação pedagógica, do prof. Dr. André Rosa Ribeiro, coordenador do Centro de Documentação da Uesc (Cedoc).
O “Samba de Terreiro” busca identificar, pesquisar e divulgar um conjunto de músicas e ritmos de sambas tradicionais, característicos de cerimônias religiosas e festivas nas comunidades dos mais tradicionais terreiros da região, com o objetivo de socializar informações e fortalecer a preservação da identidade das comunidades.
Os coordenadores do projeto objetivam produzir um DVD e uma cartilha com base em entrevistas com membros dos terreiros dos municípios de Ilhéus e Itabuna.
O material será distribuído gratuitamente nas escolas da rede municipal das duas cidades, nas comunidades pesquisadas e em órgãos e espaços culturais municipais e estaduais da região.
Também será produzido um show com o Grupo Sambadíla, interpretando um repertorio baseado no material da pesquisa.
As atividades de exibição do DVD e apresentações artísticas do Sambadíla acontecerão neste sábado (30) no Espaço Cultural Dilazenze as 20h.
A produção será exibida gratuitamente também no Terreiro Matamba Tombenci Neto em Ilhéus, no Terreiro Ilê Axé Oyá Funké em Itabuna e na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.