sexta-feira, 28 de junho de 2019

É falso que sargento pego com 39 kg de cocaína é filiado ao PT


De acordo com a Constituição, nenhum integrante das Forças Armadas que esteja na ativa pode integrar partidos políticos. Isso aparece no inciso V, parágrafo 3º, do artigo 142: “O militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos”.


Lupa também examinou as listas de filiados ao PT em todos os 26 estados e no Distrito Federal, disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para saber se em algum momento Rodrigues esteve ligado à legenda. O nome do sargento não apareceu nas consultas, o que indica que ele nunca foi filiado ao partido.


quinta-feira, 27 de junho de 2019

TSE irá reabrir investigação contra Wagner por suspeita de caixa dois em campanhas

Resultado de imagem para jaques wagnerO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu sinal verde para reabertura de uma investigação contra o senador Jaques Wagner (PT), por suspeita de caixa dois e recebimento de propina através de doações para as campanhas ao governo baiano de 2006 e 2010.

Em decisão datada do último dia 21, obtida pela Satélite, o ministro do TSE Tarcisio Vieira de Carvalho Neto autoriza o Ministério Público Eleitoral (MPE) a reinstaurar o inquérito junto à Polícia Federal e anula o arquivamento do caso pelo TRE da Bahia.

Carvalho Neto determinou ainda a remessa do processo para a primeira instância da Justiça Eleitoral no estado, já que as investigações miram supostos crimes cometidos por Wagner antes do exercício do mandato, situação em que não cabe foro privilegiado junto ao Supremo.
Em 12 de junho, a Procuradoria-Geral Eleitoral emitiu parecer favorável à reabertura do inquérito, com base em indícios coletados pela Operação Cartão Vermelho, que investiga desvios no contrato na Arena Fonte Nova

Crivella e Witzel dizem que Carnaval do Rio na Sapucaí será privatizado

Crivella e Witzel dizem que Carnaval do Rio na Sapucaí será privatizadoO prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB) e o governador Wilson Witzel (PSC) anunciaram após um almoço no Palácio Guanabara nesta quarta-feira (26), a intenção de privatizar a organização dos desfiles de escolas de samba. Atualmente, o Carnaval é feito sob a responsabilidade da prefeitura do Rio e pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). 

Segundo informações do site UOL, o prefeito afirmou que o Carnaval só tem dado lucro a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão, e para a Liesa, que realiza a venda de ingressos para a celebração. De acordo com Crivella, ocorreu um acordo com o estado, que estou a possibilidade de assumir o evento. 

"O governador vai me ajudar também. Sei que uma empresa fez proposta para a Liesa. Vamos fazer uma parceria aí, governo do estado e município, e o Carnaval será então privatizado. Vai viver de recursos privados, já que nós hoje vivemos uma crise muito grande", disse Crivella. 

Witzel disse na coletiva, que estudos técnicos foram realizados e houve a conclusão de que parte do sambódromo foi construído pelo estado e parte pela prefeitura, resultando em uma parceria necessária. "Há um acordo entre nós. Sambódromo realmente precisa de iniciativa privada. Se houver realmente empresa privada, o estado, que tem que prestar o serviço de segurança pública naquela região, também tem total interesse que isso aconteça e vamos fazer de comum acordo", afirmou. 

Crivella e Witzel não entraram nos detalhes sobre o modelo a ser adotado para a privatização dos desfiles na Sapucaí.

Servidores do Ibama dizem ter sofrido 'assédio moral coletivo' do ministro Ricardo Salles

Servidores do Ibama dizem ter sofrido 'assédio moral coletivo' do ministro Ricardo SallesServidores do Ibama que trabalham em seis Estados e no Distrito Federal encaminharam representação ao Ministério Público Federal (DF) onde pedem que o órgão apure a conduta do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles por práticas de "assédio moral coletivo". As denúncias foram enviadas pelas associações de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso, Distrito Federal e Tocantins.

Procurado, Salles disse que preferia não comentar o caso. O MPF também não se manifestou sobre o assunto até o momento, segundo contato do Estadão.

Nas representações, as regionais da Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Ibama (Asibama) pedem ao MPF que apure responsabilidades cível, penal e administrativa relacionadas ao ministro. 

Os servidores também acusam Salles de adotar políticas de "retrocesso ambiental" e de criar "entraves ao bom funcionamento dos órgãos". Nas representações, declaram que o ministro utiliza uma "conduta atentatória contra os princípios da administração pública federal". 

No Ibama e no ICMBio, funcionários afirmam que não podem mais se manifestar sem antes submeterem ao MMA. As áreas de comunicações dos dois órgãos foram desmontadas e centralizadas no ministério.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Militar é preso com drogas em avião da Presidência: novo golpe na imagem de Bolsonaro

Imagem relacionadaA prisão do militar da Aeronáutica na Espanha, com drogas em avião da FAB que é aeronave reserva da Presidência, é um duro golpe nos planos do governo de melhorar a imagem de Jair Bolsonaro; episódio fornece munição para os críticos acusarem o governo de coisas ainda piores que as críticas já proferidas na área de costumes

A prisão do militar da Aeronáutica na Espanha, com drogas em aviãoda FAB que é aeronave  reserva da Presidência é um duro golpe nos planos do governo de melhorar a imagem de Jair Bolsonaro.
O Ministério da Defesa informou nesta terça que um militar da Aeronáutica foi detido no aeroporto de Sevilha, Espanha, por suspeita de envolvimento no transporte de substância entorpecente.
“Os fatos estão sendo apurados e foi determinada a instauração do Inquérito Policial Militar (IPM)”, diz o ministério. “O Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica repudiam atos dessa natureza e darão prioridade para elucidação do caso, aplicação dos regulamentos cabíveis, bem como colaboram com as autoridades”, complementa a nota.
Segundo a revista Veja, embora o militar não tenha ligação com a comitiva de Bolsonaro que vai ao Japão nesta semana, o episódio fornece munição para os críticos acusarem o governo de coisas ainda piores que as críticas já proferidas na área de costumes.

terça-feira, 25 de junho de 2019

URGENTE: GILMAR PROPÕE SOLTAR LULA


Resultado de imagem para GILMAR MENDES
Gilmar Mendes acaba de propor a soltura imediata de Lula.
Na Segunda Turma, informou que havia pedido o adiamento do habeas corpus, previsto para hoje, mas deu razão à defesa de Lula, que alega alongamento da prisão, decretada após a segunda instância.
“Diante das razões que eu expus, e do congestionamento da pauta, havia indicado o adiamento. Tem razão o nobre advogado quando alega o alongamento desse período de prisão diante da sentença e condenação confirmada em segundo grau. Como temos toda a ordem de trabalho organizada, o que eu proponho é de fato conceder uma medida para que o paciente aguardasse em liberdade a nossa deliberação completa. Encaminharia nesse sentido, se o colegiado assim entendesse.”


Após adiamento, Segunda Turma do STF decide julgar nesta terça dois pedidos de liberdade de Lula


Resultado de imagem para LULAA Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu retomar nesta terça-feira (25) o julgamento de dois habeas corpus apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi tomada pelos cinco ministros que integram o colegiado no início da sessão a pedido da defesa do petista. Ao final da análise do caso, Lula pode ser libertado.

O julgamento estava agendado para ser retomado nesta terça, porém, havia sido adiado nesta segunda-feira (24) depois que o ministro Gilmar Mendes pediu a retirada de um dos pedidos de liberdade de pauta.

No entanto, no início da sessão desta terça-feira, o advogado Cristiano Zanin Martins, responsável pela defesa do ex-presidente, pediu a palavra e, da tribuna do colegiado, solicitou prioridade no julgamento do habeas corpus argumentando que Lula está preso há mais de 400 dias. "Estamos diante de um caso cujo julgamento já foi iniciado", ponderou o criminalista.

Os ministros da Segunda Turma vão analisar dois habeas corpus nesta terça-feira:

um no qual os advogados do ex-presidente questionam a atuação do relator da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer
outro em que é apontada a suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, durante o processo no qual o ex-presidente foi condenado
Entenda os questionamento da defesa
No ano passado, Felix Fischer rejeitou, em uma decisão individual, recurso da defesa de Lula que pedia a absolvição do ex-presidente.

Os advogados do petista, então, recorreram contra a decisão com o argumento de que o ministro não deveria ter decidido sozinho sobre o caso sozinho, e sim teria que ter submetido a decisão aos integrantes da Quinta Turma do STJ.

Em abril deste ano, em uma decisão unânime, a Quinta Turma decidiu manter a condenação do ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas reduziu a pena de prisão de 12 anos e 1 mês para 8 anos e 10 meses.


O segundo pedido de liberdade de Lula foi apresentado pela defesa no ano passado, na ocasião em que Sérgio Moro aceitou o convite de Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça.

O pedido de liberdade começou a ser julgado em dezembro pela Segunda Turma do Supremo, mas foi interrompido antes de ser concluído. Na ocasião, os ministros Luiz Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram contra o pedido para conceder liberdade a Lula.

No habeas corpus, a defesa do ex-presidente questiona a atuação e a imparcialidade do atual ministro da Justiça no julgamento do petista na primeira instância da Justiça Federal pelo caso do triplex do Guarujá (SP). À época, Moro era o juiz responsável pela Lava Jato no Paraná.

Foi o atual ministro da Justiça do governo Bolsonaro quem condenou o petista na primeira instância, a 9 anos e 6 meses de prisão. Esse processo culminou na prisão de Lula após a condenação ter sido confirmada em segunda instância em janeiro do ano passado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

ÂNGELA SOUSA CONDENADA


Além de fracassar nas urnas, Ângela Souza, a mãe do prefeito de Ilhéus  Marão, foi condenada a devolver R$ 56 mil por causa de ilegalidades na prestação de contas da campanha. A evangélica está “pagando seus pecados”.

sábado, 22 de junho de 2019

Cristiano, da dupla com Zé Neto, sofre 'acidente' de moto aquática e brinca: 'Dolorido'

Cristiano, da dupla com Zé Neto, sofre 'acidente' de moto aquática e brinca: 'Dolorido'O cantor Cristiano, da dupla com Zé Neto, brincou na madrugada deste sábado (22) com um pequeno acidente que sofreu no dia anterior com uma moto aquática. Se preparando para entrar no palco do São João de Irecê, o cantor disse que “estava com o corpo todo dolorido”, após uma queda do equipamento.

Apesar das dores, o cantor promete empolgar o público recorde do primeiro dia do São João de Irecê 2019. Depois da dupla, ainda se apresentam Lambasaia e Sala de Reboco.

Marília Mendonça está grávida do primeiro filho; pai é o cantor Murillo Huff

Marília Mendonça está grávida do primeiro filho; pai é o cantor Murillo HuffA cantora Marília Mendonça, de 23 anos, está grávida de um mês do seu primeiro filho. A informação é do jornalista Leo Dias em parceria com Rainha Mattos. 

A cantora confirmou a informação ao colunista. Marília disse que descobriu na quarta-feira (19) e só falou para mãe. “Nem meu empresário sabe. Leo, por favor, não publique agora, espere alguns dias", disse o jornalista, que segurou a informação até este sábado (22).

A cantora queria esperar fazer o primeiro exame médico para constatar o estado da sua gestação, que deveria acontecer entre terça-feira e quarta-feira da próxima semana. Mas o boato começou a rolar nas redes sociais. O pai da criança é Murillo Huff, goiano de apenas 23 anos, namorado de Marília e cantor revelação da musica sertaneja. Eles estão juntos desde o ano passado.

AMAB manifesta apoio à juíza Emanuele Vita Leite

AMAB apoia juíza Emanuele. A Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), entidade que representa os juízes e desembargadores da Justiça Estadual, vem a público manifestar apoio à juíza Emanuele Vita Leite Armede, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ilhéus, pela sua atuação no âmbito da Operação Xavier, cujos processos são por ela conduzidos. Na oportunidade, apresenta esclarecimentos quanto a fatos recentes sobre a referida questão.

Em função de nota divulgada pela imprensa com questionamentos quanto a medidas cautelares concedidas no âmbito da Operação, a magistrada esclarece que não houve qualquer descumprimento das prerrogativas da advocacia durante execução dos Mandados de Busca e Apreensão nas residências de advogados, investigados não enquanto bacharéis de Direito e sim enquanto ocupantes de cargos públicos de livre nomeação e exoneração, sendo um deles Procurador Jurídico e o outro Chefe de Gabinete na Câmara Municipal de Ilhéus.

Tratava-se, ainda segundo a juíza, de operação sigilosa de grande repercussão, envolvendo vereadores, servidores do Legislativo e empresários. A comunicação prévia a OAB, como reclamado pela subseção de Ilhéus, relativizaria o sigilo.
A magistrada informa que, em pesquisa anterior à decisão, ficou claro que a inviolabilidade não seria absoluta mormente se investigados e por decisão fundamentada, já que haviam fortes indícios de participação dos advogados no esquema. Fora isso, os mesmos não estavam sequer exercendo advocacia particular nem pública strictu sensu, e ocupavam cargos de nomeado por indicação política. De toda sorte, os mandados foram cumpridos na presença de advogado e em suas residências.

A magistratura baiana respeita o trabalho e as prerrogativas dos advogados. A atuação conjunta dos Operadores do Direito, com dignidade e civilidade, é essencial para que a Justiça se realize com eficiência e de maneira igualitária, alcançado a todos os que dela precisam. A AMAB, em nome dos magistrados baianos, reafirma seu posicionamento de relação harmoniosa e de colaboração recíproca com todos os segmentos da sociedade.
Elbia Araújo
Presidente da AMAB

quarta-feira, 19 de junho de 2019

CHEFE DE COZINHA SOFRE INFARTO FULMINANTE E MORRE EM ILHÉUS

CHEFE DE COZINHA SOFRE INFARTO FULMINANTE E MORRE EM ILHÉUSNota de falecimento: É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso grande amigo Maurício Torres. 


Vítima de um infarto fulminante dentro de sua residência, o chefe de cozinha Maurício Torres faleceu por volta das 11h dessa quarta-feira, dia 19. 

Maurício era irmão do advogado e procurador do município de Ilhéus , Plínio Torres, e também do empresário Mauro Torres, e do produtor de eventos, Marcelo Torres. 

Poucas horas antes de falecer, Maurício chegou a realizar uma postagem em seu perfil no Instagram, anunciando uma parceria com o bar Vesúvio. O velório acontecerá a partir das  17h, no SAF, no bairro Conquista, em Ilhéus.

Donos de veículos com placas de finais 7 e 8 têm 5% de desconto no IPVA até 26 e 27 de junho


Resultado de imagem para Donos de veículos com placas de finais 7 e 8 têm 5% de desconto no IPVA até 26 e 27 de junhoOs contribuintes que possuem veículos com placas de finais 7 e 8 têm até os dias 26 e 27 de junho, respectivamente, para quitar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. O alerta é da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), que dá ainda a opção de pagar o IPVA em três parcelas. Para aderir ao parcelamento, o pagamento da primeira cota deve ser feito nas mesmas datas do vencimento do desconto de 5%, isto é, 26 e 27 de junho.

Caso os proprietários prefiram quitar o tributo em cota única, sem desconto, os prazos são até 29 de agosto, para carros de placas final 7, e 30 de agosto, para automóveis de final de placa 8. Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos.

Neste mês de junho, os donos de veículos de placas de finais 3, 4, 5 e 6 também devem estar atentos ao pagamento do IPVA. Os proprietários de automóveis com finais de placa 3 e 4 devem pagar até os dias 27 e 28/06, respectivamente, a terceira cota, para quem parcelou o tributo, ou a cota única sem desconto. Por serem os prazos finais para essas placas, caso percam as datas, esses contribuintes já serão considerados inadimplentes com o IPVA 2019. Já os donos de veículos com placas 5 e 6 que dividiram o imposto em três vezes precisam quitar a segunda cota até 27 e 28 de junho, respectivamente.

As datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2019, disponível no site da Sefaz, Canal Inspetoria Eletrônica, IPVA. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. Os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2019. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. Já o seguro obrigatório deverá ser pago integralmente até o vencimento da primeira parcela do imposto, em caso de parcelamento do IPVA. 

Operação São João vai contar com mais de 21 mil PMs


Resultado de imagem para SÃO JOAO BAHIA PMSA Polícia Militar da Bahia empregará 21.484 policiais militares nos festejos juninos em todo o estado com a Operação São João 2019. Em Salvador, as principais festas irão acontecer no Centro Histórico e no Subúrbio. A PM também reforçará o policiamento nas vias de acesso, nas estações de transbordo e nos terminais marítimos.

Já na Região Metropolitana de Salvador (RMS) as principais festas acontecem nas cidades de Camaçari e Candeias, onde serão empregadas tropas especializadas em apoio ao efetivo local. Além dos eventos típicos do período haverá a intensificação do policiamento também para as festas relativas à Copa América, bem como os locais onde ocorrem concentrações de torcedores.

Este ano a PM vai utilizar as câmeras com sistema de reconhecimento facial nas principais vias de acesso da festa junina no município de Amargosa. Os equipamentos já usados em grandes eventos ajudam na identificação de criminosos.

Nas outras cidades do interior baiano onde acontecem os tradicionais festejos juninos também haverá reforço de policiais militares em regime de plantão, a exemplo Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Cachoeira, Ibicuí, Teixeira de Freitas, Irecê, entre outros municípios que converge grande público de baianos e turistas.

Nas estradas 

A PM também atuará a partir das 8h desta quinta-feira (20) até à 0h de terça-feira (25) com fiscalização e patrulhamento nas rodovias estaduais diante do fluxo das pessoas que viajam para o interior, por meio das equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (1ª CIPRv/Itabuna, 2ª CIPRv/Brumado e 3ª CIPRv/Barreiras).

A fiscalização será feita com a utilização de radares para monitorar os limites de velocidade permitida nas rodovias, com etilômetros para verificar o uso de bebida alcoólica combinado à direção pelos motoristas, verificação do porte obrigatório de documentos (condutor e veículo), além de abordagens preventivas para coibir a circulação de drogas e armas de fogo, com foco na preservação da vida.


Reforço no São João de Lençóis

Os moradores locais, assim como aqueles que escolherem curtir os festejos juninos em Lençóis, município também localizado na Chapada Diamantina, contará com reforço na Segurança Pública: o destacamento da 42ª Companhia Independente da Polícia Militar, localizado no distrito de Tanquinho.

O major Ubiraci Muniz, comandante da 42ª CIPM, explicou como será a atuação da unidade durante os dias de São João. "Vamos intensificar as abordagens, com o objetivo de evitar roubos a cargas e a transeuntes, garantir o policiamento em todas as trilhas e empregar o efetivo, tanto a pé como com motopatrulhamento.

As comemorações para o São João da cidade estão previstas para serem iniciadas nesta quarta-feira (19), mas o trabalho rotineiro da polícia já está em execução com o propósito de garantir a tranquilidade antes, durante e após os festejos que encerram no dia 24.

Com a chegada das festas juninas, cuidado com os fogos deve ser redobrado

Resultado de imagem para SÃO JOAO BAHIAA orientação mais importante é: crianças não devem manipular fogos de artifício. A segunda é que queimadura deve ser lavada apenas com água corrente, sem sabão, e a vítima deve ser levada imediatamente a uma unidade de saúde, para avaliação médica. As dicas são do médico Antônio Carlos Assunção, diretor técnico do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), que conta com uma Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), referência do interior da Bahia. 

Com o tema ‘O descuido dura um instante, as marcas, toda a vida’, o HRSAJ, realiza, durante todo o mês de junho, uma campanha de conscientização pelo Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, celebrado no dia 6 de junho. De acordo com o diretor do Hospital, normalmente, as queimaduras acontecem com crianças e adultos jovens. “É importante lembrar que, na unidade de saúde, o médico dará as orientações devidas para cada caso. Vamos esquecer a tradição da bisavó e tratar isso de modo atual”, destacou Antônio Carlos.

O médico contraindica a manipulação de qualquer tipo de fogos de artifício por crianças. “Os mais perigosos são as bombas, pois elas provocam, além das queimaduras, mutilações por explosão, lesões extremamente graves que podem ocasionar na perda dos membros”.

Em Salvador, a referência na área é o Hospital Geral do Estado (HGE), que possui o maior centro de queimados da Bahia, inaugurado em 2016. A unidade especializada, que possui 28 leitos de internamento e mais quatro de UTI, é um dos poucos equipamentos no país dotados de centro cirúrgico e UTI próprios. O HGE também é referência no setor de cirurgia de mãos, que podem ser atingidas, especialmente, por acidentes com bombas. 

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus segue os protocolos do Hospital Geral do Estado e, por estar localizado no Recôncavo, região conhecida pela tradição de guerra de espadas, registra um aumento considerável no número de atendimentos nesta época do ano. Esta semana, já houve um aumento de cerca de 5% no número de queimados, por conta dos festejos juninos. A Unidade de Tratamento de Queimados do equipamento no interior possui 21 leitos de internamento, salas de curativo e de balneoterapia, conta com equipe multiprofissional e dispõe de alta tecnologia para curativos de ponta e alta precisão. O local atende pacientes da microrregião de Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, com população de 800 mil habitantes. 

Raquel Dodge pede 80 anos de prisão para Geddel e 48 para Lúcio

Irmãos Lúcio na mira da justiça brasileira. Revisor da ação penal sobre o bunker de R$ 51 milhões que tramita no Supremo Tribunal Federal contra Geddel Viera Lima (MDB), o ministro Celso de Mello deve liberar o processo para julgamento pelo plenário da Corte até o início de julho.

 Desde o último dia 11, quando foram anexadas as últimas petições encaminhadas pela defesa do ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo na gestão Michel Temer (MDB), Celso de Mello se debruça sobre os autos para emitir seu parecer sobre o caso.

Duas semanas antes, o relator da ação, ministro Edson Fachin, disse que ela já estava pronta para ser submetida aos 11 integrantes do STF. A previsão entre auxiliares que trabalham diretamente com Celso de Mello é a de que o decano do Supremo conclua seu voto dentro de 15 dias.

Em manifestação ao STF, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu 80 anos de prisão para Geddel e 48 anos para seu irmão, o ex-deputado Lúcio Vieira Lima (MDB), por lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Operação Xavier: Juíza libera Valmir Freitas para ir a cultos aos domingos

Valmir e o sarapatel da Câmara.
A juíza Emanuele Vita Leite Armede, Titular da 1ª Vara Criminal de Ilhéus, liberou o ex-vereador Valmir Freitas, investigado na Operação Xavier, do Ministério Público Estadual, para frequentar os cultos da Igreja Batista Lindinópolis, situada no bairro da Conquista, apenas aos domingos. 

A juíza fixou os horários de cultos entre às 08h45 às 12hs e das 18hs às 21hs. O benefício foi concedido após ter a prisão preventiva convertida em medidas cautelares.  

Valmir é obrigado a comparecer mensalmente em juízo, para informar e justificar atividades; estar proibido de ter acesso ou frequentar à Câmara Municipal de Vereadores de Ilhéus ou em outros órgãos da gestão municipal; não pode manter contato com outros investigados e testemunhas; proibido de ausentar-se da Comarca sem prévia autorização do Juízo, devendo-se, inclusive, recolher-se o passaporte; recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga, além de estar proibido do exercício de qualquer função pública no Município de Ilhéus, como também de participar de qualquer tipo de contratação. 

Na Operação Xavier desencadeada no último dia 15 de maio pela Promotoria de Justiça de Ilhéus, GAECO, e com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Valmir era um dos cabeças que liderava a propina na gestão do ex-presidente da Câmara Lukas Paiva (PSB), concomitantemente com assessores parlamentares ligados à Lukas. 


Criminosos colocam fogo em veículo com repórter da TV Bahia dentro do porta-malas


O repórter da TV Bahia Jony Torres foi trancado na mala do próprio carro durante uma tentativa de assalto no início da noite desta segunda-feira (17) na zona rural de Esplanada, região nordeste do estado. Os ladrões ainda atearam fogo ao veículo, mas Jony conseguiu escapar antes das chamas consumirem seu veículo, um modelo Nissan Tiida.


O crime foi cometido por dois homens que estavam numa moto. Segundo o jornalista, um deles aparentava ser adolescente, mas foi o mais velho que comandou toda a ação. O jornalista conta que o assalto durou, aproximadamente, 30 minutos. Ele ainda chegou a ser reconhecido pelo mais jovem, mas foi confundido com um policial.



Para ele, foi mais uma violência psicológica do que física. Segundo ele, os dois assaltantes aparentavam estarem embriagados e drogados. “Eles só queriam o celular, na hora do nervoso, nem lembrei que tinha deixado na fazenda e falei que devia ter caído no carro”, conta. O jornalista entregou a carteira com R$ 400, mas mesmo assim os ladrões ficaram irritados.

Jony contou que precisou ir resolver um problema na fazenda de última hora e saiu, por volta das 18h30min, para fazer um lanche em um posto de gasolina na BR-101. Para chegar até o local, trafegou por uma estrada de terra de cerca de 3 km. Quando estava voltando, precisou diminuir a velocidade por conta de uma linha férrea que tem na região e foi nesse momento que o jornalista foi abordado pelos assaltantes.



Só quando ouviu o barulho da moto dando partida é que o jornalista teve coragem de tentar sair do carro. “Meu carro era daqueles que tem uma cordinha para baixar o banco, eu consegui baixar e sair pelas portas do fundo. Só então vi que a parte da frente do carro já estava toda em chamas. Jogaram cachaça no carro e tocaram fogo”.



O jornalista não soube estimar quanto tempo ficou preso no porta-malas. Mas quando achou que os bandidos já tinham saído do local, conseguiu sair do carro. Primeiro ele se escondeu no mato e depois começou a correr, pra sair dali. “Na estrada de chão me deram socorro e acionaram a Polícia Militar, que foi no local e encontrou meus documentos jogados no chão”, conta.



Quase 24 horas depois do assalto, o jornalista conta que até agora está praticamente sem dormir. “Só pensava nos meus filhos”, diz. Ele já havia sofrido um assalto em Salvador, mas nada que fizesse com que ele temesse tanto pela sua vida. “Foi terrível. Uma maldade sem sentido. Queriam me matar só por causa de um celular”, comentou Jony, destacando que os bandidos estavam visivelmente transtornados.



O veículo está no seguro. Na manhã desta terça-feira (18), policiais civis iniciaram a caçada aos bandidos. O caso é investigado pela delegacia de Esplanada. (Correio 24h)

Pedido de impeachment do prefeito Fernando Gomes é negado pelos vereadores

Um estudante de direito, morador de Itabuna, protocolou um pedido de Impeachment do prefeito Fernando Gomes e foi surpreendido na tarde de ontem (18). A câmara de Vereadores rejeitou o pedido em uma votação que, segundo o estudante, não teve divulgação.

O autor do pedido, Emanuel Junior (22), afirmou que queria defender sua tese em plenário, mas não sabia da votação, sendo informado por um vereador de última hora.

O pedido foi embasado no descumprimento orçamentário, com atraso do duodécimo da câmara de vereadores, o que configura crime de responsabilidade, impedimento do trabalho de outro poder. Eram necessários 11 votos para continuidade do processo de cassação, sendo que o presidente não vota. O processo teve cinco votos favoráveis, onze contrários e quatro abstenções.

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Aproximadamente 5 mil benefícios do bolsa família podem ser cancelados em Ilhéus


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus divulga lista atualizada dos benefícios pendentes do programa Bolsa Família. Cerca de 5 mil benefícios estão com pendências no município e podem ser suspensos se não forem regularizados.

Para regularizar o benefício, o usuário deve comparecer à sede da SDS, das 7 às 13h, ou em uma das cinco unidades do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) no município. As equipes estão de prontidão para atender os cidadãos das de 8 às 12h.

Todas as famílias indicadas para Atualização Cadastral de 2019 devem passar por uma entrevista, conforme orientações e prazos estipulados pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC). A organização do trabalho deve se basear na listagem das famílias por público-alvo.

OBRIGATÓRIO

É obrigatório informar quem são as pessoas da família, renda de cada uma delas, inclusive os cônjuges, os jovens maiores de 18 anos, idosos e pessoas com deficiência, desde que residam no mesmo domicilio e dividam despesa com os demais. Recomenda-se que idosos e pessoas com deficiência que recebam BPC sejam atendidos no processo de atualização cadastral com entrevista em domicilio, pois podem sofrer dificuldades de locomoção.

O esclarecimento de dúvidas poderá ser realizado pela Central de Atendimento do Ministério da Cidadania. O novo telefone de contato do Ministério é o 121, que funciona inclusive nos fins de semana. O serviço é gratuito e exclusivo para ligações de telefones fixos.

Horário de Atendimento de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, e nos finais de semana e feriados nacionais, de 10h às 16h, durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família. O atendimento eletrônico é disponível 24 horas todos os dias da semana.

CONFIRA OS ENDEREÇOS E TELEFONES DAS UNIDADES DO CRAS:
CRAS Olivença – Rua Lúcio Soub, 51, Olivença (73) 3269-1144

CRAS Sul – Rod. Pontal-Buerarema, Km 1, Nossa S. da Vitória (73) 3632-5714

CRAS Vilela – Avenida Governador Paulo Souto, 625 (73) 3633-7150

CRAS Oeste – Rua Duque de Caxias, 154 (73) 3689-1677

CRAS Norte – Avenida Raimundo Sá Barreto, 539 (73) 3634-1566

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Dallagnol e outros procuradores ainda não entregaram seus celulares à PF

deltan-dallagnol
Brasília – Um dos principais alvos dos ataques feitos por hackers, o procurador da República Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, ainda não entregou seu celular para perícia da Polícia Federal (PF), segundo disseram duas fontes a par da investigação ao jornal O Estado de S. Paulo. O inquérito para apurar a invasão foi aberto há um mês, mas até agora os investigadores não tiveram como analisar o aparelho.
O ministro da Justiça, Sérgio Moro, e a juíza federal Gabriela Hardt, que sucedeu Moro na 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, já enviaram seus aparelhos. Os inquéritos para apurar os ataques aos dois foram abertos na semana passada.
As apurações ainda são iniciais, mas até agora os peritos acreditam que as mensagens que vieram a público foram retiradas do celular do Dallagnol. A verificação feita até o momento no aparelho de Moro não indicou extração de informações.
O Estado apurou que outros procuradores também não enviaram seus aparelhos de celular para a PF, o que não dificulta o trabalho para identificar o autor dos ataques, uma vez que as informações estão armazenadas na nuvem. Além dos procuradores e juízes, três delegados da PF de São Paulo foram alvo. Um inquérito já foi instaurado.

A assessoria de imprensa do Ministério Público Federal (MPF) afirmou que Dallagnol não irá comentar, já que “se trata de questão de segurança” e o caso é “alvo de inquérito da PF”. A assessoria de Moro confirmou o envio do celular e disse que ele ainda não foi devolvido. A reportagem não conseguiu localizar Gabriela Hardt. A PF não comentou.

Preocupação

Desde o mês passado, quando os primeiros ataques foram identificados, a Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu ao menos cinco alertas com instruções de segurança aos procuradores de todo o País.
O primeiro foi feito no dia 8 de maio. Na ocasião, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) produziu uma cartilha com medidas a serem adotadas para evitar fraudes, como manter os sistemas operacionais dos celulares sempre atualizados.

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Advogado da Bahia assumirá a defesa de Najila Trindade em caso Neymar.

Resultado de imagem para cosme araujoNajila Trindade terá um novo advogado designado para fazer sua defesa na acusação de estupro contra o jogador Neymar. O profissional se chama Cosme Araújo Santos e é de Ilhéus, na Bahia. O profissional aguarda uma procuração de Najila para que seja oficializado como o novo defensor da modelo. 

Depois de receber o documento, ele virá a São Paulo para conversar pessoalmente com a cliente. "Estou em Ilhéus. Ela vai me encaminhar a procuração e quando assinar me desloco para São Paulo. Por enquanto só tenho conhecimento do que foi falado na mídia. Tenho que me inteirar do inquérito, ter acesso às provas e conversar com ela", disse em entrevista Cosme Araújo Santos ao UOL. 

segunda-feira, 10 de junho de 2019

REVELAÇÕES DO INTERCEPT COMPROVAM: MORO ATUAVA DE MODO ILEGAL JÁ ANTES DE SER GOVERNO

82901752_Brazils-Justice-minister-Sergio-Moro-attends-a-news-conference-during-Estoril-ConferencesA justiça nunca é imparcial. É sempre uma justiça de classe. A Operação Lava Jato começou revelando esquemas de corrupção envolvendo todos os partidos que governaram a Nova República. As relações entre PP, PMDB, PT, PSDB, PTB, DEM e as empreiteiras que controlam as obras públicas desde sempre, a começar pelo regime militar, foram desnudadas. Este é um fato. Mas as revelações logo começaram a mostrar mais a corrupção de uns em detrimento da de outros. A seleção passou rapidamente a ser determinada pelos interesses políticos da burguesia em sua tentativa de consolidar o afastamento do PT do condomínio do poder.
Quando Sérgio Moro aceitou ser ministro da Justiça de Bolsonaro, ficou evidente seu interesse político no caso e desmoronou qualquer hipótese de que tivesse sido um juiz imparcial. Ao contrário, ele atuou para tirar Lula da disputa presidencial e facilitar a eleição de seu atual chefe. Um chefe que, além de tudo, confessou que combinou com Moro a sua indicação a vaga no STF como compensação ao desgaste que teria ao aceitar o cargo de ministro. Uma ilegalidade atrás de outra. O processo eleitoral que levou Bolsonaro ao governo foi marcado por uma série de distorções e manobras, sendo a principal delas, como apontamos em nossos escritos à época, o impedimento de que o líder das pesquisas se apresentasse como candidato.
Por reconhecer o caráter de classe da justiça e seus interesses políticos, de nossa parte, embora sempre tenhamos condenado a opção do PT de governar com a burguesia e de ter adotado seus métodos, em nenhum momento aceitamos a prisão de Lula.
Agora, as revelações do Intercept mostram novas provas contundentes da ação combinada e ilegal entre procuradores e o juiz Sérgio Moro, que mostrou uma vez mais que não atuou como juiz mas, sim, como investigador e chefe de acusação.
Diante destes fatos gravíssimos, a população deve estar consciente de que não pode confiar nas instituições dominadas pela burguesia e deve se unir e se organizar para defender seus próprios interesses.
Como medida prática, impõe-se também a imediata libertação do ex-presidente Lula. Já há previsão sobre a progressividade de sua pena e a possibilidade de prisão domiciliar. Procrastinar acerca desse pedido da defesa do ex-presidente é confirmar a linha de perseguição política. A questão envolvendo a situação de Lula não diz respeito apenas aos seus partidários, mas a todos os interessados em defender as liberdades democráticas no país, constantemente ameaçadas pelo governo Bolsonaro.
Neste sentido, a defesa da liberdade de imprensa deve ser intransigente. E neste caso específico, além da liberdade de imprensa, reivindicamos a coragem que mostrou o Intercept ao revelar este material, coragem que deve servir de estímulo para todos.

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Diogo Nogueira revela o tamanho do seu dote durante entrevista


Resultado de imagem para diogo nogueira sungaO cantor Diogo Nogueira deu uma entrevista para o talk show, Os Suburbanos, no Multishow. Após uma pergunta quente, o gato falou um pouco sobre o tamanho do seu dote.


No quadro erótico “Sabonete Ménage”, o personagem Jerfinho perguntou ao sambista sobre o tamanho da e a resposta surpreendeu. Usando uma fita métrica, Diogo mostrou que o tamanho do seu brinquedo é de 20 cm.

Ludmilla já namorou com passista do Salgueiro e teve romance com MC Rebecca


Resultado de imagem para ludmilaMuitas pessoas ficaram surpresas com o namoro da cantora Ludmilla com a bailarina Brunna Gonçalves, mas fique sabendo que esse não é o primeiro relacionamento da cantora com uma mulher.


Ela já teve um namoro bem longo com a passista do Salgueiro, Isabelly Costa, que durou cerca de três anos, mas a cantora preferiu não tornar público na época. Ludmilla também já teve um romance com a MC Rebecca, que recentemente foi apontada como ex de Anitta.


José Loreto aparece na praia com a mala marcado e deixa todo mundo louco


José Loreto (Foto: JC Pereira/AgNews)O ator José Loreto foi fotografado em uma praia e a sua mala chamou atenção de todos. Além de ter um corpo de deixar qualquer um com o inveja, o gato também tem uma mala dos deuses.

Representantes das outras paradas LGBT do Brasil abrirão a 23ª Parada de SP


A 23ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo terá uma abertura inédita e bem significativa para o movimento. Representantes de outras paradas LGBT do Brasil, estarão na frente do primeiro trio com as bandeiras de seus Estados.

Essa ideia surgiu da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que é responsável pelo evento.

Deputado do PSL diz que tem sofrido assédio de homens gays interesseiros


Resultado de imagem para Douglas GarciaDouglas Garcia, deputado estadual do PSL, declarou que desde que revelou ser gay, tem recebido muito assédio de homens gays e interesseiros.

“Aproveitando a situação do Neymar, assim como existe a tal da “Maria-Chuteira”, também existe a “Maria-Gabinete” e, recentemente, pelo menos para mim, apareceu uma nova categoria muito mais incisiva, insistente e que surge em qualquer canto: o João-Gabinete”, escreveu o deputado no Twitter.

Secretário preso em Operação é solto após Justiça conceder habeas corpus

Ilhéus: Secretário preso em Operação é solto após Justiça conceder habeas corpus O secretário de agricultura de Ilhéus,, Valmir Freitas, foi solto nesta quinta-feira (6). 

O também ex-vereador teve um habeas corpus deferido pelo desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, da Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).  A defesa do secretário alegou que a prisão preventiva de Freitas era desnecessária, já que ele tinha colaborado com as investigações, o que incluiu depoimento ao Ministério Público do Estado.

Valmir Freitas foi preso no dia 15 de maio durante deflagração da Operação Xavier. A ação investiga crimes contra a administração pública, fraudes em licitações e contratos e lavagem de dinheiro no âmbito da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Os crimes teriam ocorrido entre 2011 e 2018.

Prefeito cancela Devinho no SJ após cantor ser acusado de agredir ex que é de Alagoinhas

Resultado de imagem para agressãoO cantor Devinho Novaes não integrará mais a grade de atrações do São João de Alagoinhas, na região do Litoral Norte, após ser acusado pela ex-namorada Aylle Santiago de agressão (veja aqui). Em entrevista ao Bahia Notícias, Joaquim Neto (PSD) explicou que a decisão partiu principalmente pelo fato da jovem ser alagoinhense. “O problema de Devinho foi que, além de ter sido uma acusação grave a uma mulher, ela é daqui de Alagoinhas, os pais dela residem aqui e ela também. Então, não ficaria bom para nossa terra. Fora que poderia ter confusões, protestos por ter agredido uma alagoinhense. Perigoso, inclusive, para ele”, pontuou.

Para o seu lugar, o gestor revelou que a disputa está entre Elba Ramalho, Alceu Valença e Harmonia do Samba. “Estamos fechando ainda. Depende da agenda. Mas será um desses três”. Até o momento, o São João do município terá a abertura com a Orquestra Sanfônica da Bahia, no dia 22 de junho, e shows de Adelmário Coelho, Flávio José e Bell Marques, no dia 23. A divulgação da grade final ocorrerá na segunda-feira (10).

Além disso, para celebrar o dia do padroeiro da cidade, Santo Antônio, a partir do dia 12 de junho, o Trem do Forró fará um trajeto especial entre a Estação de trem de São Francisco e o Miguel Velho. A viagem durará aproximadamente 40 minutos. O evento seguirá até o dia 16. Serão 22 viagens nos cinco dias. 

Ministério da Economia quer limitar supersalários do funcionalismo público

Ministério da Economia quer limitar supersalários do funcionalismo públicoA fim de limitar os "supersalários" do funcionalismo público, o Ministério da Economia avalia uma proposta para atingir esse objetivo. 

A ideia da equipe do ministro Paulo Guedes é limitar a remuneração, no máximo, à média salarial de funcionários em função semelhante no setor privado.

Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, um estudo feito pelo Banco Mundial, em 2017, demonstrou que há disparidade. 

De acordo com o levantamento, servidores públicos federais ganham 67% a mais do que um empregado em cargo semelhante, com a mesma formação e experiência profissional, mas no setor privado.