quarta-feira, 31 de julho de 2019

PF deflagra desdobramento da Operação Pinel em Salvador e mais 3 cidades da Bahia

A Polícia Federal, juntamente com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, deflagra na manhã desta quarta-feira (31) a Operação Pinel, que visa desarticular organização criminosa atuante na Bahia, especializada em fraudar benefícios previdenciários. Estão sendo cumpridos 26 mandados, sendo 15 de busca e apreensão e 11 de prisão temporária, em diversas cidades, dentre elas Salvador, Aratuípe, Vera Cruz e Nazaré. Além disso, também foi determinada pela Justiça Federal a suspensão do exercício da função pública do médico-perito envolvido no esquema.

De acordo com a PF, o grupo criminoso, em conluio com servidores do próprio INSS, manipulava perícias médicas em troca de vantagens financeiras indevidas, com vistas a ativar ou manter ativos benefícios previdenciários fraudulentos, em sua maioria da espécie auxiílio-doença.

Durante as investigações foi revelada a existência de uma extensa rede criminosa de despachantes/intermediários especializados na execução de fraude em desfavor do INSS, consistente na simulação de doenças incapacitantes ao trabalho (em sua maioria ligadas a transtornos psicológicos), bem como no direcionamento de pericias-medicas.

O valor do prejuízo estimado com as fraudes até agora já supera os  R$11 milhões, relacionados a cerca de 200 benefícios previdenciários com suspeita de fraude. Acredita-se que com o avanço das investigações esses números aumentarão consideravelmente.


Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles integrar organização criminosa, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistemas de informações, corrupção ativa, corrupção passiva, dentre outros, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 50 anos de prisão.

Funcionários dos Correios anunciam greve a partir desta quarta-feira

Os trabalhadores dos Correios anunciaram que entrarão em greve a partir da noite desta quarta-feira, 31. Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), a categoria realizou na manhã desta terça-feira, 30, a última reunião prevista no calendário de negociação com os Correios, em Brasília.

De acordo com Fischer Moreira, secretário de imprensa da Fentect, a categoria protesta contra o baixo “reajuste salarial e contra a retirada de direitos históricos da categoria”. Uma das alterações propostas pela empresa é a exclusão de pais como dependentes no plano de saúde dos funcionários e aumento na coparticipação do plano, que hoje está por volta de 30%. O reajuste salarial proposto é de 0,8%, valor considerado irrisório pela federação.


Os Correios estão em meio a uma possibilidade de privatização, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro. Os planos do governo, por enquanto, são de investir esforços na reforma da Previdência, enquanto as privatizações ficariam para um segundo momento. Fischer Moreira alega que a base aliada do governo no Congresso Nacional, como a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), divulga informações sobre a empresa que “faltam com a verdade”.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Estudantes tem até hoje (29) para renegociação do FIES

Resultado de imagem para fiesEstudantes do ensino superior que aderiram ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até esta segunda-feira (29) para pedir a renegociação da dívida. De acordo com o Ministério da Educação, a vantagem é que os valores podem ser parcelados por, no mínimo, 48 meses. Antes de abril, quando foi aberto o período para renegociação, só era possível o pagamento à vista.

O MEC informou que mais de 500 mil alunos estão com os contratos de financiamento na fase de amortização e com atraso no pagamento das prestações. O saldo devedor total alcança cerca de R$ 11,2 bilhões.

Pelas regras, a renegociação pode ser feita por estudante que firmou contrato com o Fies até o segundo semestre de 2017; possui parcelas atrasadas em, no mínimo, 90 dias, tem contrato em fase de amortização. Além disso, os contratos não podem ser objeto de ação judicial.

Gal Costa 'rege' protesto da plateia em show no MS: 'Ei, Bolsonaro, vá tomar no c*'; veja vídeo

A política ganhou protagonismo em dois eventos culturais puxados por grandes artistas baianas neste fim de semana. 



Enquanto Ivete Sangalo pediu que sua banda seguisse tocando ao mesmo tempo em que seus foliões gritavam contra o presidente Jair Bolsonaro, neste sábado (27), durante o Fortal (clique aqui), no mesmo dia, Gal Costa “regia” a manifestação de sua plateia, em seu show no Festival de Inverno de Bonito, no Mato Grosso do Sul.





Gal se preparava para entrar no palco e cantar “Bloco do Prazer”, quando o público começou a gritar palavras de ordem: “Ei, Bolsonaro, vá tomar no c*”. A banda então seguiu tocando no ritmo do protesto, que em seguida ganhou adesão da cantora. Diante da plateia e com microfone afastado, ela incentivava os protestos, para em seguida retomar a canção: “Pra libertar meu coração/ Eu quero muito mais/ Que o som da marcha lenta”.
            

Em coro, foliões de Ivete no Fortal protestam contra Bolsonaro: 'Vai tomar no c*'; assista

Em coro, foliões de Ivete no Fortal protestam contra Bolsonaro: 'Vai tomar no c*'; assistaA passagem de Ivete pelo Fortal, neste sábado (29), em Fortaleza, rendeu a mais do que sua estreia no comando do bloco Village. Em determinado momento, os foliões puxaram um coro em protesto ao presidente Jair Bolsonaro. Ivete, então, pediu para a banda iniciar uma música. Assista:







Ilheense ocupa cargo de Secretário Nacional LGBTQIA+ do PMN Partido da Mobilização Nacional

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e texto
Presidente nacional do PMN Partido da Mobilização Nacional Carlos Massarollo
e o novo Secretário Nacional LGBTQIA+ Mauricio monteiro
                     


Em entrevista ao Jornal Ilhéus News, o Senhor Maurício Monteiro Florêncio informou: Que aceitou o convite do partido PMN PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL para ser Secretário Nacional LGBTQIA+

Maurício Chega pra promover ações que garantam a cidadania e os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática, na qual nenhuma pessoa seja submetida a quaisquer formas de discriminação, coerção e violência, em razão de suas orientações sexuais e identidades de gênero. 

Obrigado a todos do meu Partido PMN e em especial meu presidente Carlos Massarollo

O senhor Maurício que já foi Coordenador, Vice Presidente, Presidente do grupo gay de Ilhéus o EROS e suplente no conselho Municipal de Saúde na cidade de ilhéus, onde exerceu um excelente trabalho na área de DST/AIDS DE ILHÉUS

O Jornal Ilhéus News lhe parabeniza 

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Bolsonaro exclui da internet conteúdos que alertavam sobre o combate do HIV

Imagem relacionada
O governo federal encerrou na última segunda-feira (22), as redes sociais do Departamento de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis, que eram um dos principais meios de informação sobre a Aids e Hepatites Virais.


No Twitter, o departamento explicou que as notícias agora serão divulgadas através do perfil do Ministério da Saúde.

“A partir de hoje, esta página não será mais atualizada. Os novos conteúdos serão postados nas redes oficiais do @minsaude. Contudo, para garantir o histórico de postagens, a página não será apagada e poderá ser usada para consultas”.

Morre Cacik Jonne, ex-guitarrista do Chiclete com Banana

  Músico lutava contra uma doença degenerativa desde 2001

Morreu na manhã desta sexta-feira (26) Cacik Jonne, ex-guitarrista do Chiclete com Banana, que ficou conhecido como Índio. Segundo informações do colunista Osmar Marrom, do jornal 'Correio', o músico teve falência múltipla dos órgãos.

De acordo com a publicação, os sócios da bandam Wadinho Marques e Rey Gramacho, foram comunicados sobre a morte do ex-integrante do grupo nesta manhã. Jonne lutava desde 2001 contra a doença degenerativa ataxia cerebelar, uma inflamação do cerebelo que pode ser causada pelo abuso de álcool ou drogas, severa infecção viral ou anomalia congênita.


terça-feira, 23 de julho de 2019

ANAC PROÍBE POUSO DE RUI COSTA NA INAUGURAÇÃO DO AEROPORTO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

ANAC PROÍBE POUSO DE RUI COSTA NA INAUGURAÇÃO DO AEROPORTO EM VITÓRIA DA CONQUISTAUma das maiores obras estruturantes da Bahia nos últimos anos, o Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, será inaugurado amanhã (23). A cerimônia de inauguração que deveria ser uma grande festa do povo conquistense e região virou palco de grandes polêmicas devido a exigências do presidente da república Jair Bolsonaro.

Por orientações da presidência, Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) proibiu o pouso do avião do Governador da Bahia Rui Costa. A informação foi noticiada com exclusividade pelo jornalista Frarlei Nascimento, corresponde da Rádio Sociedade, no Programa Balanço Geral, apresentado por Raimundo Varela.

O Avião Presidencial é o único que a ANAC permitiu pousar. Até mesmo as aeronaves de pequeno porte estão proibidas.

Na programação, Rui Costa chegaria em Conquista em um avião a jato fretado da Viação Azul, acompanhado de cerca de 100 autoridades. Porém, o Governo do Estado recebeu uma ligação da ANAC proibindo a utilização da pista.  Agência Nacional justificou afirmando que a pista está em fase de teste e ainda estará molhada no momento da inauguração.

As proibições levantam suspeita de retaliação ao governador Rui Costa que é também presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Há menos de uma semana, Bolsonaro fez falas xenofóbicas em relação à região Nordeste e aos seus governadores.


As ações e posicionamentos discriminatórios  do presidente têm recebido aval da prefeitura de Vitória da Conquista. Além de permitir as exigências e restrições na cerimônia de inauguração, o Governo Herzem mandou tirar outdoors do governo da Bahia que anuncia inauguração de aeroporto na cidade com o objetivo de boicotar o governador Rui Costa.

Alice entra com liminar para garantir participação popular em inauguração de aeroporto

Alice entra com liminar para garantir participação popular em inauguração de aeroportoA deputada federal da Bahia Alice Portugal (PCdoB) protocolou uma ação popular com pedido liminar direcionado ao juiz federal de Vitória da Conquista para garantir a participação popular na inauguração do aeroporto Glauber Rocha, agendado para esta terça-feira (23), na cidade do sudoesta da Bahia.

No documento a parlamentar usa como argumento a restrição do número de participantes imposta pelo governo federal no evento, de 600 convidados, e que deixará de fora a população da cidade.

Alice ainda cita como argumento o fato da prefeitura de Vitória da Conquista ser correligionária do presidente da República Jair Bolsonaro e ter retirado oudoors que atribuiam a obra ao governo do estado da Bahia das ruas da cidade.

Reforma trabalhista de Bolsonaro derruba adicional de risco de motoboy.


Resultado de imagem para moto boyA nova reforma trabalhista que está em análise pelo Congresso prevê o fim do adicional de periculosidade de 30% para motoboys, mototaxistas e quem usa motocicleta para exercício da profissão.

Após pressão da categoria, integrantes do governo e o relator da proposta, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), afirmaram que o texto será corrigido para não acabar com o adicional de risco para esses profissionais.

Lei sancionada em 2014, pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), passou a considerar como perigosas as atividades com moto. Isso garante um extra de 30% sobre o salário.

Mas, pela proposta aprovada na semana passada por comissão do Congresso, motoboys e demais profissionais que precisam de motocicleta seriam excluídos da lista de atividades de risco, o que derrubaria o adicional.

De acordo com a ONG Observatório Nacional de Segurança Viária, cerca de um terço das mortes no trânsito é relacionada a motocicletas. Das 37,3 mil mortes de 2016, as motocicletas foram responsáveis por 12,1 mil.

O presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso uma MP (medida provisória) para flexibilizar regras para empresas cujos negócios são considerados de baixo risco, startups e outros setores. 

O texto passou a ser chamado de MP da Liberdade Econômica.

O governo aproveitou esse projeto e, em acordo com Goergen, incluiu medidas para flexibilizar leis trabalhistas -uma espécie de nova reforma trabalhista.

Para o Sindimoto SP (Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas, Mototaxistas Intermunicipal de São Paulo), apesar de grande parcela da categoria atuar na informalidade ou como pessoa jurídica, o adicional de risco é necessário para a categoria.

"Estão fazendo uma manobra para acabar com nosso direito. Os números de mortes mostram que é uma profissão de risco", disse o presidente do Sindimoto SP, Gilberto Almeida dos Santos.

Goergen disse que, após um pedido do Ministério da Economia, fez as mudanças na MP, até mesmo para alterar a parte da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) que trata do adicional de periculosidade da categoria.

No entanto, o deputado declarou que houve um erro na elaboração da proposta e que a ideia não era acabar com o extra de 30%.

O objetivo, segundo ele, é esclarecer o texto da CLT, que tem permitido estender o adicional para profissões que não dependem de moto.

O artigo atualmente diz que "são também consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta". A nova redação proposta para a CLT ainda vai ser debatida.

"Não queremos tirar o direito dos motoboys. Foi um erro e que vai ser corrigido", disse o relator.

Como a MP ainda precisa passar pelo plenário da Câmara e do Senado, o projeto pode ser alterado. A ideia é fazer a correção --e manter o adicional de risco-- ainda na Câmara.

A inclusão de uma reforma trabalhista na MP da Liberdade Econômica causou revolta no Ministério Público do Trabalho, que contesta a proposta.

O texto prevê o fim da obrigação da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), formada por funcionários, em empresas ou locais de trabalho com menos de 20 funcionários e diminui o poder fiscalizatório dos órgãos de Estado sobre as empresas.

Além disso, permite que trabalho aos domingos e feriados não tenha remuneração extra se houver folga em outro dia da semana e prevê que a legislação trabalhista não seja aplicada se o trabalhador receber mais que 30 salários mínimos (cerca de R$ 30 mil).

Outro artigo da MP determina que multas só poderão ser aplicadas, em muitos casos, em uma segunda visita do fiscal.

Essas alterações nas leis trabalhistas foram aprovadas por uma comissão formada por deputados e senadores criada especialmente para analisar a medida provisória.

A votação ocorreu na semana em que o plenário da Câmara esteve ocupado votando, em primeiro turno, a reforma da Previdência.

Ainda não há data para que o plenário vote a MP da Liberdade Econômica e da reforma trabalhista. Mas isso deve ocorrer após o segundo turno da reforma da Previdência, ou seja, em meados de agosto.

Mais de meio milhão de pessoas fazem menos de três refeições por dia na Bahia

Resultado de imagem para fome no nordesteApesar do presidente Jair Bolsonaro afirmar na última sexta-feira (19) que falar de fome no Brasil é “uma grande mentira” (veja aqui), dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) apontam para um cenário contrário na Bahia. Estima-se que, em 2017, cerca de 3,6% da população do estado vivia com menos de três refeições por dia. 

O número representa uma taxa de pelo menos 547 mil baianos que não teriam acesso a uma alimentação básica composta por café da manhã, almoço e jantar. Outras 31 mil pessoas no estado viviam até 2017 com até uma refeição por dia, enquanto 1,8 milhão de famílias teriam renda mensal per capita menor que R$ 178. A quantia, de acordo Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), coloca as famílias baianas em uma faixa de extrema pobreza e, portanto, submetidas a algum tipo de insegurança alimentar. 

Diferente da fome, a insegurança alimentar é o processo que traduz a falta de acesso a alimentos saudáveis e em ideal quantidade para os seres humanos. Só em Salvador, estima-se que cerca de 41% da população sofra algum tipo de insegurança alimentar. A taxa representa 1,2 milhão de de soteropolitanos, sendo 676 mil em insegurança alimentar leve, 431 mil em insegurança alimentar moderada e 100 mil em insegurança alimentar grave.

Uma pessoa nessa situação, por exemplo, pode passar desde fome à apresentação de quadros de desnutrição, deficiências de micronutrientes e de doenças relacionadas ao excesso de peso e às crônicas não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares. 

Professora de Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), a nutricionista Michele Oliveira diz que é papel da administração pública realizar atividades que combatam os quadros de má alimentação da população. “O Estado precisa encarar isso como uma questão de saúde e de direitos humanos. Garantir uma boa alimentação para as pessoas é deixar que elas vivam de uma forma digna com tudo aquilo que o cidadão deveria ter. A insegurança alimentar, causada pela falta ou pela má qualidade de alimentos, traz más condições à vida plena que uma pessoa deveria levar”, argumenta a especialista. 

A professora criticou a fala do presidente Jair Bolsonaro sobre a fome no país e a decisão do governo federal de extinguir o Conselho Nacional de Segurança Alimentar, que acompanhava a política nacional de segurança alimentar institucional. “A decisão de acabar com o conselho quebra a possibilidade de debater políticas nacionais que proporcionaram a redução da fome no país”. 

Ao argumentar pelo fim da fome no Brasil na última semana, o presidente Bolsonaro afirmou que não via mais pelas ruas pessoas esqueléticas. A ponderação, no entanto, é questionada pela professora Michele Oliveira. “A obesidade não é um resultado positivo de combate à fome. Além das 5,2 milhões de pessoas que passam fome no Brasil, a gente precisa entender que as faixas que estão um pouco acima, que ganham até um salário mínimo, não estão seguras do ponto de vista alimentar. Sem a preocupação do governo, como essas pessoas ficam? Negligenciadas?”, questionou Oliveira. 

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins, classificou a fala do presidente como infundada e sem paralelo com a realidade da população do Brasil. “O país tem mais de 13 milhões de desempregados e isso, obviamente, interfere diretamente no número de pessoas que sofrem de insegurança alimentar grave. É um retrocesso, pois o Brasil havia saído do mapa mundial da fome”, disse. 

Segundo o Banco Mundial, a crise econômica dos últimos anos empurrou 7,4 milhões de brasileiros para a pobreza entre 2014 e 2017. Com isso, houve um salto de 20,5% - de 36,5 milhões para quase 44 milhões - no número de pessoas vivendo com menos de R$ 21,20 por dia. “Diante de todos esses dados, essa declaração de Bolsonaro só pode ter sido dada por alguém que não conhece a realidade do Brasil, em especial a do Nordeste do país e do semiárido brasileiro”, retrucou Martins. 

O Governo da Bahia, por meio da SJDHDS, mantém duas unidades do Restaurante Popular, ambas em Salvador, localizadas nos bairros do Comércio e da Liberdade, onde são oferecidas em torno de 5 mil refeições por dia, a R$ 1,00, sendo que crianças de até cinco anos não pagam.

No ano de 2019, entre os meses de janeiro e julho, foram servidas 342 mil refeições no Restaurante Popular do Comércio e 300 mil refeições na unidade da Liberdade, totalizando 642 mil refeições até o momento. 

A maior parte dos produtos utilizados nos restaurantes são da agricultura familiar, gerando renda para as comunidades agrícolas, além de assegurar a qualidade nutricional dos alimentos comercializados nas unidades.


DISCURSO DO PRESIDENTE
A fala inicial de Bolsonaro sobre a fome no país foi uma resposta a uma representante do jornal espanhol El País, em Brasília, que disse que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, havia manifestado preocupação com a desigualdade no Brasil. 


Após repercussão negativa da afirmação que a fome no país era uma mentira, Bolsonaro, ao final de um evento em comemoração ao Dia Nacional do Futebol, amenizou e reconheceu que “alguns passam fome”. O presidente ainda declarou que era inadmissível ocorrer esse quadro em um país com as características naturais do Brasil, com muita disponibilidade para o plantio.

Bolsonaro acusa Rui Costa de proibir PMs na inauguração do aeroporto; petista rebate


Resultado de imagem para bolsonaro e ruiO presidente Jair Bolsonaro (PSL) acusou o governador da Bahia, Rui Costa (PT), de proibir policiais militares na inauguração desta quarta-feira (23) do novo aeroporto de Vitória da Conquista, o petista rebateu. 

"Estou de partida para Vitória da Conquista para inauguração de aeroporto. Lamentável a decisão do governador da Bahia que não autorizou a presença da Polícia Militar para a nossa segurança. Pior ainda, passou a responsabilidade de tal negativa ao seu Comandante Geral”, escreveu Bolsonaro, em seu Twitter.

Em entrevista à rádio Metrópole, Rui rebateu Bolsonaro. "Eu não posso colocar policiais militares para espancar o povo baiano, que quer conhecer o aeroporto. Quem é impopular e tem medo de ir para ruas, fica no seu gabinete”, disse. “Que as forças federais cuidem do presidente", acrescentou. 

terça-feira, 16 de julho de 2019

Coronel põe na conta da Lava Jato alto índice de desemprego registrado no Brasil

Coronel põe na conta da Lava Jato alto índice de desemprego registrado no BrasilO senador Angelo Coronel (PSD) atribui parte dos mais de 13 milhões de desempregados existentes atualmente no Brasil a ações da Operação Lava Jato.

Vaiado ao criticar a operação durante posse da nova mesa diretora da Associação Comercial da Bahia, nesta segunda-feira (15) o parlamentar acredita que o erro da Lava Jato é o de punir empresas e não diretores.

"Eu acho que a Lava Jato foi importante, deu uma limpada em parte da corrupção, mas não temos que punir o CNPJ, temos que punir o CPF", defendeu. "Ou seja, punir os diretores das empresas, não pode punir fechando as empresas e com isso gerar desemprego", argumentou o senador.

Coronel exemplificou citando o Estaleiro Paraguaçu: "Temos aqui o Estaleiro Paraguaçu, com seis mil empregos diretos, com a operação Lava Jato todo mundo foi demitido". "Por que não preservou a empresa? A obra? Por que não puniu somente os diretores da empresa?", questionou em seguida o parlamentar.

Ele ainda garantiu que não se abalou com as vaias recebidas durante o discurso no evento. "Eu defendo meu ponto de vista mesmo que seja contestado, omissão é concordância", pontuou.

EMBASA explica insuficiência de água no Outeiro

Resultado de imagem para embasaEm atenção à reclamação sobre abastecimento de água insuficiente para o bairro Outeiro de São Sebastião, veiculada nesta sexta-feira (12), a Embasa informa que medidas operacionais foram adotadas para regularizar o fornecimento de água tratada no local, que é mais sensível a variações de pressão na rede distribuidora.

Caso o problema persista, o usuário deve formalizar reclamação pelo telefone 0800 0555 195, site Embasa ou aplicativo (disponível para celulares Android e Iphone).

A empresa lembra que, conforme a legislação em vigor, (Resolução AGERSA número 22/2017, art. 6º) imóveis com mais de um pavimento são obrigados a dispor de reservatório inferior com instalação de bomba para alimentação do tanque superior.

Rota Transportes abre processo seletivo para motorista; 10 vagas são oferecidas


Resultado de imagem para rota transportesA Rota Transportes abriu seleção de motorista de ônibus para a matriz em Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com a Coordenação de RH e Qualidade da empresa, estão sendo oferecidas 10 vagas.

O profissional precisa ter CNH Categoria D, curso de transporte de passageiros e experiência mínima de seis meses no ramo de transportes. O currículo pode ser enviado por meio do site do Grupo Brasileiro (
clique aqui) ou e-mail (recrutamento@rotatransportes.com.br).

O profissional pode se apresentar pessoalmente no RH da Rota Transportes, na Avenida Amélia Amado, Bairro Santo Antônio, em Itabuna, nesta terça-feira (16), a partir das 8h, segundo a coordenadora de RH e Qualidade do Grupo Brasileiro, Jaciara Santos.

Ônibus voltam a circular em Itabuna, mas negociações ainda estão sendo feitas

Resultado de imagem para onibus itabunaUma reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (16) entre os rodoviários e as empresas e 100% dos ônibus que estavam parados voltarão a circular. O presidente do SINDROD, Arlensen de Sousa, disse que tinha a possibilidade de colocar apenas 30% dos ônibus em trânsito, mas deu esse voto de confiança às empresas que acordaram pagar a quinzena dos quase 500 trabalhadores sem desconto dos dias parados na próxima segunda-feira (22). Além disso, as negociações a respeito dos reajustes ainda estão sendo feitas. Caso os acordos não sejam fechados até a próxima terça-feira (23), os rodoviários podem voltar a entrar em greve novamente.


Na tarde de ontem (15) aconteceu uma reunião no gabinete do prefeito Fernando Gomes com representantes do comércio e das empresas para resolver a situação. Em entrevista concedida à Record TV Cabrália, o procurador no município informou que se o serviço de transporte público não voltasse a funcionar, entraria com uma ação judicial contra as empresas. O presidente do SINDROD, entretanto, alega não ter sido convidado para essa reunião.

Há oito dias os rodoviários de Itabuna deflagraram um nova greve na cidade e 100% da frota não estava circulando. A motivação, segundo o sindicato, é o não cumprimento do acordo que havia sido feito, o qual daria um aumento de 10% no ticket alimentação e 5,1% no salário. Essa foi a segunda greve somente este ano.

A Justiça determinou na tarde da última sexta-feira, dia 12, a pedido do Ministério Público estadual, que o Município de Itabuna adotasse imediatamente todas as medidas legais e contratuais para restabelecer o funcionamento do serviço de transporte coletivo de ônibus e impedir nova paralisação na cidade.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Edital de Convocação Condomínio Residencial Sol e Mar l

Nós termos do Estatuto, convocamos os moradores do Condomínio Residencial Sol e Mar l, para participar da reunião da Assembléia Extraordinária, a realizar-se no salão de eventos da quadra C na cidade de Ilhéus, no dia 17/08/19 às 19:00 horas, em primeira chamada, havendo quorum, ou às 19:30 horas em seguida chamada, com qualquer número de pessoas presentes, para fins de deliberar a seguinte pauta: Fundação da Associação dos Moradores do Condomínio Sol e Mar l, Aprovação do Estatuto Social, Eleição e Posse da Diretoria Executiva e dos Conselheiros Fiscais.

Jacson Coelho Santos

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Barragem se rompe em Pedro Alexandre, na Bahia; prefeitura de cidade vizinha pede a moradores que deixem suas casa


Resultado de imagem para Barragem se rompe em Pedro Alexandre, na Bahia; prefeitura de cidade vizinha pede a moradores que deixem suas casaUma barragem se rompeu no povoado de Quati, que fica em Pedro Alexandre, localizada a cerca de 435 km de Salvador, na manhã desta quinta-feira (11). Conforme a Defesa Civil da cidade, as fortes chuvas que caem na região do Rio do Peixe contribuíram para o rompimento da estrutura. Não há registro de feridos.

Conforme Júnior Alexandre, secretário de comunicação de Coronel João Sá, município que fica a cerca de 45 km de Pedro Alexandre, a água da barragem deve chegar à cidade ainda na tarde desta quinta. O percurso do rio entre as duas cidades, no entanto, é de cerca de 80 km. Há risco de invasão de casas e de prejuízos materiais.

Desde o início da manhã, a administração de Coronel João Sá, que em um nível abaixo da barragem e é cortado pelo Rio do Peixe, pede para cerca de 120 famílias que moram às margens do rio deixem o local. Ao total, 300 pessoas vivem na área considerada com risco de ser atingida pela água.

Até por volta das 15h, a prefeitura ainda não tinha conseguido fazer a retirada das pessoas das casas. Os moradores, segundo o secretário de comunicação, se recusam a deixar os imóveis.

Chove forte na região entre Pedro Alexandre e Coronel João Sá há, pelo menos, 5 dias. A barragem do Quati transbordou por volta das 6h desta quinta, e a estrutura rompeu às 11h.

De acordo com a Superintendência de Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec). Por conta da quantidade de lama que se misturou com a água, as estradas estão intransitáveis, o que dificulta o atendimentos pelos órgãos à população.

No vídeo acima, é possível ver a BR-235 sendo invadida pela água. Há grande quantidade de material pela pista. A rodovia é responsável por fazer a ligação entre a Bahia e Sergipe.

Segundo Carla Leão, coordenadora da Defesa Civil em Pedro Alexandre, algumas casas que ficam no povoado de Quati foram tomadas pela lama.

"Algumas casas foram invadidas, mas não teve feridos. Ainda não conseguimos contato com esses moradores porque o povoado está ilhado. Tem muita lama e água no caminho. Apesar disso, sabemos que eles não foram atingidos porque entramos em contato antes, e eles deixaram as casas antes do rompimento", afirmou a coordenadora.

A Defesa Civil local informou que acionou o Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso para ajudar nos atendimentos da região.

"A preocupação é com a cidade de Coronel João Sá. Ela está na rota que a lama seguirá. Então, pedimos que as pessoas procurem ajuda. Já fiquei sabendo que a prefeitura está fazendo o trabalho de retirada dos moradores. Muitos já foram para abrigos", completou a coordenadora.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pedro Alexandre tem cerca de 16.695 moradores. Já Coronel João Sá tem uma população que chega a 17.066.

Bolsonaro deve participar da inauguração do aeroporto em Vitória da Conquista

Resultado de imagem para aviao com bolsonaroO prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, esteve reunido com o ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em Brasília nesta quarta-feira (10). Na ocasião, foi confirmada a participação do presidente da Jair Bolsonaro na entrega do aeroporto Glauber Rocha, agendada pelo goverandor Rui Costa para o dia 23 de julho.

O encontro foi articulado pelo prefeito Herzem, junto ao prefeito de Salvador, ACM Neto. Esta será a primeira visita oficial realizada pelo presidente Bolsonaro ao Estado da Bahia.

Itabuna: greve dos rodoviários segue para o terceiro dia e 100% da frota de ônibus continua sem circular

Resultado de imagem para onibus itabuna
Os Itabunenses terão que enfrentar o terceiro dia de greve. Os rodoviários ainda não receberam os reajustes que foram acordados com as empresas de transporte público municipal e seguirão paralisados. 

Desde a última terça-feira (09) 100% da frota de ônibus está sem circular em Itabuna. De acordo com o ofício emitido, as empresas não teriam cumprido o acordo do reajuste de 5,1% no salário e 10% no ticket alimentação. O acordo foi firmado em audiência no dia 13 de junho deste ano. A greve segue por tempo indeterminado e a população deve se virar do jeito que pode até a situação ser normalizada.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Morre o jornalista Paulo Henrique Amorim

Jornalista Paulo Henrique Amorim  — Foto: Divulgação / TV RecordO jornalista Paulo Henrique Amorim morreu, na madrugada desta quarta-feira (10), aos 77 anos e deixou um legado para a comunicação brasileira.
Amorim estava em casa, no Rio de Janeiro, quando sofreu um infarto fulminante 

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Rodoviários de Itabuna podem iniciar uma nova greve amanhã (09); acordo ainda não foi cumprido

Resultado de imagem para onibus itabunaApós uma recente paralização total dos rodoviários de Itabuna que resultou em 10 dias sem a circulação do transporte público, uma nova greve pode se iniciar a partir de amanhã, 09 de julho. O motivo seria o descumprimento do acordo entre a Prefeitura Municipal e as empresas. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna – Sindrod, Arlensen Antero, a previsão do pagamento consta para hoje, nesta segunda-feira (8), caso não aconteça o pagamento e o reajuste, “na terça a cidade vai acordar sem ônibus”, disse Arlensen.

“Retornaremos a greve por falta de cumprimento do acordo que foi assinado no dia 13 de junho, em audiência na Justiça do Trabalho. Os empresários, o prefeito Fernando Gomes e o procurador do município assinaram o acordo”, disse Arlensen Antero.

No acordo ficou acertado o reajuste de 5,1% no salário e 10% no tícket, para serem pagos a partir de julho, mas até o momento não foi cumprido.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Asteroide de 55 milhões de toneladas está vindo em direção à Terra

Resultado de imagem para ASTEROIDEUm asteroide – de 340 metros de diâmetro e 55 milhões de toneladas – está se aproximando precipitadamente do nosso planeta, podendo nos atingir já em outubro.
Segundo informa o portal Express, citando dados da NASA, o asteroide FT3 com potência de destruição equivalente a 2.700 megatons de TNT vai passar pela Terra daqui a alguns meses, com uma chance de colisão, caso mude de rota.
Por exemplo, a bomba nuclear que foi lançada em Hiroshima tinha 15 quilotons de TNT.
O objeto espacial vai passar perto do nosso planeta no dia 3 de outubro de 2019. De acordo com o portal, NASA espera que este "voo" seja o primeiro dos 165 casos previstos de aproximações entre 2019 e 2116.
De acordo com a agência espacial norte-americana, "a probabilidade de impacto e o risco associado tenderão a aumentar à medida que observações forem sendo acrescentadas", e ela ainda adicionou que, "eventualmente, a probabilidade de impacto cairá abruptamente a zero ou, se o asteroide estiver realmente em uma trajetória de colisão, a probabilidade continuará crescendo até atingir os 100%".
O portal também informa que se ocorrer a colisão do FT3 com a Terra, a velocidade de asteroide ao entrar na atmosfera da Terra será de cerca de 20 km/s.

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Bolsonaro dispara contra homossexuais e diz que só homem e mulher têm filhos

Durante uma entrevista no G20, Bolsonaro foi questionado sobre diversos assuntos polêmicos. Ao perguntarem sobre o que ele acha da homossexualidade, o presidente respondeu que respeita o comportamento, mas que apenas homem e mulher têm filho.
VEJA MAIS: 

“Mesmo os homossexuais nasceram de uma mulher. Por enquanto, não sei que conseguiram engravidar homem. Não tem um terceiro sexo. Tem que respeitar isso daí. Mas nós respeitamos quem tem esse comportamento”, disse.

Estado abre mais de 20 mil vagas para cursos técnicos de nível médio


Resultado de imagem para bahia governo do estadoA Secretaria da Educação do Estado abriu inscrições, nesta quinta-feira (4), para mais de 20 mil vagas de cursos técnicos de nível médio. As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas na capital e em mais 97 municípios dos 27 Territórios de Identidade. As inscrições seguem até dia 14 de julho.

Ao todo são 45 cursos disponibilizados nas formas de oferta Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada à Educação de Jovens e Adultos (PROEJA Médio) e Subsequente ao Ensino Médio (para quem já concluiu o Ensino Médio na rede pública e quer voltar a estudar). Entre os cursos estão: Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agropecuária, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Contabilidade, Farmácia, Química, Cozinha, Alimentos, Panificação, Recursos Humanos, Edificações, Desenho da Construção Civil, Rede de Computadores, Secretariado, Conservação e Restauro, Artes Visuais, instrumento Musical, Documentação Musical e Regência.


Do total ofertado, 12.510 vagas são para os cursos na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio. Neste caso, os estudantes devem acessar o Portal da Educação para realizar a inscrição no sorteio eletrônico. O resultado será divulgado no dia 16 de julho e os contemplados devem comparecer às unidades escolares para as quais se inscreveram para efetuar a matrícula no período de 18 e 19 de julho. 


As demais 7.720 vagas são para cursos na forma de articulação PROEJA Médio, direcionada a jovens com mais de 18 anos, que concluíram o Ensino Fundamental. Para este público, a matrícula é feita diretamente nas unidades escolares ofertantes de Educação Profissional, com vagas disponíveis, no período de 18 e 19 de julho. No ato da matrícula, o estudante deve apresentar documentos como o original do histórico escolar; originais e cópias da cédula de identidade ou certidão de registro civil, do CPF e do comprovante de residência. Nos dois casos, as aulas serão iniciadas no dia 29 de julho.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, falou sobre o impacto destas ofertas na formação dos jovens e adultos. “Estes cursos dão oportunidades para estudantes que concluíram o Ensino Médio na rede pública e buscam uma formação profissional e aos alunos que buscam um curso profissional articulado à Educação de Jovens e Adultos. As políticas para a Bahia, principalmente voltadas à EJA, têm se intensificado, cada vez mais, nos últimos anos. Então, convidamos a todos aqueles, que tenham interesse nos cursos na área de Educação Profissional, a fazerem a sua inscrição e ou a se matricular num processo bastante simplificado e inclusivo”, destacou.

Cosme Araújo nega que tenha recebido informações privilegiadas de juízes de Ilhéus

Cosme Araújo nega que tenha recebido informações privilegiadas de juízes de IlhéusO advogado Cosme Araujo, em nota, refutou com veemência, as informações de que teve acesso a informações privilegiadas a qualquer tipo de investigação em Ilhéus, no sul da Bahia. O advogado, segundo uma portaria de sindicância da Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), teria dito em um áudio em grupos de Whatsapp que recebeu informações privilegiadas de magistrados da 1ª Vara Criminal da cidade sobre a Operação Xavier (saiba mais). Ele nega a existência do áudio.

Ao Bahia Notícias, o advogado afirmou que “em nenhum momento fui advogado de nenhum dos vereadores e secretários que foram presos”. “É o grupo do PT é quem está criando esse imbróglio, pois meu nome, hoje, está sendo ventilado a nível nacional e internacional. O grupo que está em Ilhéus é um grupo acéfalo, falido politicamente", diz o advogado, atribuindo a acusação a fatos políticos locais, ainda mais, se considerar seu passado como vereador municipal, com contas aprovadas enquanto presidente da Câmara de Vereadores.

Para Cosme, os autores da representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) “querem encontrar agora uma desculpa para não serem julgados pelos juízes de Ilhéus”. “Isso é uma artimanha que não vai funcionar. Quero deixar muito bem claro para o CNJ, que determinou essa apuração, e dizer que a pseuda-advogada que encaminhou essa representação faz parte do grupo do secretário do PT na Bahia", reclamou. Ele ainda diz que os magistrados de Ilhéus são íntegros. “Os juízes de Ilhéus merecem respeito, e desafio alguém mostrar que tenha qualquer áudio onde eu tenha dito que eu tenha informações como citado”, destacou.

fonte:Bahia Noticia