quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Vacina contra HIV começa a ser testada em humanos


Os cientistas vão iniciar nas próximas semanas testes clínicos de uma vacina contra a Aids, em Marselha, no sul da França, com 48 voluntários soropositivos, dando uma nova esperança na luta contra o vírus. A iniciativa foi anunciada na terça-feira (29) pelo professor Erwann Loret.


“O alvo é uma proteína denominada Tat (transativador de transcrição viral)”, acrescentou o professor, que apresentou em um hospital de Marselha o teste clínico autorizado em 24 de janeiro pela Agência Nacional de Segurança do Medicamento (ANSM).
Nos soropositivos, esta proteína desempenha o papel de “guarda-costas das células infectadas”, explicou. Logo, o organismo não consegue nem reconhecê-la, nem neutralizá-la, aspecto que a vacina quer reverter.
Quarenta e oito pacientes soropositivos e em tratamento com coquetéis vão participar do estudo. Os testes começarão em algumas semanas, prazo para selecionar os voluntários, explicar-lhes os riscos da experiência e obter o consentimento deles .Os primeiros esboços de resultados são aguardados para daqui a cinco meses.
Os pacientes serão vacinados três vezes, com um mês de intervalo entre cada dose. Em seguida, eles deverão suspender o tratamento com coquetéis durante dois meses.
Em caso de sucesso, 80 pessoas participarão de testes, a metade delas tomando a vacina e a outra, um placebo. Os cientistas alertam, porém, que serão necessários vários anos para saber se a vacina constitui ou não um avanço. 
(INformações G1/Bem-Estar).

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

MAIS UM PRESO COM ARMA DE BRINQUEDO


 Alex Almeida de Jesus,residente na Rua da Horta, no Malhado , em Ilhéus,foi preso pela guarnição 6812 da Polícia Militar, suspeito de praticar alguns assaltos na Avenida Soares Lopes. 

Em poder de Alex Almeida, os policiais militares encontraram uma pistola de brinquedo, com a qual o mesmo estaria assaltando algumas pessoas, principalmente mulheres e adolescentes.

Jovem é preso após praticar assalto com arma de brinquedo


Após assaltar Nadson Carvalho, Jonatas Alcântara de Souza,  21 anos de idade,residente no bairro Teotônio Vilela, foi preso pelo DELTA 6812, com uma pistola de brinquedo na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. O meliante, foi preso por prepostos da guarnição 6812 da Polícia Militar.  
Jonatas Alcântara é suspeito de praticar vários assaltos na cidade de Ilhéus, usando  a pistola de brinquedo.
fonte:Vermelhinho Ilhéus\foto:Ednei Bonfim

Apenas Queremos Respeito e Descansar

Hoje acordei indignado, uma igreja evangélica que fica próximo a casa onde eu resido     
no bairro NELSON COSTA  o povo gritando  o nome de Jesus. A HORA que esse povo estava gritando era  06:00 da manha por incrível que pareça. ACORDEI ASSUSTADO E NERVOSO .

Eu te pergunto Jesus é surdo?

Glória é surda, quem quer que seja esta tal de Glória?
E outra,  pior ainda quando acontece virgília que eles passam a madrugada toda gritando.
Senhor secretario de Meio Ambiente e Urbanismo e de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus  lhe peço encarecidamente, ta complicado dormir 

Onde esta esta o respeito pela lei do silencio?


onde esta as fiscalização?
DOS PRINCÍPIOS E DOS OBJETIVOS DA POLÍTICA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
CAPÍTULO V
DO CONTROLE DA EMISSÃO DE RUÍDOS 


Art. 140 - O controle da emissão de ruídos no Município visa garantir o sossego e bem-estar público, evitando sua perturbação por emissões excessivas ou incômodas de sons de qualquer natureza ou que contrariem os níveis máximos fixados em lei ou regulamento.

Art. 141 - Para os efeitos deste Código consideram-se aplicáveis as seguintes definições:
I – Poluição sonora: toda emissão de som que, direta ou indiretamente, seja ofensiva ou nociva à saúde, à segurança e ao bem-estar público ou transgrida as disposições fixadas na norma competente;

II – Som: fenômeno físico provocado pela propagação de vibrações mecânicas em um meio elástico, dentro da faixa de frequência de 16 Hz a 20 Khz e passível de excitar o aparelho auditivo humano;

III – Ruídos: qualquer som que cause ou possa causar perturbações ao sossego público ou produzir efeitos psicológicos ou fisiológicos negativos em seres humanos;

IV – Zona sensível a ruídos: são as áreas situadas no entorno de hospitais, escolas, creches, unidades de saúde, bibliotecas, asilos e área de preservação ambiental.



Liberdade de crença religiosa tem limite 

                Mauricio Monteiro 


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DEPOIS DE TRAGÉDIA EM SANTA MARIA (RS), PREFEITURA DE ILHÉUS SUSPENDE TODOS OS ALVARÁS DE CASAS NOTURNAS


Depois da tragédia ocorrida em Santa Maria (RS) que vitimou mais de 231 pessoas em uma casa noturna, o governo municipal por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo baixou um decreto suspendendo todos os alvarás concedidos a estabelecimentos que realizam eventos, especialmente casas noturnas em Ilhéus.
Segundo a secretaria, há constatações de que diversos alvarás foram concedidos de forma irregular, sem laudo de vistoria técnica, que são emitidos pelo Corpo de Bombeiros, que é obrigatório para a expedição de alvará de funcionamento para os estabelecimentos que realizam eventos.
Ainda segundo o decreto, os estabelecimentos que possuem alvará de funcionamento, mas que não realizam eventos como atividades principais, são atingidos pelo decreto apenas em relação aos eventos.

fonte:Blog Agravo 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

DONO DE BARCO FOI SEQUESTRADO



Danilo dos Santos, 23 anos, residente em Santo Antonio de Jesus, e Robson Vasconcelos de Souza, 18, foram presos durante operação do PETO 70 e ROTAM da 70 CIPM, suspeitos de sequestrar Jardel Bomfim Souza Reis, dono de um barco, na Zona Norte de Ilhéus. 


A operação foi comandada pelo Tenente Fábio Américo, que chegou até aos sequestradores, através de denúnci anônima. Os dois foram presos com uma pistola para praticar o sequestro e autuados em flagrante pela delegada Lisdeile Nobre e estão a disposição da justiça.

JHONATAS 18 ANOS E DEZ MORTES NAS COSTAS


Jhonatas Alves da Silva, 18 anos de idade, foi preso pela ROTAN e PETO 70 com apoio da guarnição 6811,  após tentar tomar uma moto de assalto na Avenida Princesa isabel, em Ilhéus. 

A PM foi solicitada, começou a perseguição. Jho Jhon do Alto do Coqueiro, tentou fugir, dispensou um arma dentro do matagal, mas foi preso pelos policiais militares.
Na delegacia, o mesmo disse que a moto que ele estava pilotando, pertence a sua vizinha Mara, do  Alto do Coqueiro, que comprou pelo valor de R$ 400,00, porém a moto foi tomada de assalto na cidade de Una.

Jhon Jhon do Alto do Coqueiro, apesar de ter apenas 18 anos, já matou mais de 10 pessoas, impiedosamente. ele não poupa suas vitimas.

Jhonatas Alves, foi autuado em flagrante pela delegada Lisdeile Nobre,plantonista de hoje.
FONTE:Vermelhinho Ilhéus\Ednei Bonfim

QUADRILHA DO ALTO DA LEGIÃO FICA DESFALCADA


Os traficantes de drogas Valtencir de Jesus Santos, o Júnior, Diêgo Santos Porfírio e Genildo Silva Santos,o Dom Bosco foram presos por policiais militares lotados na 70 CIPM de Ilhéus. Com os elemetos, a  polícia encontrou três armas de fogo, sendo uma pistola calibre 380, e dois revólveres calibre 38, todos municiados e com numeração raspada. 
 A Polícia Militar, se deslocou  até o alto da Legião após denúncia de um tiroteio entre traficantes de drogas, naquele local. ao chegar  , encontrou os traficantes com armas em punho, prontos para um novo tiroteio. Os elementos foram conduzidos para o Complexo Policial de Ilhéus, onde foram autuados em flagrante pela delegada Marilia Pereira de Souza.

GOVERNADOR SE SOLIDARIZA COM FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DE SANTA MARIA



Governador se solidariza com famílias das vítimas da tragédia de Santa Maria
Em nome de todos os baianos, o governador Jaques Wagner se solidarizou com as famílias das vítimas da tragédia ocorrida em uma boate no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na madrugada do último domigo (27). “Baianos, gaúchos e todos os brasileiros se juntam em orações nesse momento de dor profunda que enluta o país”.
O incêndio provocou a morte de mais de 230 pessoas. Segundo sobreviventes, o fogo começou depois que um músico da banda acendeu um sinalizador e as chamas atingiram o teto da casa de shows, dando início à tragédia.

SECRETARIA DA JUSTIÇA PROMOVE EVENTOS NO DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE TRANS



Secretaria da Justiça promove eventos no Dia Nacional da Visibilidade Trans
Na próxima terça-feira (29), a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), através da Coordenação LGBT, promove a abertura do primeiro curso de formação profissional para travestis e transexuais.
A data da aula inaugural foi escolhida por representar o Dia da Visibilidade Trans, instituído em 2004, após a primeira campanha contra a transfobia no país, resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Movimento Brasileiro de Travestis.
O Dia da Visibilidade Trans foi criado para promover a cidadania, mas também para ressaltar a importância do respeito ao Movimento Trans e à diversidade.
Segundo a coordenadora do Núcleo LGBT da SJCDH, Paulette Furacão, a data também será marcada por uma manifestação pacífica. “Faremos uma caminhada para chamar a atenção do empresariado baiano sobre a necessidade de inserir o segmento LGBT no mercado de trabalho”.
A aula inaugural do curso de auxiliar administrativo para travestis e transexuais acontece na terça-feira, às 14h, nas dependências do Centro de Educação em Direitos Humanos da SJCDH, situado na Rua Bráulio Xavier, 57 – Corredor da Vitória.
Logo após, será feita uma manifestação pela inserção do segmento LGBT no mercado de trabalho no Largo da Vitória, seguida de uma caminhada até o Largo do Campo Grande.

SECRETÁRIO-GERAL DA FIFA E GOVERNADOR DA BAHIA INSPECIONAM ARENA FONTE NOVA



Secretário-geral da FIFA e governador da Bahia inspecionam Arena Fonte Nova
O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, faz uma visita de inspeção à Arena Fonte Nova, nesta terça-feira (29), a partir das 9h30. O governador Jaques Wagner, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, os ex-jogadores Ronaldo Nazário e Bebeto Gama, integrantes do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo FIFA 2014, e autoridades locais acompanham Valcke, que também receberá uma atualização sobre os preparativos na Bahia para a Copa das Confederações FIFA 2013 e Copa 2014.

Das 10h às 11h haverá uma coletiva de imprensa. Os jornalistas devem chegar ao estádio às 9h, com acesso pelo Portão Sul (Rampa do Dique do Tororó), para receberem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) – botas e capacetes – e as pulseiras de acesso ao local da coletiva – Praça Sul, na área da ferradura do estádio. Por medida de segurança, só será permitida a entrada de pessoas trajando calça jeans e blusa com manga. Neste evento, não haverá disponibilidade de estacionamento na área interna da Arena Fonte Nova.

A viagem de quatro dias começou domingo passado (27), em Fortaleza (CE), passando por Brasília (DF), nesta segunda-feira (28), e terminará em 30 de janeiro (quarta-feira), no Rio de Janeiro (RJ), com a reunião do Conselho do COL.

Cobertura em Salvador
Os jornalistas interessados em cobrir a visita à Arena Fonte Nova devem, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom), pelo e-mail jornalismo@secom.ba.gov.br, a/c de Alberto Freitas, e telefones (71) 3115-6468/9983-0499, até as 16h desta segunda-feira (28).

Prefeitura de Ilhéus da um tiro no pé! promove combate à poluição sonora.


A população ilheense já não tem divertimento e quando encontra um divertimento 
a prefeitura da um jeitinho de acabar 

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo e de Desenvolvimento Urbano, promoveu uma ação de combate à poluição sonora, no último domingo, 27, com uma blitz para combater o excesso de volume dos aparelhos de som em veículos.  A operação ocorreu na Praia do Cristo, e contou com o apoio da Guarda Municipal e da Companhia de Policiamento Ambiental (Cipa).

Um veículo foi notificado, com advertência, pois o volume do som atingia 95 decibéis, bem acima do limite permitido pela legislação, que é de 50 cinquenta decibéis. O chefe de fiscalização ambiental do município, Paulo Fonseca, informa que em caso de reincidência o motorista será multado e terá o veículo apreendido. A fiscalização é realizada com o uso de decibelímetros, aparelho que indica o nível do ruído e emite um laudo que serve para prova técnica.
A ação está assegurada pela Lei Municipal nº 3.510, art. 140 e 141, de 13 de dezembro de 2010, que garante o sossego e o bem-estar da população. O objetivo da Prefeitura é atender as constantes reclamações da população sobre a poluição sonora, por meio de blitze realizadas periodicamente, em diversos locais de Ilhéus.

PREFEITOS DA REGIÃO PASSAM HORAS DE TERROR EM VOO DA AVIANCA

Passageiros do vôo 6327 Avianca estão passando por horas de verdadeiro terror. Por volta das 15:45, a aeronave saiu de Ilhéus com destino a Brasília mas teve que fazer pouso forçado em Salvador.
 Segundo informações levantadas até o momento, desde o momento da decolagem foram detectados problemas no sistema de ar condicionado, mesmo assim até a capital baiana o pânico tomou conta. Um calor que chegou perto dos 50 C°, pessoas passando mal, desmaiando e no momento de descompressão as máscaras de oxigênio não caíram, aumentando ainda mais o desespero

No vôo estavam presentes os prefeitos de Itabuna, Vane; de Barro Preto, Jaqueline Motta; de Camacan, Angela Castro; de Camaçari Ademar Delgado e de Ipiaú, Deraldno Araújo. Todos estão indo ao encontro com presidente Dilma, que acontece nos dias 28 e 30. Até o momento os passageiros estão na capital baiana aguardando que a empresa resolva a situação. Nenhum passageiro quer que a viagem continue na mesma aeronave. 


fonte: O Tabuleiro.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ESTALEIRO ENSEADA DO PARAGUAÇU: UM MARCO PARA INDÚSTRIA NAVAL E PORTUÁRIA



Estaleiro Enseada do Paraguaçu: um marco para a indústria naval e portuária da Bahia
O Recôncavo foi o local escolhido para a implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, que, junto aos demais empreendimentos do setor, vai transformar a região em um dos maiores parques navais do país. Com capacidade de processar 70 mil toneladas/ano de aço, o estaleiro, que tem entre as suas principais funcionalidades a produção de plataformas de petróleo, sondas de perfuração com alta tecnologia e embarcações militares, ocupará uma área de 160 hectares às margens do Rio Paraguaçu.

Segundo o secretário estadual da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, a chegada de um empreendimento desse porte trará oportunidades de crescimento social e econômico para a região. “Além de mais empregos para os moradores dos municípios do entorno do estaleiro, a chegada dessa planta industrial vai influenciar setores como os de saúde e segurança, além de impulsionar novos negócios, a exemplo da área imobiliária e a de serviços”.

O secretário citou ainda outro vetor de desenvolvimento econômico que será gerado com a chegada do estaleiro: a criação de um polo industrial. “Esse, sem dúvida, será o segundo maior investimento”.

Atenta a essa necessidade, a Seinp vem promovendo uma série de encontros com os representantes de secretarias estaduais estratégicas nesse processo, a exemplo da Educação, Trabalho, Saúde, Segurança Pública, Desenvolvimento Urbano, Turismo, Agricultura, Justiça e Administração Penitenciária. “São 16 secretarias e órgãos convidados pela Seinp para estabelecer diálogos referentes às providências que o Estado deve adotar para aproveitar todas as oportunidades e vocações geradas com a vinda do empreendimento para a região”, explicou Carlos Costa.

O objetivo desses encontros, informou, é articular e motivar ações que promovam o desenvolvimento socioeconômico dos municípios do entorno do Estaleiro Enseada do Paraguaçu. “Através desses encontros, está sendo possível proporcionar às secretarias uma visão clara da transformação que a região do entorno do estaleiro sofrerá”.
Instalação de centros de formação
Com as obras do empreendimento a todo vapor e a certeza de que o desenvolvimento da região ocorrerá com a chegada do estaleiro, a necessidade de profissionais qualificados torna-se prioridade nesse momento, uma vez que quatro mil empregos serão gerados na área naval. Constatando essa necessidade, a Seinp, em articulação com as secretarias da Educação e do Trabalho, está definindo os locais onde serão instalados os primeiros centros de formação de mão de obra destinada à indústria naval. 

Os centros de formação serão unidades de ensino cujo objetivo maior será a captação da mão de obra dos municípios do entorno do estaleiro, capacitando-a através de qualificação profissional (Secretaria do Trabalho) e promoção de cursos técnicos (Secretaria da Educação), ambas na área naval. 

O Estaleiro Enseada do Paraguaçu é composto por 16 municípios, cuja vocação local é a pesca artesanal. “É importante convergir esforços na tentativa de criar um cenário favorável, para que esses homens e mulheres tenham as condições e as oportunidades necessárias para mudar seus futuros”, ressaltou o secretário.

Depois dos encontros promovidos pela Seinp junto às outras secretarias, ficou definido que o principal centro de formação será o da Base Naval de Aratu, sendo que outros dois serão inaugurados, respectivamente, nos municípios de Maragojipe e Nazaré. 

“A perspectiva de que esses centros de formação estejam atuando em médio prazo é real, e os locais para seu funcionamento já estão sendo articulados pela nossa secretaria”, declarou Carlos Costa.

Também haverá capacitações para a formação de profissionais em outros setores da economia, a exemplo do comércio, hotelaria, bares, restaurantes, pequenas indústrias e construção civil. Com a chegada do empreendimento, a tendência é que haja um aquecimento do comércio da região e com isso surjam muitas vagas de trabalho. 

Ainda empenhada na questão da formação de mão de obra técnica, a Seinp assinou um convênio com uma escola internacional cujo objetivo é o de enviar para o exterior e treinar pessoas na área de qualificação.
Porto Sul e Ferrovia da Integração Oeste-Leste - O Porto Sul é uma iniciativa do governo da Bahia que pretende criar um novo horizonte para o desenvolvimento socioeconômico, desconcentrando os investimentos em Salvador e ramificando para todo o estado. Com um investimento de R$ 2,6 bilhões e a geração de 2.500 empregos diretos e indiretos, o Porto Sul será construído em Ilhéus.

A implantação do porto representa um compromisso do Estado para o escoamento da produção mineral e agrícola, através da nova estrutura logística formada pela Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), visando a uma maior agregação de valor e ampliação das vantagens competitivas da Bahia. 

A Fiol, construída pelo governo federal, vai ligar o sul do estado (Ilhéus) a Figueiropólis, no Tocantins, cortando toda a Bahia no sentido oeste-leste. A ferrovia vai percorrer cerca de 1.500 quilômetros, tendo como zona de influência 49 municípios baianos, num trecho de 1.100 quilômetros. 

A nova ferrovia trará muitas vantagens, a exemplo da redução de custos do transporte de insumos e produtos diversos, o aumento da competitividade dos produtos do agronegócio e a possibilidade de implantação de novos polos agroindustriais e de exploração de minérios.
Revitalização do Rio São Francisco - Ciente de que a Hidrovia do São Francisco é uma alternativa dentro do transporte intermodal, além de um indutor do crescimento socioeconômico da Bahia, a Seinp vem conduzindo ações juntamente com a Codevasf, que contratou o Banco Mundial (Bird) e o corpo de engenheiros do Exército dos EUA para transferir tecnologias para a tão esperada revitalização do Velho Chico. “Nosso estado é detentor do maior trecho navegável do Rio São Francisco. Diante disso, precisamos aproveitar esse ponto positivo da melhor forma”, afirmou Carlos Costa.

PORTO SEGURO: INAUGURAÇÃO DE BASE COMUNITÁRIA E CENTRO DE COMUNICAÇÃO



Porto Seguro: inauguração de base comunitária e centro de comunicação
O governador Jaques Wagner inaugura, nesta segunda-feira (28), às 9h30, no município de Porto Seguro, a 12ª Base Comunitária de Segurança da Bahia, a quarta no interior do estado. Além da unidade de polícia comunitária, já instalada em caráter definitivo, será implantado também o Centro Integrado de Comunicação (Cicom), que reúne os sistemas das polícias Civil, Militar e Técnica e do Corpo de Bombeiros.
Na base, montada com a mesma estrutura das outras já em funcionamento, terão 80 policiais patrulhando ostensivamente o bairro do Baianão, localidade escolhida levando em consideração os índices de violência. Doze viaturas (quatro automóveis e oito motocicletas) darão o suporte para a realização de diligências e abordagens e dez câmeras, instaladas em pontos estratégicos, servirão como ‘olhos da polícia’. A unidade, situada na rua José Fontana (Parque Ecológico), vai atender a cerca de 30 mil habitantes.
Já o Cicom atenderá Porto Seguro e mais sete cidades (Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itapebi e Itagimirim). Ali trabalharão 24 policiais, entre militares, civis e bombeiros, além de 14 atendentes. O Cicom funcionará com uma central telefônica, quatro câmeras fixas e 11 computadores. O contato com as unidades policiais naqueles municípios será feito através de 93 rádios (50 instalados nas viaturas, 25 portáteis e 18 dispostos em estruturas fixas das polícias, como delegacias, batalhões, companhias, dentre outras).
Além do governador, participam da solenidade de inauguração o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, e o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Élson Jeffeson Neves, entre outras autoridades.

CONSTRUÇÃO DO NOVO INSTITUTO COUTO MAIA REFORÇA SAÚDE NA BAHIA


Foto: Chico Ferreira
Sessão na Bovespa para definição da administradora do Instituto Couto Maia
Salvador terá um hospital especializado em doenças infecciosas e parasitárias. O vencedor da licitação para construção e administração do Instituto Couto Maia (Icom) foi conhecido nesta quinta-feira (24), na Bolsa de Valores de São Paulo. O Consórcio Couto Maia, formado pelas empresas MRM e SM Gestão Hospitalar apresentou a melhor proposta financeira para a gestão condominial, no valor de R$ 42 milhões anuais, montante estimado no edital de licitação.

De acordo com o secretário da Saúde, Jorge Solla, o Governo do Estado vai ser responsável pela disponibilização da equipe médica, grande parte composta por profissionais que atuam no atual Hospital Couto Maia e no Dom Rodrigo de Menezes, qualificados no tratamento de doenças infecciosas. Entre as doenças que poderão ser tratadas na nova unidade estão hanseníase, meningite e leptospirose. Outro objetivo é tornar o Couto Maia um centro de referência internacional em pesquisa no campo de doenças infecciosas.

Estrutura - 
O Icom terá 155 leitos, sendo 30 UTIs, e prestará atendimento de urgência e emergência e assistência ambulatorial. Será implantado ainda serviço de apoio diagnóstico com equipamentos de radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva, eletrocardiografia e eletroencefalografia. Também contará com centro cirúrgico e com a ampliação dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), além da implantação de agência transfusional, serviço de reabilitação e de logística. O projeto prevê a construção do memorial Couto Maia e Dom Rodrigo de Menezes.

O hospital, que vai ser construído em Salvador, é a segunda unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) a utilizar o modelo de gestão Parceria Público-Privada (PPP). O primeiro foi o Hospital do Subúrbio (HS). O contrato de concessão vai ser assinado em março e a previsão é que as obras sejam iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano, sendo concluídas em 2014.

Investimentos  - 
A estimativa é que a empresa vencedora invista R$ 97,3 milhões para a construção da unidade e para a aquisição dos equipamentos. As novas instalações do Instituto Couto Maia serão erguidas em Águas Claras, onde hoje funciona o Hospital Dom Rodrigo de Menezes, que está em fase final de desativação. 

O consórcio vencedor ficará responsável pela construção do hospital, pela manutenção predial e dos equipamentos, pela segurança, limpeza, higienização e fornecimento de alimento para os médicos e funcionários. “Para nós é um desafio esse tipo de investimento. Mas analisamos todas as possibilidades e aceitamos esse novo eixo de trabalho”, afirmou o representante do Consórcio Couto Maia, Emanuel Vasconcelos.

Dom Rodrigo de Menezes - 
O secretário Jorge Solla considera o encerramento das atividades do Hospital Dom Rodrigo de Menezes um resultado extremamente positivo para a saúde pública. “Não cabe mais na sociedade atual um leprosário. A modalidade de atendimento à pessoa com hanseníase é ambulatorial dentro dos serviços, como qualquer outra doença infecciosa”, afirmou o secretário.

DIVULGADA FOTOS DE BANDIDOS QUE AGEM EM UNA



Policiais do município de Una estão procurando os indivíduos em exibição nas imagens, pois fazem parte de uma quadrilha especializada em assalto a mão armada e tráfico de drogas, com ramificação no sul baiano. A quadrilha atua às margens da rodovia que liga Una a Canavieiras. As fotos foram enviadas por um anônimo .

Eles se mostram para a câmera e fazem questão de exibir como troféus, armas e dinheiro, provavelmente adquiridos com o tráfico de drogas. São elementos de alta periculosidade sob investigação policial que estão na mira da Justiça da comarca de Una. Ainda pesa contra eles acusação de roubos, homicídios e de aterrorizarem o bairro Marcel Ganen, naquela cidade. 

As autoridades policiais de Una estão pedindo informações e quem souber identificar os bandidos, deve entrar em contato com a Polícia Civil pelos telefones 197 (claro) e 3236-1013, com a Polícia Militar pelo telefone 190 (claro e vivo) ou 9959-2002 e com CIPE-Cacaueira 9944-8491.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Imagens mostram PM agredindo funcionário de barraca de praia na BA

   Policiais militares da 53ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) são acusados porbarraqueiro da praia de Imbassaí, no Litoral Norte da Bahia, de agressão em uma operação para retirada de mesas e cadeiras de praia, realizada no último fim de semana. Um vídeo feito por uma turista paulista que estava no local mostra o momento em que policiais agridem o funcionário de uma das barracas.
As imagens, que foram postadas na internet, mostram a vítima sentada em uma das mesas quando os PM’s tentam fazer a retirada dos equipamentos. O funcionário de uma barraca conversa com um policial para tentar impedir a ação. Outro PM armado chega e dá dois tapas no funcionário.
O tio da vítima defende o sobrinho e se desespera ao tentar impedir que os PM’s levem o rapaz. Quando a situação parece mais tranquila, um policial que aparece de boné no vídeo entrega a arma ao colega e chama uma pessoa para brigar.


A turista filma a confusão até o fim, quando os PM’s saem sem fazer a retirada das barracas e cadeiras da praia.
O caso foi registrado na Delegacia de Praia do Forte, também no Litoral Norte do estado. 
Em nota, a Polícia Militar informou que abriu sindicância para apurar o caso. A PM afirmou que os PM’s estavam no local para dar apoio a fiscais da prefeitura de Mata de São João que cumpriam acordo com o Ministério Público de retirar as mesas e cadeiras da areia da praia de Imbassaí.

Carmelita devolveu o notebook desde dezembro do ano passado


A Ex-Vereadora e candidata segunda colocada nas ultimas eleições majoritárias em Ilhéus Carmelita Ângela, está indignada com a mentira em que seu nome foi envolvida nos últimos dias. Um Blog noticiou, não se sabe se por desinformação ou má fé, que ela não teria devolvido o notebook que todos os vereadores de sua legislatura tinham recebido para trabalhar.


Pois bem, Carmelita não só devolveu o computador como também fez questão de protocolar ainda no dia 28 de dezembro no ano passado, mas já com os trabalhos legislativos encerrados, esta devolução e também  de todos os outros esquipamentos que foram utilizados por ela em seu gabinete no ultimo mandato.

Na foto do protocolo, pode-se  ver a data de recebimento por parte de um funcionário da Câmara, bem como o numero do "tombo" no patrimônio da cada item devolvido, inclusive do notebook.

Carmelita se diz indignada com o comportamento de certos setores da imprensa local que insistem em plantar notícias falsas a seu respeito apenas no intuito de desgasta-la politicamente. Mas que quem a conhece sabe que ela jamais se locupletaria com bens públicos.

Carmelita disse também que tomará as devidas atitudes judicias cabíveis ao caso.

Petróleo é achado em fundo de casa de moradora do Lobato, em Salvador

Bairro é onde o primeiro poço do Brasil foi descoberto, no ano de 1939.
'Tive medo de algum acidente', diz moradora, cuja casa está em obra.

Foi durante o trabalho em uma obra nos fundos da casa de Tereza Barbosa, 57 anos, no subúrbio ferroviário de Salvador, que o pedreiro Edvaldo Silva, 24 anos, encontrou um poço de petróleo há pouco mais de uma semana. “Os meninos [colegas de obra] estavam tirando pedra e viram o tubo. Eles pensaram que era óleo, eu pensei que era esgoto. Senti o cheiro [de combustível], lembrei que aqui [na região] foi o primeiro lugar que se encontrou petróleo [no país] e coloquei a mão onde estava vazando. Vi que era petróleo e chamei a dona da casa”, descreveu o rapaz.
A casa afortunada está localizada na Rua Getúlio Vargas, no Lobato, bairro onde o primeiro vestígio de petróleo do país foi encontrado, no ano de 1939, justamente a alguns metros da casa de Tereza. "Quando meu irmão chegou aqui, riu e disse que sempre sonhou em ver essa cena porque esperávamos, dede pequenos, encontrar petróleo em algum lugar do bairro", disse Tereza, que residiu no bairro do Lobato há alguns anos e voltou a morar no local há cerca de um ano e meio. Ela e a família são de São Roque do Paraguaçu, localizada na cidade de Maragojipe, no recôncavo baiano.
O bairro do Lobato fica no subúrbio ferroviário e é considerado um bairro pobre. Algumas das ruas não têm nem sequer asfalto. A rua em que fica a casa 76 D, inclusive, leva o nome de Getúlio Vargas, presidente que criou a campanha "Petróleo é Nosso" logo após a descoberta da riqueza no Brasil. O bairro é cercado pela Baía de Todos os Santos, uma das maiores do país.
A plataforma usada para a exploração de petróleo da área está desativada desde o fim da década de 1980, segundo informações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Bem perto da extinta área produtiva, foi feita uma praça com quadra de esportes, tem um pequeno galpão abandonado e um monumento que indica o marco histórico do petróleo no país.



Ao se aproximar do tubo de onde vaza o combustível na casa de Tereza, o cheiro forte logo acusa a existência do petróleo. A dona de casa conta que ficou assustada ao ser informada da descoberta do oléo no terreno que comprou nos fundos da sua casa. Ela afirma que não pensou em dinheiro, mas nos riscos ao meio ambiente e à segurança da comunidade humilde em que mora.
"Tive medo de algum acidente, não sabia o risco que estava correndo. Tinha medo de explodir, de algum desastre ambiental, não pensei no meu bem estar, fiquei preocupada com a minha família, com a comunidade. Hoje, penso nas melhorias que isso pode trazer aqui para a comunidade, o Lobato é um bairro rico, mas não é valorizado", declarou.
A iniciativa de Tereza ao saber do petróleo foi ligar para a ANP para receber orientações de como proceder. Após os primeiros técnicos da agência visitarem o local, foi solicitado que a família parasse a obra. Engenheiros da ANP estiveram novamente no terreno na quarta-feira (23) e os trabalhos no local continuam suspensos.
A proprietária explicou que a obra era para ampliar a casa onde mora, que já tem dois andares. “Eu moro aqui embaixo com o meu marido e a minha filha mora no andar de cima com o meu genro. O objetivo da gente é ampliar para fazer um lugar para minha mãe e também para meu outro filho”.
A terra da pequena encosta que ficou no terreno após a escavação para a obra está deslizando um pouco, motivo que deixa a família preocupada. "Nós colocamos uma lona para segurar a terra até que se resolva a situação", disse dona Tereza.
Petróleo em casa de Salvador, Bahia (Foto: Lílian Marques/G1 BAhia)Morador mostra mão melada de petróleo (Foto: Lílian Marques/G1 BAhia)
Exploração
O engenheiro de petróleo Martinho Sobral Rocha, especialista em regulação da ANP na Bahia, visitou o terreno e confirmou que a substância é petróleo, porém a única coisa que deve ser feita no local é contenção do vazamento. Por se tratar de um poço de petróleo antigo, que está inativo, a exploração não deve ocorrer, segundo explica.

"É um poço antigo do campo de produção de petróelo que existia no Lobato. Ele foi devolvido à ANP por ser antieconômico e por estar localizado dentro de uma comunidade. Está sendo providenciada a correção do vazamento. Para fins comerciais, não existe nenhuma possibilidade de produção", acrescentou.
A Agência Nacional de Petróleo informou, por meio de nota, que o campo não "apresenta volume de óleo significativo a ser produzido, pois os reservatórios existentes já estão esgotados". A agência reguladora informou ainda que os poços da região, explorados a partir de 1939, foram extintos e "encobertos por aterros de grande extensão". Sobre eles, se desenvolveu a atual comunidade. A ANP explica também que não há possibildades dos poços serem reutilizados e que não se espera obter um volume adicional de óleo naquela região.
Caso o petróleo seja encontrado em um terreno particular e caso seja comprovado que o poço é produtivo, segundo o engenheiro Martinho Sobral, a concessionária interessada na extração da substância deve pagar 1% do que explora para o dono da terra. Na Bahia, essas situações são comuns em cidades como Madre de Deus, São Sebastião do Passé, onde fica a Refinaria de Petróleo Landulpho Alves, e outras da região metropolitana como Catu e Pojuca, disse o engenheiro.
Poço abandonado; petróleo em Salvador (Foto: Lílian Marques/G1 BAhia)Obra no terreno de dona Tereza está parada há mais de uma semana até que o vazamento de petróleo seja sanado pela ANP. (Foto: Lílian Marques/G1 BAhia)
Área onde ficava plataforma da petrobrás, segundo morador, na Bahia (Foto: Lílian Marques/G1 BAhia)Primeira plataforma de exploração de petróleo do Brasil ficava nessa área, no bairro do Lobato, subúrbio de Salvador. (Foto: Lílian Marques/G1 BAhia)

Comerciante encontra embalagem de plástico dentro de Coca-Cola

 Um comerciante encontrou um objeto plástico semelhante a uma cápsula, comumente utilizada por traficantes para embalar droga, dentro de uma garrafa de 1 litro do refrigerante Coca-Cola. O caso aconteceu no estabelecimento Pico D'água, uma distribuidora de água mineral no bairro Canto do Forte em Praia Grande, no litoral de São Paulo

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Para Aneel, há risco de faltar luz em cidades brasileiras durante a Copa do Mundo


O fornecimento de luz para a Copa do Mundo de 2014 está ameaçado em boa parte das cidades-sede, diferentemente do que vem sustentando o governo. É o que mostra um relatório da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), finalizado em dezembro e obtido pela Folha.

Empresas de geradores crescem na esteira de apagões
Aneel autoriza operação de três termelétricas
Governo vai retomar leilões de energia em 2013


A menos de um ano e meio da abertura dos jogos, mais da metade dos 163 empreendimentos necessários para garantir o fornecimento de energia está atrasada, segundo o documento.

Apenas 2 das 12 capitais que receberão partidas estão com as obras totalmente em dia: Fortaleza e Recife.

Em todas as demais --Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, Cuiabá, Natal e Curitiba-- há atrasos em relação ao cronograma definido pelo governo.
Na lista de empreendimentos há novas linhas de transmissão e de distribuição, além da ampliação e da modernização de subestações de energia. As obras visam evitar apagões tanto nos estádios quanto nos aeroportos e nas ruas das cidades.

As capitais que mais preocupam são Porto Alegre, onde 25 das 26 obras, conduzidas pela concessionária CEEE, estão fora do prazo, e Brasília, que apresenta atraso em 10 dos 11 empreendimentos exigidos da CEB.

No caso da capital do país, o risco é que haja problemas já na Copa das Confederações, em junho deste ano.

Uma das linhas de distribuição que levarão luz ao Estádio Nacional Mané Garrincha, por exemplo, que deveria ser concluída em março deste ano, está prometida agora apenas para junho.

O estádio sediará a primeira partida do torneio, entre Brasil e Japão, no dia 15 de junho.
Em Porto Alegre, cidade com o maior número de obras atrasadas, a Aneel afirma que é "conveniente tomar medidas junto à concessionária".

Também merecem "especial atenção", segundo os técnicos da agência, Manaus, da concessionária Ame (50% de atraso); Rio, servida pela Light (41% de atraso); e Belo Horizonte, atendida pela Cemig (41% de atraso).

As obras necessárias para evitar apagões durante a Copa e os prazos de entrega foram definidos pelo grupo de trabalho "GT Copa 2014", em julho de 2011. Desde então, cabe à Aneel fiscalizar o cumprimento das determinações.

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) chegou a dizer que o grupo foi criado apenas como uma "precaução a mais".

O documento da Aneel afirma que é necessária a "urgente aceleração do ritmo de implantação das obras". E prevê, aliás, a adoção de "soluções de engenharia alternativas" caso os empreendimentos não fiquem prontos. Elas não são especificadas.

O Ministério de Minas e Energia afirmou, por meio de nota, que "monitora a implantação das obras de distribuição" e que elas "estarão concluídas antes da Copa".

Ed. de arte/Folhapress
OUTRO LADO
As distribuidoras que atendem as cidades-sede da Copa do Mundo refutam o documento da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e defendem que as obras estarão prontas a tempo de atender a maior demanda que virá durante o torneio.

Nenhuma delas diz ser necessário um "esforço urgente" para compensar esses atrasos, conforme aconselhou a agência reguladora.

A CEEE, por exemplo, que atende moradores de Porto Alegre, diz trabalhar com prazo de conclusão maior que as demais empresas.

Apesar de aparecer descumprindo prazos, segundo a Aneel, a empresa diz que a cidade não irá sediar a Copa das Confederações, portanto concluirá as obras a tempo para a Copa, entre dezembro de 2013 e abril de 2014.

A Light (RJ) informou que já concluiu 3 das 5 obras que aparecem em atraso no relatório da Aneel. As duas obras em atraso, diz a empresa, também estão sob controle.
A Eletropaulo nega que haja atraso. "Das 23 obras, 12 estão concluídas, 9, em andamento, e 2, em processo final, no prazo estabelecido."

A Cosern (RN) informou que conseguiu concluir os projetos das obras e não irá prejudicar o cronograma.

Após adiar datas de 11 de suas obras, a mineira Cemig diz que concluirá todos os projetos em 2013.

Ao assumir atraso no cronograma inicial, a baiana Coelba diz que as obras serão concluídas com a do estádio --a previsão é fevereiro.

CEB, Cemat e Copel dizem ter encontrado dificuldades para conseguir o licenciamento ambiental. Esse seria um dos motivos para o atraso. As empresas defenderam que o problema não atrapalhará o fornecimento na Copa.