quarta-feira, 25 de março de 2020

'Duplamente perplexo', Neto diz que palavras de Bolsonaro são 'lamentáveis' e 'inaceitáveis'

Resultado de imagem para acm netoO prefeito ACM Neto (DEM) criticou duramente o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) veiculado em cadeia nacional nesta terça-feira (25). Para Neto, que também ocupa a posição de presidente nacional do DEM, as palavras foram "lamentáveis, inaceitáveis e irresponsáveis".

"Confesso que ontem fiquei duplamente perplexo, de um lado como prefeito e do outro como cidadão. 

Considero que as declarações do presidente são lamentáveis e inaceitáveis. Nós temos feito esforço absurdo, prefeitos e governadores de todo o Brasil para adotar medidas de diminuição do fluxo de pessoas nas ruas. Sabemos o impacto que todas essas medidas têm na economia. No entanto, tenho procurado ao máximo evitar aumentar a temperatura do debate político nesse político. 

Acho que neste momento temos que deixar a política de lado e dar as mãos para enfrentar a mais grave crise", enfatizou nesta manhã durante inauguração de centro de acolhimento em Salvador.

Mandetta diz a assessores que não pretende pedir demissão do Ministério da Saúde

Mandetta diz a assessores que não pretende pedir demissão do Ministério da SaúdeApesar do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro na última terça-feira (24), o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse a assessores que não pretende deixaro cargo. As informações são do blog da jornalista Andréia Sadi.

Na avaliação dos auxiliares, o ministro não quer endossar de forma pública o pronunciamento de Bolsonaro e quer se "manter técnico", mesmo que o presidente já tenha declarado o desejo de rever as questões de isolamento para evitar o contágio do novo coronavírus.

Sobre a possibilidade Bolsonaro demitir Mandetta caso não aceite a posição do ministro em não endossar as palavras do pronunciamento, os assessores disseram que “isso depende da decisão de Bolsonaro". No entanto, o pedido de demissão, reforçam, não é cogitado.

De acordo com informações do BR Político, do Estadão, Mandetta não deve aceitar a proposta de mudanças nas regras de quarentena.

Ilhéus: Secretaria confirma primeiro caso de novo coronavírus; paciente é médico.

Resultado de imagem para ilheusO município de Ilhéus, no Sul baiano, registrou o primeiro caso de novo coronavírus. Segundo informação da prefeitura nesta quarta-feira (25), o paciente já se encontra em isolamento social. 

Em comunicado, o secretário de saúde municipal, Geraldo Magela, pediu à população que mantenha a calma, continue adotando as medidas de precaução e permaneça em casa. 

Conforme apurou o Bahia Notícias, o paciente é um médico e atua na frente de combate à disseminação do novo coronavírus.

Com o caso confirmado de Ilhéus, agora já são 85 registros confirmados da Covid-19 na Bahia.

terça-feira, 24 de março de 2020

Após confusão diplomática, Bolsonaro divulga contato com o presidente da China Pedindo desculpa pelo seu filho.

Resultado de imagem para BOLSONAROAtravés do Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou na manhã desta terça-feira (24) o contato com o presidente da China, Xi Jinping. A ligação acontece depois de uma confusão diplomática iniciada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), que culpou o país asiático pelo avanço do novo coronavírus.

"Reafirmamos nossos laços de amizade, troca de informações e ações sobre o covid-19 e ampliação de nossos laços comerciais", escreveu Bolsonaro.

A crise teve início na semana passada, quando Eduardo Bolsonaro acusou a China suprimir informações relacionadas ao coronavírus, comparando a pandemia ao acidente nuclear de Chernobil, na Ucrânia, em 1986.

Na sequência, o embaixador chinês no Brasil,  Yang Wanming, fez duros ataques em resposta. “A parte chinesa repudia veementemente as suas palavras, e exige que as retire imediatamente e peça uma desculpa ao povo chinês. Vou protestar e manifestar a nossa indignação junto ao Itamaraty e a Câmara dos Deputados”, escreveu Yang.

Durante a crise, Jair Bolsonaro chegou a dizer que não havia problema nenhum com a China e prometeu uma ligação para Xi Jinping.

“A questão do vírus lá, que a curva [de novos casos] está em descendência, os hospitais estão sendo desativados. O que foi utilizado para chegar a esse ponto, se houver necessidade, vou ligar para o presidente Xi Jinping [para perguntar]. Faz parte do meu ofício tomar uma atitude como essa”, indicou.

Juazeiro confirma segundo caso de coronavírus na cidade

Juazeiro confirma segundo caso de coronavírus na cidadeA secretaria de saúde de Juazeiro anunciou nesta terça-feira (24) o segundo caso do novo coronavírus na cidade. Segundo o boletim, trata-se de uma mulher, irmã do primeiro caso registrado na última segunda (23). Ela também estava em viagem por área de transmissão e está em quarentena desde a sua chegada.

Ainda segundo o comunicado, a equipe de Vigilância Epidemiológica está acompanhando os casos registrados na cidade. As duas pacientes estão sem sintomas, sem complicações ou agravos de saúde.

Além dos dois casos confirmados, sete continuam em investigação na cidade. Até a última segunda, a secretaria de saúde da Bahia registrou 63 casos.

segunda-feira, 23 de março de 2020

MP editada por Bolsonaro suspende contrato de trabalho por até 4 meses

Resultado de imagem para bolsonaro mascaraO presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou uma medida provisória (MP) que autoriza a suspensão de contratos de trabalho por até quatro meses. A determinação foi publicada no último domingo (22), no diário oficial da União. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Durante o período, o empregado deixa de trabalhar e o empregador, por sua vez, deixa de pagar o salário. A empresa, no entanto, é obrigada a oferecer cursos profissionalizantes e a manter benefícios, a exemplo do plano de saúde.

De acordo com o texto, a negociação individual terá mais força que acordos coletivos da lei trabalhista. Os direitos previstos na Constituição, no entanto, estão mantidos.

O empregador, contudo, durante o período, precisará dar uma ajuda compensatória mensal, "sem natureza salarial", "com valor definido livremente entre empregado e empregador, via negociação individual".

O contrato será suspenso em caso de acordo individual com o empregado ou também com um grupo de empregados. A suspensão terá de ser registrada em carteira de trabalho.

Uma MP possui força de lei por 60 dias prorrogáveis pelo mesmo prazo, até que seja apreciada pelo Congresso. Se não for votada, perde a validade. A medida valerá durante o período de calamidade pública estipulado pelo governo federal até o dia 31 de dezembro deste ano.

Agora são 63: Sesab confirma oito novos casos de coronavírus na Bahia

Agora são 63: Sesab confirma oito novos casos de coronavírus na BahiaA Secretaria de Saúde do Estado da Bahia anunciou na manhã desta segunda-feira (23) oito novos casos do novo coronavírus no estádo. Com as confirmações, o território baiano possui o total de 63 infectados.

São quatro novos casos em Salvador, um em Porto Seguro, um em Juazeiro, um em Jequié e um em Brumado.

Até o momento, 12 cidades registraram casos. São as seguintes: Salvador (37), Porto Seguro (8); Feira de Santana (6); Lauro de Freitas (3); Prado (2); Itabuna (1); Camaçari (1); Barreiras (1); Conceição do Jacuípe (1); Juazeiro (1); Jequié (1) e Brumado (1).

De acordo com a pasta, todos os novos pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato.

terça-feira, 17 de março de 2020

Coronavírus: portaria torna isolamento compulsório e prevê punição por descumprimento


Resultado de imagem para coronavirusOs ministérios da Saúde e da Justiça e Segurança Pública definiram, nesta terça-feira (17), os critérios para situações de quarentena e isolamento compulsórios (obrigatórios). As regras já poderão ser usadas para enfrentar o novo coronavírus.

O texto já foi assinado, mas ainda não foi publicado no "Diário Oficial da União". Isso deve acontecer ainda nesta terça.
A portaria prevê que os cidadãos brasileiros devem se sujeitar ao cumprimento voluntário das seguintes medidas emergenciais previstas em lei:

isolamento;
quarentena;
realização de exames médicos e laboratoriais, vacinação e tratamentos específicos;
exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver;
restrição de entrada e saída do país por rodovias, portos e aeroportos;
requisição de bens e serviços de pessoas físicas e jurídicas, com indenização posterior.
O descumprimento dessas medidas, segundo as novas regras, "acarretará a responsabilização civil, administrativa e penal dos agentes infratores".

O caso poderá ser enquadrado em dois artigos do Código Penal:

Art. 268: crime contra a saúde pública, com pena de detenção de um mês a um ano, e multa.
Art. 330: crime de desobediência, com pena de detenção de 15 dias a seis meses, e multa.
Segundo a portaria, a obrigação de isolamento, quarentena e tratamento médico só poderá ser definida por indicação de médico ou profissional de saúde.

Se a desobediência gerar custos ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Advocacia-Geral da União (AGU) poderá acionar o infrator em busca de ressarcimento aos cofres públicos. Servidores públicos que descumprirem as regras também poderão responder a processo disciplinar.

Força policial
A portaria dos ministérios da Saúde e da Justiça autoriza as equipes de saúde e vigilância sanitária a "solicitar o auxílio de força policial", caso haja recusa ou desobediência.

Neste caso, e dentro das medidas de prevenção à Covid-19, a autoridade policial poderá encaminhar o infrator à casa ou ao hospital, mesmo sem autorização judicial.

Se houver crime mais grave, ou acúmulo de crimes, e for preciso definir a prisão do infrator, a portaria recomenda que essa detenção aconteça em estabelecimento ou cela separada dos demais presos. Caberá à Justiça, neste caso, substituir a prisão por medidas alternativas.

Isolamento e quarentena
A portaria se baseia na Lei 13.979, sancionada no mês passado, que definiu os primeiros parâmetros para o controle da pandemia no Brasil.

Este texto permitiu, por exemplo, que brasileiros fossem trazidos de Wuhan, na China -- primeiro epicentro da doença.

A lei define, entre outras coisas, a diferença entre isolamento e quarentena. Segundo o texto:

isolamento: separação de pessoas doentes ou contaminadas, ou de bagagens, meios de transporte, mercadorias ou encomendas postais afetadas, de outros, de maneira a evitar a contaminação ou a propagação do coronavírus; e
quarentena: restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes, ou de bagagens, contêineres, animais, meios de transporte ou mercadorias suspeitos de contaminação, de maneira a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus.

Haitiano aborda Bolsonaro no Alvorada: 'Você não é mais presidente' VEJA O VÍDEO

           
              

BRASÍLIA — Um imigrante haitiano questionou o presidente Jair Bolsonaro em frente ao Palácio da Alvorada, na noite de segunda-feira, e disse que ele "não é presidente mais". Um vídeo do episódio circula em redes sociais.

— Bolsonaro, acabou. Você está recebendo mensagem no celular. Todo brasileiro está recebendo mensagem no seu celular. Você não é presidente mais. Você não é presidente mais — disse o imigrante, que não se identificou, mas disse morar no Brasil. 

O haitiano foi, então, criticado por outras pessoas que estavam no local, e Bolsonaro passou a falar com apoiadores. Quando ia embora, o presidente disse "volta para seu país", mas pelo vídeo divulgado não é possível ter certeza sobre com quem ele estava falando.

Desde julho do ano passado, Bolsonaro costuma cumprimentar apoiadores em frente ao Alvorada, quando sai e quanto volta para a residência oficial da Presidência. Para chegar ao local em que é possível ter contato com o presidente, as pessoas precisam apresentar um documento de identificação e dizer a cidade onde moram, além de passar um raio-x. 

Qualquer cidadão pode ir ao Alvorada, mas a maioria dos que vão são de apoiadores. Foi a primeira vez que Bolsonaro foi confrontado no local.

Uma grade separa Bolsonaro das pessoas. O presidente costumava cumprimentar os apoiadores e tirar fotos. Entretanto, desde que passou a ser suspeito de ter contraído o novo coronavírus, na semana passada, passou a falar com eles à distância.

Estado de SP tem o primeiro caso de morte provocada pelo coronavírus


Resultado de imagem para coronavirusO estado de São Paulo registrou o primeiro caso no Brasil de morte de pessoa infectada pelo novo novo coronavírus (Sars-Cov-2). A informação foi divulgada pelo governo estadual na manhã desta terça-feira (17). Até a última atualização desta reportagem, não havia sido divulgado o local onde a vítima morava nem qual o sexo.

Não há informações se a vítima mora na capital paulista e qual o sexo. Ainda não há detalhes se a vítima viajou ao exterior ou se teve contato com alguém contaminado no Brasil. Esse também foi o primeiro óbito registrado no Brasil.

Nesta manhã, no momento em que a morte foi anunciada pelo governo de São Paulo, havia 301 casos confirmados pelas secretarias de Saúde dos estados de infecção pelo vírus.

Veja últimas notícias sobre coronavírus
De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, o estado de São Paulo tem 152 casos confirmados da doença até esta segunda-feira, com mais 1.777 casos suspeitos de coronavírus. Em todo o Brasil são 234 casos confirmados, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde desta segunda-feira.

O Governo de São Paulo avalia que o surto de coronavírus deve durar "de quatro a cinco meses". No entanto, as medidas restritivas adotadas pela administração estadual, como a suspensão das aulas e a restrição de eventos, não devem ser aplicadas durante todo este período.

Reavaliação de testes laboratoriais
Ainda nesta segunda, o governo estadual disse que "vai avaliar" a nova recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que todos os casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) sejam submetidos a exames laboratoriais. A afirmação foi feita pelo secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann.

Na sexta-feira (13) o governo de São Paulo havia anunciado que somente pacientes internados seriam submetidos ao teste laboratorial na rede pública e que o diagnóstico clínico seria adotado para outros casos suspeitos.
As restrições impostas à circulação de de pessoas devido ao risco de contaminação mudou a cara da cidade de São Paulo no início desta semana. Nesta manhã, trens do Metrô estavam vazios.

Escolas
A suspensão gradual nas aulas de escolas públicas e particulares de São Paulo, diante da ameaça do novo coronavírus, começou a valer na segunda-feira (16). A rede pública estadual e municipal de São Paulo vai seguir funcionando até sexta-feira (20). A partir da próxima segunda-feira (23) as portas estarão fechadas por tempo indeterminado.

Bahia confirma 10º caso do novo coronavírus (Covid-19)

Aqui é trabalhoO 10º caso do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) nesta segunda-feira (16). Trata-se de um homem de 43 anos, de Porto Seguro, que trabalha na residência de uma das pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 que estavam em uma festa realizada em Itacaré. O paciente relatou contato diário com o caso confirmado e encontra-se assintomático. 

Os outros nove casos confirmados são de residentes em Salvador (quatro) e Feira de Santana (cinco). De janeiro até às 17h desta segunda-feira (16), a Bahia registrou 587 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 10 confirmados. Outros 249 foram descartados e 328 aguardam análise laboratorial.
 
Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado às 17h de terça-feira (17). 

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar. Outras informações podem ser obtidas no site da Sesab.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). 

Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

A fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B, as autoridades sanitárias municipais e estadual vem sensibilizando a sociedade sobre a importância da higiene regular das mãos e ratificar a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.

Fonte: Ascom/Sesab

ADAB regulamenta procedimentos para abate de jumentos na Bahia


Aqui é trabalhoA Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) normatiza processos e procedimentos para o transito e o abate de jumentos através da Portaria nº013/2020, assinada nessa segunda-feira (16), pelo diretor–geral, Mauricio Bacelar, que entrará em vigor a partir da publicação no Diário Oficial. A portaria foi elaborada conjuntamente pelos técnicos da autarquia e do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento) e garante a preservação da espécie e bem-estar dos animais.

“Desde setembro de 2019 a justiça tinha liberado o retorno do abate dos animais na Bahia, mas nós aqui da ADAB estudamos cuidadosamente a liberação deste procedimento para criar as condições de desenvolvimento de uma cadeia de bovinocultura de jumentos e garantir o bem-estar dos animais”, disse Mauricio Bacelar.

A preservação da espécie é garantida quando fica proibido o abate das fêmeas no terço final da gestação, do abate dos animais com peso inferior a 90 kg e na limitação de 40% do abate das fêmeas por lote. O bem-estar, também, previsto na portaria é garantido pelas propriedades de triagem e criação ambas, com responsável técnico, vinculado ao frigorífico e com capacidade de recepção e manutenção dos animais dentro das normas técnicas de bem-estar animal. As propriedades serão previamente cadastradas e periodicamente fiscalizadas pelos técnicos da ADAB e deverão ter estrutura de curral, cercas de divisas, bebedouros e alimentação suficiente para os jumentos.


Inicialmente os animais serão abatidos pelo frigorífico de Amargosa, único o mundo que é credenciado pelo Governo chinês para o abate de jumentos. A carne é utilizada para consumo humano e a pele pela indústria farmacêutica e de cosméticos. Nesse primeiro momento serão gerados mais de 120 empregos diretos no estado.

Rui Costa inaugura Central Integrada de Comando e Controle da Saúde em Salvador nesta terça


Aqui é trabalhoO governador Rui Costa e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, inauguram nesta terça-feira (17), às 8h30, a Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado da Bahia.

O prédio, que também abrigará a nova sede da Central Estadual de Regulação, será a central de inteligência da saúde e vai acompanhar todas as unidades estaduais de saúde, através de indicadores de desempenho da rede, funcionando em regime de 24 horas. A Central abrigará também o Centro de Operações de Emergência em Saúde – COES, responsável pela coordenação das ações de combate ao novo coronavírus.

A central foi construída ao lado da sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), representando um investimento superior a R$ 13 milhões, sendo R$ 9,1 milhões na estrutura física e cerca de R$ 4 milhões em equipamentos. São três pavimentos, em mais de 2,3 mil metros quadrados, empreendimento financiado pelo Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde na Região Metropolitana de Salvador (PROSUS), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o novo centro, garantirá um salto na eficiência da gestão em saúde. “Será um centro moderno, gerando informações e dados para que possamos fazer um melhor gerenciamento dos recursos. Os 417 municípios estarão interligados através da Central, possibilitando maior agilidade e qualidade para a assistência à saúde da população”, explica o secretário.

A Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado da Bahia é um prédio tecnológico, que abrigará a Central Estadual de Regulação (CER), englobando pedidos de exames, avaliações com especialistas, internações em enfermaria ou UTI, bem como procedimentos cirúrgicos de todos os municípios da Bahia, e a Central de Inteligência da Saúde, que será responsável pelo monitoramento e acompanhamento de todas as unidades, através de indicadores de desempenho da rede.

A diretora da Central Estadual de Regulação, Rita de Cássia, explica que uma das funções da regulação é a ordenação e qualificação dos fluxos de acesso às ações e serviços de saúde, de modo a otimizar a utilização dos recursos assistenciais disponíveis e promover a transparência, a integralidade e a equidade no acesso às ações e aos serviços, em tempo oportuno, dispondo, para tal, entre outros instrumentos, de diretrizes operacionais e protocolos. “Em síntese, a regulação de pacientes é uma ferramenta de democratização do acesso, onde uma pessoa de Barreiras, por exemplo, tem o mesmo direito a ser internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, do que um paciente que está na emergência do hospital. A decisão de internação, portanto, é sempre pautada na gravidade do caso e não pela proximidade”, esclarece a diretora.

Já o diretor de Modernização Administrativa da Sesab, Diego Cavalcanti, detalha que “o edifício também abrigará a área de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sesab, formada pelas divisões de sistemas, suporte técnico, infraestrutura e conectividade, além de contar com um Núcleo de Indicadores à Saúde, que é composto por especialistas de diversas áreas interligadas a saúde, com o intuito de, em tempo real, acompanhar o desempenho das unidades estaduais e gerar dados e indicadores que auxiliem à tomada de decisões”, finaliza.

quarta-feira, 11 de março de 2020

Casos de coronavírus devem começar a crescer exponencialmente no Brasil

Diante de uma projeção de aumento de casos do novo coronavírus nas próximas semanas, o Ministério da Saúde pediu a cinco hospitais filantrópicos de excelência no país que usem recursos e pessoal envolvidos hoje em projetos desenvolvidos no SUS no enfrentamento da epidemia.

O Brasil registra 34 casos confirmados de infecção. No pior cenário, a previsão do ministério é que em até duas semanas e meia, o país tenha aumentado exponencialmente os registros, que se manteriam em um platô por mais oito semanas.

Nesse período, o governo estima um grande aumento da demanda por atendimento hospitalar, ainda mais levando em conta a possibilidade de o momento coincidir com o pico de casos de gripe por influenza.

Bahia analisa 56 casos suspeitos de coronavírus

A Bahia contabilizou, de janeiro até às 17 horas desta terça-feira (10), 164 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, segundo boletim da Secretaria estadual de Saúde. Destes, 106 foram descartados laboratorialmente ou por não se encaixarem no protocolo do Ministério da Saúde.

OMS declara pandemia de coronavírus

OMS declara pandemia de coronavírus — Foto: Reprodução/GloboNewsA Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19 nesta quarta (11). Casos, mortes e números de países atingidos devem aumentar, diz OMS sobre o Covid-19 nesta quarta (11).

"A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo nem o que os países devem fazer " - Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS

Também o diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Michael Ryan, ressaltou que a declaração não significa que a OMS vá adotar novas recomendações no combate ao vírus.

"A declaração de uma pandemia não é como a de uma emergência internacional - é uma caracterização ou descrição de uma situação, não é uma mudança na situação. (...) "Não é hora para os países seguirem apenas para a mitigação"" - diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Michael Ryan.

Mitigação é a estratégia de saúde pública que busca sobretudo cuidar dos doentes e públicos prioritários

Perspectivas de novos casos
De acordo com a OMS, o número de casos, mortes e países afetados deve subir nos próximos dias e semanas. Nas últimas duas semanas, o número de casos fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou.

"Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários" - Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS

De acordo com o mais recente balanço do órgão, há mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas morreram.

"Essa é uma crise que vai afetar todos os setores" - Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS

Foco de ação dos países

De acordo com Tedros, os países precisam preparar respostas em áreas chaves: detectar, proteger, tratar, reduzir a transmissão, inovar e aprender.
Perguntado pelos jornalistas se há recomendação para fechar escolas e fronteiras, o diretor-executivo do programa de emergências da OMS, Michael Ryan, avaliou que essas decisões têm sido tomada com base na avaliação de risco dos países.
De acordo com ele, países com número menor de casos não alcançarão grande impacto com medidas de isolamento social.

quinta-feira, 5 de março de 2020

Dólar abre em alta e supera R$ 4,60 pela 1ª vez.


Nota de US$ 5 dólares — Foto: REUTERS/Thomas WhiteO dólar abriu em alta nesta quinta-feira (5), superando pela 1ª vez o patamar de R$ 4,60, nesta que é a 12ª sessão consecutiva de alta.

Às 9h11, a moeda norte-americana subia 0,55%, cotada a R$ 4,6045. Na máxima até o momento chegou a R$ 4,6101. Veja mais cotações.

No dia anterior, o dólar encerrou a sessão em alta de 1,51%, a R$ 4,5790, novo recorde nominal de fechamento (sem considerar a inflação), após a divulgação dos dados oficiais do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019, que registrou alta de 1,1% em 2019, confirmando resultado mais fraco em 3 anos e desaceleração da economia brasileira no 4º trimestre. Na máxima do dia, a moeda chegou a R$ 4,5835, até então o recorde nominal intradia.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira que o resultado do PIB ficou "dentro do previsto" e reafirmou que a estimativa é que a economia brasileira cresça 2% em 2020.

Veja mais cotações.