Através do Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou na manhã desta terça-feira (24) o contato com o presidente da China, Xi Jinping. A ligação acontece depois de uma confusão diplomática iniciada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), que culpou o país asiático pelo avanço do novo coronavírus.
"Reafirmamos nossos laços de amizade, troca de informações e ações sobre o covid-19 e ampliação de nossos laços comerciais", escreveu Bolsonaro.
A crise teve início na semana passada, quando Eduardo Bolsonaro acusou a China suprimir informações relacionadas ao coronavírus, comparando a pandemia ao acidente nuclear de Chernobil, na Ucrânia, em 1986.
Na sequência, o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, fez duros ataques em resposta. “A parte chinesa repudia veementemente as suas palavras, e exige que as retire imediatamente e peça uma desculpa ao povo chinês. Vou protestar e manifestar a nossa indignação junto ao Itamaraty e a Câmara dos Deputados”, escreveu Yang.
Durante a crise, Jair Bolsonaro chegou a dizer que não havia problema nenhum com a China e prometeu uma ligação para Xi Jinping.
“A questão do vírus lá, que a curva [de novos casos] está em descendência, os hospitais estão sendo desativados. O que foi utilizado para chegar a esse ponto, se houver necessidade, vou ligar para o presidente Xi Jinping [para perguntar]. Faz parte do meu ofício tomar uma atitude como essa”, indicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.