Comunidade se manifesta em Uruçuca (Foto Carla Ornelas). |
Ontem, 1.272 pessoas participaram da audiência pública em Uruçuca para discutir o relatório ambiental e o projeto de construção do Porto Sul em Ilhéus. A primeira da série de seis novas audiências teve a presença de representantes do governo baiano, Ibama e da Bahia Mineração.
Hoje, dia 29, as discussões envolvem a população de Itacaré, a partir das 18h, na Escola Manoel Castro. Amanhã, 30, será a vez da audiência em Itabuna, na AABB, também às 18h. Ontem, a maioria dos participantes no estádio Ferreirão posicionou-se favorável ao empreendimento. Aproximadamente 200 pessoas se inscreveram para fazer questionamentos ontem, conforme o governo baiano.
Grupo de manifestantes da Universidade Estadual de Santa Cruz fazia críticas ao projeto. Jovens participaram da audiência para ter detalhes e saber como participar do projeto, a exemplo de Priscila Nascimento, 26 anos, do Comitê de Entidades Sociais (Coeso).
As audiências são oportunidade para a população discutir o projeto e avaliar o impacto ambiental do Porto Sul, que prevê construção de porto público e o terminal privado de uso da Bahia Mineração (Bamin) no litoral norte de Ilhéus. Coordenador de Acompanhamento de Políticas de Infraestrutura da Casa Civil da Bahia, Eracy Lafuente, diz que sugestões da comunidade estão sendo incorporadas ao projeto.
A comunidade pode solicitar cópia do Relatório de Impacto Ambiental nas prefeituras dos municípios onde ocorrerem as audiências (Uruçuca, Itacaré, Itabuna, Coaraci, Itajuípe e Barro Preto). A primeira audiência pública ocorreu em outubro do ano passado, em Ilhéus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.