O primeiro lote de mil carros da JAC Motors, importados da China, via Porto de Salvador, desembarcou nesta segunda-feira (21), com a presença do governador do Estado, Jaques Wagner, e do presidente da empresa no Brasil, Sérgio Habib. A distribuição dos automóveis, que até então era feita a partir do Espírito Santo, passa a ser feita na Bahia devido a um acordo feito com a montadora, responsável pela implantação de uma fábrica no estado, com inauguração prevista para 2014.
“Eu estive na China visitando a fábrica da JAC Motors e este desembarque é uma confirmação das nossas negociações, faz parte do compromisso firmado”, afirmou o governador. Segundo ele, o terreno para a construção da fábrica já está definido, em Camaçari.
A implantação receberá investimentos de R$ 900 milhões. A planta gerará 3.500 empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos. A capacidade de produção será de 100 mil unidades. “As licenças estão sendo tratadas para o lançamento da pedra fundamental e até 2014 já estaremos produzindo aqui”.
Wagner disse que a empresa incentiva o adensamento da cadeia automotiva na Bahia. “Foi feita uma reunião com vários fornecedores de insumos e autopeças, há cerca de dez dias. A meta é adensar esta indústria automotiva aqui. Como a Ford desenvolveu seu carro mundial na fábrica de Camaçari, eu espero que a JAC Motors tenha condição de seguir o mesmo caminho”.
O governador ainda destacou que a importação pelo porto de Salvador já cria novos empregos na área de distribuição e manutenção. “Porém, o grande avanço virá mais tarde, com a implantação da fábrica”.
Ampliação - Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, para incentivar a indústria automotiva no estado, o governo está propondo também uma ampliação do porto da Ford, contemplando as solicitações da empresa, mas abrindo o terminal privado para a utilização de outras montadoras. “A ideia é ampliar o terminal da Ford, passando dos 200 mil metros quadrados atuais para 1,5 milhão de metros quadrados”.
Estado sediará centros de distribuição de peças e veículos
De acordo com Sergio Habib, todas as montadoras implantadas no Brasil começaram importando carros e testando o mercado. “Para se implantar uma fábrica no país, o que leva cerca de um ano e meio de obras, é necessário uma rede de distribuição, que pode demorar até quatro anos para ser desenvolvida. Este mês estão chegando mil carros e, até o final do ano, chegarão cerca de dois mil carros por mês”.
Habib destacou as vantagens da importação pelo Porto de Salvador e da implantação da fábrica na Bahia, que sediará também centros distribuição de peças e veículos, gerando emprego e renda. “A capital é a terceira cidade do Brasil. Já temos um polo industrial e uma indústria automotiva no estado. Estamos aumentando o polo de fornecedores em Camaçari com fornecedores vindos de São Paulo e vão atender às duas montadoras”.
O empresário também elogiou a mão de obra baiana. “O Cimatec [Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia] é o melhor centro de formação que eu conheço no Brasil. Nós devemos começar a contratar e formar a mão de obra local já no final de 2013. Além disso, Salvador é um dos maiores mercados do Brasil para automóveis, e a expectativa é que cresça ainda mais”.
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