terça-feira, 30 de outubro de 2012

BAHIA REDUZ INDICADORES DE POBREZA EXTREMA INVESTINDO NA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA


A queda no indicador de extrema pobreza na Bahia, o aumento da renda média da população baiana e a geração de 505 mil novos empregos, números alcançados entre 2007 e julho do ano passado, são os assuntos que o governador Jaques Wagner destaca no programa Conversa com o Governador desta terça-feira (30).
“Tenho certeza de que é isso que o povo quer: mais trabalho, mais cidadania, mais inclusão social, e esse resultado me alegra profundamente”, afirma Wagner. O programa também traz informações sobre a entrega do Hospital Alayde Costa, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, o campeonato mundial de Judô, realizado em Salvador, e o reconhecimento do ofício das baianas de acarajé como patrimônio imaterial da Bahia.
Quanto ao crescimento de 21% da renda média do baiano, que passou de R$ 729 para R$ 881, o governador diz que “é a grande revolução que o nosso governo vem fazendo junto com o governo da presidenta Dilma”. Para ele, o esforço do Estado apresentou um resultado objetivo: “Em quatro anos, a redução da pobreza de mais de dois pontos percentuais, e o crescimento da renda do povo baiano, com mais de 500 mil empregos gerados em apenas cinco anos e oito meses”.
Atividade da baiana de acarajé está registrada no Livro Especial de Saberes e Modos de Fazer - Em relação ao decreto que reconhece o ofício das baianas de acarajé como patrimônio imaterial da Bahia, o governador ressalta que “esta é uma marca baiana, uma tradição da nossa culinária, da nossa hospitalidade: a baiana do acarajé, que o mundo inteiro conhece, o Brasil inteiro reverencia, e que muita gente vem para cá exatamente para conhecer esse jeito muito particular e único nosso de vender o quitute através dos nossos tabuleiros”.
Segundo o governador, a atividade foi registrada no Livro Especial de Saberes e Modos de Fazer, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). “Foi uma festa muito bonita, feita aqui na inauguração do nosso salão de atos da Governadoria, e que eu decidi batizá-lo como Salão de Atos Baiana do Acarajé, homenageando essa figura tão simpática, tão importante, tão tradicional da culinária e da religiosidade baiana”.
Hospital Alayde Costa oferece 60 leitos normais e 20 de UTI - O novo Hospital Alayde Costa, da Fundação Dom Pedro II, entregue na semana passada pelo Governo do Estado, oferece 60 leitos normais, de longa permanência, e 20 leitos de UTI. “A gente conseguiu contratar esse hospital, que é da Faculdade Dom Pedro II, que também vai oferecer atendimento pelo SUS. É, portanto, mais uma opção para o povo do Subúrbio na área de saúde”.
X Campeonato Mundial de Judô por Equipes contribui para o aumento do turismo e da geração de emprego - Para Wagner, o X Campeonato Mundial por Equipes de Judô ajuda a divulgar a capital baiana, onde o evento foi realizado, pela primeira vez nas Américas. “Salvador já é conhecido pelo Carnaval e pelo turismo de lazer. Eu tenho feito esforços para aumentar [esta divulgação] até em vista da Copa do Mundo, das Olimpíadas, da Copa das Confederações, para aumentar o número de eventos que atraiam mais turistas, que geram muito emprego para a nossa Salvador e região metropolitana”.
População encerra a festa da democracia - O governador encerra o programa parabenizando o Tribunal Regional Eleitoral e a população baiana, “que soube na democracia ir às urnas e decidir, em Vitória da Conquista, por Guilherme Menezes, e aqui em Salvador, por Neto. Essa é uma decisão soberana, e nós como sempre, como democratas, vamos respeitar a vontade do povo”.
O programa Conversa com o Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone  0800-071-7328.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.