quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PRODUÇÃO INDUSTRIAL BAIANA CRESCE 3,1% NOS PRIMEIROS OITO MESES DE 2012


Resultados da Pesquisa Industrial Mensal, realizada pelo IBGE, constatou que a produção industrial baiana (de transformação e extrativa mineral) apresentou crescimento de 3,1% nos primeiros oito meses deste ano em relação ao mesmo período de 2011. O indicador divulgado nesta terça-feira (9) também registrou acréscimo de 0,8% nos últimos 12 meses.
Em agosto de 2012, a produção industrial teve crescimento de 0,1% em comparação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Em relação a agosto do ano passado, a produção registrou aumento de 3,4%. No comparativo entre julho e agosto deste ano, na série ajustada sazonalmente, a taxa apresentou expansão de 0,1%. Já ao comparar agosto último com igual mês do ano passado, a indústria apresentou variação positiva na produção com taxa de 3,4%.
Segmentos
O resultado do indicador é atribuído, principalmente, ao crescimento nos segmentos de refino de petróleo (11,2%), produtos químicos (6,2%) e alimentos e bebidas (10,1%). Os setores de borracha e plástico (15,3%) e minerais não metálicos (7,9%) também influenciaram o desempenho do setor.
Seis dos oito segmentos da indústria de transformação influenciaram o resultado no período, com destaque para produtos químicos (11,8%), alimentos e bebidas (5,0%), borracha e plástico (10,0%), celulose e papel (1,9%), minerais não metálicos (4,3%) e refino de petróleo (0,2%).
No acumulado dos últimos 12 meses, em relação a igual período anterior, a taxa passou de 0,3% em julho para 0,8% em agosto. As principais contribuições positivas foram dos segmentos de produtos químicos (8,3%) e alimentos e bebidas (5,6%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.