segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sedur vai multar quem jogar lixo nas ruas fora do horário


 O secretário do Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Prefeitura de Ilhéus, Benilson Veloso, afirmou que as pessoas que jogam lixo nas ruas fora do horário estipulado para a coleta de lixo serão notificadas e multadas pelo Poder Público. A medida, segundo o secretário, tem respaldo na legislação municipal e será posta em prática logo após a realização de uma reunião com entidades representativas dos mais diversos segmentos sociais da cidade.
Inicialmente, segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, será organizado um encontro com a Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII) e a Câmara de Dirigentes Lojista de Ilhéus (CDLI) em data a ser agendada em conformidade pelas partes. Explica Benilson Veloso, que o centro da cidade é uma área de vital importância, haja vista a singularidade da coleta, que depende de uma logística especial, devido à falta de acesso de veículos na maioria das ruas.
Segundo Benílson, a coleta de lixo no centro da cidade é realizada rigorosamente a partir das 18h30min, no período de segunda a sexta-feira, e aos sábados, a partir das 14 horas. “Entretanto, a grande maioria dos comerciantes deposita o lixo nas calçadas logo pela manhã, quando abre seu estabelecimento e continuam a jogar o lixo nas ruas durante todo o dia, o que provoca uma grande sujeira, devido à ação de animais e de catadores”, ressalta.
O secretário do Desenvolvimento Urbano informa que a limpeza pública sempre colocou à disposição cinco conchas coletoras na área compreendida nos antigos armazéns da Codeba e em frente ao Complexo Policial, onde o lixo produzido no centro da cidade pode ser depositado. A ação dos infratores será alvo de notificação dos fiscais da Prefeitura, inclusive com a cobrança de penalidades previstas na legislação municipal.
Benilson Veloso explica que para o início da implantação do novo sistema de coleta de lixo a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e a empresa responsável pela coleta de lixo, a Solar Ambiental, elaboraram panfletos com os procedimentos a serem adotados e os horários em que a coleta passaria a ser efetuada. “Além da distribuição do material informativo, também foi feito um trabalho de educação ambiental, no sentido de conscientizar os empresários e a população que reside no centro da cidade, no sentido de manter a cidade limpa”, informa o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.