sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Ato no Abaeté marca Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Ato no Abaeté marca Dia Nacional de Combate à Intolerância ReligiosaO Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa será marcado neste sábado (21), a partir das 8 horas, com um ato no Parque Metropolitano do Abaeté, em Salvador. Representantes de diversas religiões se reúnem em torno do busto da ialorixá Gildásia dos Santos, a “Mãe Gilda”, que se tornou um símbolo de resistência das religiões de matriz africana e inspirou a criação da data. Líder religiosa do Ilê Axé Abassá de Ogum, faleceu em 2000, após sofrer ataques de intolerância religiosa: o terreiro foi invadido e depredado, o que levou a sacerdotisa a sofrer um agravamento de problemas de saúde.  

Os trabalhos da casa prosseguiram sob a liderança da filha biológica de Gildásia, Jaciara Ribeiro. O evento em menção à data é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Além de saudações à ancestralidade e palavras das lideranças religiosas e autoridades presentes, será exibido o documentário Mulheres de Axé, que retrata a trajetória de personalidades femininas no enfrentamento à intolerância. As atividades encerram com a apresentação dos blocos afro Malê Debalê e Os Negões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.