sexta-feira, 4 de maio de 2012

GOVERNO DA BAHIA APOIA COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE JORGE AMADO


Para comemorar o centenário de nascimento do escritor baiano Jorge Amado foi lançada na noite desta quinta-feira (3), em Ilhéus, no sul da Bahia, a programação do Festival Literário e Artístico Amar Amado. O evento só acontece entre os dias 4 e 12 de agosto deste ano, mas a cidade já iniciou a contagem regressiva para as festividades. 

De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria do Turismo, João Carlos Oliveira, o Governo do Estado tem apoiado diversas iniciativas em homenagem a Jorge Amado. Segundo ele, além de intensificar a cultura na Bahia, os eventos fortalecem o turismo, atraindo pessoas interessadas em conhecer de perto os locais que inspiraram o autor a criar aproximadamente cinco mil personagens - entre os mais famosos ‘Gabriela’, ‘Tieta’, ‘Dona Flor’, ‘Quincas Berro D'água’, ‘Vadinho’ e 'Nacib'.
Programação
A programação do Festival Amar Amado inclui seminários, ciclos e festivais de literatura, gastronomia, cinema, teatro e música. O evento literário irá contar com a presença de editoras e escritores nacionais e internacionais. Entre os convidados baianos estão Ruy Espinheira e João Ubaldo, e do exterior constam Mia Couto (Moçambique) e Gonçalo M. Tavares (Portugal), entre outros. 

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, o festival é o ápice das comemorações em homenagem aos 100 anos do escritor. “Estamos fazendo muitas atividades sobre as obras de Jorge Amado, divulgando nas salas de aulas, discutindo temas abordados nos livros. Acho que Ilhéus deve muito a Jorge porque ele divulgou nossa cidade e a nossa cultura ao mundo”.
Em Salvador
Não é apenas Ilhéus que festeja os 100 anos de nascimento de Jorge Amado. Salvador também realiza diversos eventos destacando a importância do escritor para a Bahia e o mundo, como o Salão do Chocolate, que acontece em junho na capital baiana e vai homenagear o escritor.

“As homenagens são importantes porque divulgam ainda mais as obras de Jorge Amado, principalmente para os jovens e adolescentes. É uma maneira também de mostrar ainda mais a cultura baiana ao mundo, principalmente formar novos leitores e estudiosos de Jorge Amado”, enfatizou o neto do escritor, Jorge Amado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.