quinta-feira, 3 de maio de 2012

Jogos do Projovem serão encerrados em 10 de maio



Socializar e criar interação entre os adolescentes foi o principal objetivo dos jogos internos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens (Projovem Adolescente) iniciados na sexta-feira (27) no Ginásio de Esportes Herval Soledade em Ilhéus. A segunda etapa dos jogos está marcada para a quinta-feira (10) no mesmo local. Nesta data serão conhecidos do público os coletivos campeões de cada modalidade esportiva, das quais fazem parte, baleado, vôlei e futsal.
De acordo com o secretário da Assistência Social e Trabalho, Ari Silva Santos, essa fase da adolescência é decisiva na vida de qualquer pessoa e o serviço oferecido pelo Projovem aos adolescentes carentes pode transformar a vida deles para melhor “Os jogos se tornam uma oportunidade para que esses adolescentes possam se enturmar e compreender o real sentido da competição, que é participar”, informou.
O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção social básica, oferecido aos jovens. Em Ilhéus, são 56 coletivos tanto na zona urbana como na zona rural e conta atualmente com a participação de 1.300 adolescentes, tendo em seu quadro cerca de 30 orientadores e facilitadores de esporte e cultura.
O programa disponibiliza aos adolescentes durante o ano oficinas de dança, cultura, apresentações musicais, palestras informativas, todos relativos aos temas e ciclos vistos no espaço de convivência. Para permanecer no programa, o adolescente deve ter frequência escolar mínima de 85% para os jovens de 15 anos e de 75% para os jovens de 16 e 17 anos, monitorada pelo sistema educacional, ter freqüência mensal mínima de 70% no espaço do programa e respeitar as regras de convivência estabelecidas entre os adolescentes e os orientadores sociais. A coordenadora do programa em Ilhéus, Aleide Amorim, afirma que o programa é oportunidade para estes adolescentes buscarem novos caminhos na vida.
O serviço faz parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social às famílias, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos – enfim, a todos que dela necessitarem. O serviço é oferecido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.