Uma adutora com 27 mil metros de tubulação uniu os sistemas de abastecimento de água de Jaguarari e de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. A obra, realizada de forma emergencial, minimiza os efeitos da seca na cidade de Jaguarari, que sofre com um rígido racionamento de água desde novembro do ano passado. A interligação dos sistemas foi concluída e inaugurada nesta quinta-feira (14) pelo governador Jaques Wagner.
Com a intervenção, realizada pela Embasa, os 13 mil habitantes da sede do município de Jaguarari passam a contar com cerca de 18 litros por segundo para o abastecimento. Antes da obra, a água era distribuída por carros-pipa com intervalos que chegavam a dez dias. De acordo com Wagner, essa ainda não é a obra definitiva, mas vai ajudar a reduzir os efeitos da seca.
“Foi uma obra de R$ 5 milhões que não estava prevista para ser feita agora, mas devido à situação de dificuldade de abastecimento causada pela seca, nós antecipamos. A obra definitiva será quando concluirmos a segunda etapa do sistema de Ponto Novo, trazendo água da barragem para toda a região”.

Foram perfurados dois poços tubulares no distrito Catuni da Grota, beneficiando os distritos de Diogo, Antas I, Antas II, Lagoa do Mateus, Massaoê, Boca da Mata e Saco. Em Conceição, Morro Branco e Fazendinha, a Cerb implantou 5.616 metros de adutora e construiu um reservatório elevado.
Praça e calçamento
Durante a inauguração das obras que minimizam os efeitos da seca, o governador anunciou outras intervenções no município de Jaguarari. Por meio de convênio firmado entre a prefeitura da cidade e a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), vão ser pavimentados os povoados de Olhos D’Água e Gameleira e construída uma praça na sede do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.