quarta-feira, 3 de abril de 2013

Anatel autoriza bloqueio dos telefones piratas a partir de 2014



A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações autorizou, nesta quinta-feira (26) o bloqueio de chamadas originadas de aparelhos celulares piratas. Com a autorização em mãos, as operadoras desenvolverão, no decorrer do ano de 2013, as tecnologias necessárias para que o bloqueio seja realizado. Em síntese, a tecnologia não permitirá que uma chamada seja feita de um telefone “não cadastrado”.


Segundo informações da própria Anatel, todos os aparelhos originais fabricados no Brasil e no mundo possuem um código IMEI, assim como o chip possui também um código IMSI. 

Ao realizar uma chamada, automaticamente as operadoras conseguem identificar o código IMSI que faz a discagem e o código IMEI utilizado para realizá-la. O sistema de bloqueio irá cruzar os dados da chamada, a partir do IMEI, com os códigos cadastrados no sistema internacional de IMEI’s autorizados. Como o código IMEI de um celular pirata não estará no banco de dados de IMEI autorizado, o sistema bloqueará automaticamente a ligação.

O sistema não bloqueia chips. Se o usuário retirar o chip de um telefone pirata e colocar num celular certificado pela Anatel, a ligação será completada normalmente. Os bloqueios se iniciarão em janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.