Duzentas personalidades femininas de terreiros de candomblé da Bahia são destaque no catálogo Mulheres de Axé, com lançamento nesta terça-feira (2), às 18h, no Forte Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner. A publicação reúne textos e fotos sobre a trajetória de ialorixás e outras lideranças religiosas na luta pela preservação das tradições, cultura e valorização das religiões de matriz africana.
A iniciativa é resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Casa Civil, juntamente com Coletivo de Entidades Negras (CEN) e ONG Ação pela Cidadania. A solenidade terá a presença de secretários de Estado, representantes dos povos de santo, entidades do movimento negro, de mulheres, entre outros convidados.
A intenção é demonstrar a importância das mulheres negras no trabalho de combate à intolerância religiosa e às desigualdades. Foram mapeados terreiros das nações Bantu, Gêge e Nagô, com destaque para o perfil de liderança feminina comum à grande maioria destes espaços religiosos. O catálogo oferece um rico material de pesquisa para públicos diversos, a exemplo de pesquisadores, estudantes e cidadãos de um modo geral.
A maioria dos exemplares será distribuída gratuitamente em terreiros, bibliotecas, universidades, centros de pesquisa e equipamentos culturais da Bahia. O lançamento encerra as atividades do Março Mulher, que contou com um ciclo de mobilizações acerca da luta das mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.