quinta-feira, 23 de maio de 2013

DUPLICAÇÃO DE RODOVIAS TRAZ MAIS SEGURANÇA ENTRE SALVADOR E RMS


Conhecida como CIA-Aeroporto e uma das principais vias de circulação entre a capital baiana e a Região Metropolitana de Salvador (RMS), a BA-526 está totalmente duplicada e com novo asfalto em seus 14 quilômetros de extensão ligando a rótula do aeroporto de Salvador à BR-324. A rodovia teve ainda a instalação de quatro passarelas para pedestre nas proximidades de comunidades localizadas às margens da via. 

A última etapa das obras inclui a conclusão dos complexos viários da Ceasa e da entrada de Simões Filho. Também no trecho controlado pela Concessionária Bahia Norte, a BA-535 (Via Parafuso) conta com obras de duplicação em fase avançada ao longo de seus 25 quilômetros.

A duplicação da CIA-Aeroporto significa mais segurança e rapidez para os usuários que trafegam pela região diariamente, somando, em média, cerca de 27 mil veículos. “A tendência é melhorar com a conclusão das obras, mas, em vista do que era, já está surtindo efeito”, afirma o motorista Humberto Moura.


Uma das melhorias percebidas pelos condutores são viadutos como o construído na altura da antiga rótula da Ceasa, que soluciona os engarrafamentos na região do centro de abastecimento e no acesso à Via Parafuso.

Outra obra concluída é a restauração e sinalização dos 24 quilômetros da BA-524, a Canal de Tráfego, que liga o Polo Industrial de Camaçari ao Porto de Aratu. Já a BA-512, via de acesso entre a BA-093 e Camaçari, recebeu novo asfalto, além de serviços de drenagem e sinalização.

Um dos principais acessos ao Polo Industrial de Camaçari, a Via Parafuso é utilizada para o escoamento de grande parte da produção das indústrias instaladas na região. A duplicação das pistas promete dar mais agilidade ao transporte de cargas e acabar com os congestionamentos. Até o final deste ano, a Parafuso será interligada à Canal de Tráfego por meio de uma via perimetral, com construção em andamento.

BA-093 também deve ser duplicada - De acordo com o consórcio, o início das obras na BA-093 depende de licenciamentos ambientais e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Temos no planejamento a duplicação de 14 quilômetros e restauração até o município de Pojuca, perfazendo 47 quilômetros”, diz o gerente de engenharia da Concessionária Bahia Norte, Natanael Barbosa.


O Sistema de Rodovias BA-093 totaliza 121 quilômetros de extensão, compostos pelas BAs 093 (Simões Filho até a divisa de Mata de São João com Pojuca), 535 (Via Parafuso), 526 (CIA/Aeroporto), 512 (acesso a Camaçari), 521 e 524 (Canal de Tráfego - liga Camaçari ao Porto de Aratu). 

Segundo a Bahia Norte, desde 2010, quando começou o contrato, já foram investidos R$ 430 milhões em obras de recuperação, melhoria de acessos, conservação, manutenção, duplicação de trechos e serviços aos usuários. Ao longo dos 25 anos de concessão estão previstos investimentos da ordem de R$ 1,7 bilhão nas rodovias.

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