A Prefeitura de Ilhéus fará na próxima terça-feira (3), às 14 horas, no bairro Teotônio Vilela, a entrega de 80 casas construídas através do Programa Habitar Brasil BID, beneficiando famílias carentes que viviam em barracos construídos nos mangues e nas encostas. A solenidade de entrega das casas acontecerá no Centro Comunitário da rua São João, que também foi construído através do Programa HBB e que será entregue pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, para que seja utilizado para a realização de eventos da comunidade. Além das casas construídas nas ruas São João e José Petrúcio, o local também recebeu obras de melhorias, como calçamento, iluminação e coleta regular de lixo.
No mês de janeiro deste ano a Prefeitura de Ilhéus fez a entrega de 32 casas na rua José Petrúcio. Todos os beneficiados com as casas foram cadastrados pela equipe da Prefeitura, que comprovaram as condições subnormais em que viviam as famílias, morando em barracos improvisados nas encostas dos morros e nas áreas de preservação ambiental. A Prefeitura também já conseguiu a reintegração de posse dos imóveis que foram invadidos, devolvendo as casas para as famílias carentes que realmente necessitam de moradias.
Uma das beneficiadas foi a dona de casa Edilene Francisca dos Santos que morava em um barraco construído no mangue. Emocionada por receber as chaves de sua nova casa, ela disse que o imóvel, no nome dela, construído de blocos, representa a realização de um sonho. “Eu nunca que ia ter condições de construir uma casa dessa”, disse a dona de casa, que está desempregada. Outra beneficiada com as casas populares foi a também dona de casa Josiane Coelho Santana, que morava de aluguel numa encosta do morro, em um barraco de madeira onde não havia banheiro, saneamento básico e muito menos calçamento na rua. “Agora a minha vida melhorou muito”, disse ela.
O secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Ilhéus, Paulo Goulart, explicou que a entrega dessas casas significa mais uma etapa dos programas sociais desenvolvidos pelo Governo Municipal, em parceria com os governos Estadual e Federal buscando garantir melhores condições de vida para os ilheenses. Além das casas que estão sendo entregues através do Programa Habitar Brasil BID, outras 272 casas já estão sendo construídas também no bairro Teotônio Vilela, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). Ainda nessa área de habitações populares, Paulo Goulart adiantou que a Prefeitura de Ilhéus vem buscando viabilizar a construção de centenas de casas através do programa Minha Casa, Minha Vida.
As casas que serão entregues pela Prefeitura de Ilhéus são todas construídas de blocos e alvenarias, cobertas com telhas de cerâmica e com sala, copa/cozinha, quarto e banheiro. Além disso, elas contam com água encanada, esgotamento sanitário, instalações elétricas prontas para a ligação pela Coelba e ainda com um quintal e área lateral para a ampliação dos imóveis.
O Programa Habitar Brasil BID tem como objetivo beneficiar a comunidade com moradias populares residentes em situação de risco ou em áreas de preservação ambiental, como é o caso dessas pessoas do Alto São João e rua José Petrúcio. E nessa área de intervenção onde foi desenvolvido o programa habitacional, além das obras está sendo desenvolvido um trabalho técnico social com as famílias. O objetivo, segundo explicou o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Ednei Mendonça, é não somente propiciar uma moradia melhor, mas garantir à comunidade mais cidadania e uma melhor qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.