quinta-feira, 17 de maio de 2012

Índio é assassinado em área de disputa de terra na Bahia, diz PF


Corpo do índio foi encontrado na manhã desta quinta (17), em Pau Brasil.
Polícia e cacique afirmam que crime tem relação com briga entre índios.


Um índio da tribo Pataxó Hã Hã Hãe foi assassinado na noite de quarta-feira (16) na localidade de Água Vermelha, a 18 km da sede do município de Pau Brasil, no sul da Bahia. O corpo do índio foi encontrado por volta das 8h desta quinta-feira (17). De acordo com informações do delegado da Polícia Federal, Alex Cordeiro, policiais realizaram buscas desde a noite de quarta-feira, mas o corpo só foi encontrado na manhã desta quinta em uma estrada que fica dentro de uma área indígena que já havia sido demarcada há alguns anos.
O delegado ainda informou que o índio foi vítima de vários disparos de arma de fogo e que a hipótese é de que o crime seja resultado de desentendimentos entre os próprios índios. “A vítima já matou o padrasto há alguns anos, já foi presa e havia recebido ameaça de alguns índios. Há suspeita de que este crime seja uma revanche de outros índios”, afirma o delegado.

O índio assassinado é primo de um dos caciques da tribo Pataxó Hã Hã Hãe, cacique Nailton. O G1 entrou em contato com o cacique na manhã desta quinta-feira e ele afirmou que não acredita que o assassinato tenha relação com um possível desentendimento com fazendeiros da região. “É um desentendimento entre índios. Eu acho que fazendeiro não ia entrar na Água Vermelha, eu não atríbuo isso a fazendeiros. O local fica bem no centro de uma área indígena demarcada desde 2000 e lá não tinha problemas com fazendeiros”, comenta.
Ainda segundo Alex Cordeiro, até às 10h30 o corpo do índio continuava no local aguardando a chegada do Departamento de Polícia Técnica. O delegado também informou que as investigações devem ser conduzidas pela Polícia Civil do município, por se tratar de um homicídio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.