O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), teve o seu nome retirado da lista dos fichas-sujas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), por força de uma liminar concedida pela Justiça, conforme aTribuna da Bahia. Azevedo figurava na lista por ter suas contas de 2009 e 2010 rejeitadas pelo TCM.
O nome do prefeito saiu da lista porque as suas contas ainda não foram julgadas pela Câmara de Vereadores. O julgamento das contas de 2009 deve ocorrer somente após as eleições.
As rejeições das contas ocorreram devido a várias irregularidades na gestão do candidato à reeleição. Dentre as razões, estão dezenas de pagamentos e contratações feitos sem licitação, o que é considerado crime de improbidade administrativa, e gastos em Saúde e Educação abaixo do que determina a lei, além de fraudes licitatórias.
O prefeito também é acusado de inchar a folha de pagamento da prefeitura com a contratação de funcionários sem concurso público ou aumento do número de cargos comissionados. Enquanto a lei determina limite máximo de gasto com pessoal em 54%, o prefeito estourou o limite. De acordo com o TCM, 74,55% da arrecadação da prefeitura foi gasto com pessoal nos dois primeiros anos de governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.