Centro 24h e serviço de abordagem social beneficiam população em situação de rua
Dois novos serviços socioassistenciais direcionados à população em situação de rua iniciaram atividade em Salvador. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), o Governo do Estado da Bahia inaugurou, nesta sexta-feira (22), o Centro 24h/Casa de Passagem, situado no bairro do Uruguai, e deu início ao trabalho de abordagem social.
As ações fazem parte do Programa Bahia Acolhe, implantado há um ano pela Sedes, por intermédio da Superintendência de Assistência Social (SAS). Para a presidente do Movimento de População de Rua, Maria Lúcia Pereira, os serviços são resultados de um diálogo sensível entre o Estado e a população em situação de rua.
“Graças ao Centro 24h, as pessoas vão ter mais dignidade para dormir, comer. Na república, vão receber capacitação para o mercado de trabalho. Para a população de rua, carente de serviços como esses, é uma conquista muito importante”, comemorou.
Serviços - Coordenado pela Associação Projeto Ideal, uma das cinco entidades que assinaram convênio com o Estado, o Centro 24h/Casa de Passagem vai disponibilizar três refeições ao dia, banho e 40 leitos para pernoite à população em situação de rua. O acesso ao local poderá ser feito por demanda espontânea, encaminhamento pelo serviço de abordagem ou pelos centros de referência especializados da assistência social para a população de rua (Centros Pop).
Voltado para a construção de um processo de saída das ruas, o serviço de abordagem social possibilita condições de acesso à rede de serviços e a benefícios sociais. Além disso, promove ações para a reinserção familiar e comunitária. Com base na busca ativa, a ação tem o objetivo de atender o mínimo de 400 pessoas ao ano.
Plenitude da cidadania - Durante a inauguração, a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Maria Moraes, reforçou a participação da população na conquista das ações do Bahia Acolhe, junto ao esforço do governo estadual. “Nosso objetivo é de dar é dar a cada pessoa o direito de poder viver na plenitude da cidadania”, ressaltou.
Além da titular da Sedes, participaram da cerimônia, o secretário nacional de Promoção dos Direitos Humanos da Presidência da República, Biel Rocha, representando a titular da pasta, ministra Maria do Rosário, o presidente da Associação Projeto Ideal, Mário Benedito e o bispo Átila Brandão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.