terça-feira, 18 de dezembro de 2012

BASES COMUNITÁRIAS DE SEGURANÇA SÃO AMPLIADAS EM 2012


Com uma média de 50% a 60% de redução dos índices de criminalidade em bairros de Salvador contemplados em 2011 com as primeiras bases comunitárias, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) trabalhou este ano com o objetivo principal de expandir este modelo de policiamento para outras localidades da capital e outras cidades. Este ano, além das bases, Ilhéus ganhou o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para atender a todo o sul do estado, viaturas dentro do processo de modernização da polícia e cursos preparatórios para atuação nos eventos da Fifa: Copa das Confederações, em 2013, e Copa do Mundo, em 2014.

Das sete bases comunitárias inauguradas este ano, três foram implantadas em bairros de Salvador, que, assim como o Calabar e o Complexo do Nordeste de Amaralina, beneficiados em 2011, tinham histórico de índices de violência elevados. Localizado no subúrbio ferroviário, o bairro de Fazenda Coutos foi o primeiro a receber (em janeiro) uma base comunitária de segurança, com 120 PMs e quatro viaturas. Em setembro, os moradores do Bairro da Paz e Rio Sena, essa última localizada no subúrbio ferroviário, receberam o modelo de policiamento comunitário, filosofia das bases. Para a unidade do Bairro da Paz foram disponibilizados 120 policiais militares, com o suporte de quatro viaturas. Em Rio Sena Rio Sena também trabalham 120 PMs, que contam também com quatro veículos, cada, para patrulhamento.

A primeira base inaugurada fora da capital foi a de Itinga, que fica no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em agosto, com um efetivo de 120 PMs e quatro viaturas para patrulhamento e abordagens. Em setembro, Feira de Santana, a maior cidade do interior baiano, situada a 108 quilômetros de Salvador, ganhou a primeira base. Instalada no bairro de Campo Américo, a unidade conta com 80 PMs e quatro viaturas.

O sul e o sudoeste da Bahia também foram contemplados com esta nova filosofia de policiamento comunitário: as cidades de Itabuna (em setembro) e Vitória da Conquista (em novembro) tiveram bases implantadas este ano. Em Itabuna, a unidade fica no bairro de Monte Cristo, com um efetivo de 80 policiais militares e quatro viaturas, enquanto em Conquista fica na localidade conhecida como Nova Cidade e dispõe de um efetivo de 80 PMs e quatro viaturas.
DPT/Ilhéus - Reconhecido nacionalmente pela eficiência e estrutura para investigação de crimes, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) inaugurou uma unidade em Ilhéus no final de novembro. Além da cidade, atende aos demais municípios da região. O DPT possui estrutura para os serviços de perícias criminais e médico-legais, análise de drogas, vistoria em veículos, engenharia legal e balística. Localizada na Rua Ministro José Cândido (centro), a unidade ganhou também viaturas para perícia e remoção de corpos.
Efetivo, viaturas e cursos - Neste ano de 2012, 1.851 policiais militares foram contratados e colocados à disposição da população baiana na prevenção e combate à criminalidade. Este efetivo foi incorporado nas bases comunitárias de segurança e nas companhias independentes de policiamento especializado, que trabalham ostensivamente e na captura de quadrilhas de assaltantes de banco no interior do estado.

Cerca de 700 veículos foram adquiridos pela SSP e distribuídos para as polícias Militar, Civil e Técnica ao longo do ano. Dotados de radiotransmissor e GPS, fazem parte do projeto de reaparelhamento da frota. As unidades móveis foram encaminhadas para unidades de Salvador, RMS e do interior.

Durante este ano, uma parceria da SSP com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) garantiu a realização de cursos de capacitação dos servidores policiais, ministrados por instrutores do Corpo Nacional de Polícia da Espanha. Um dos treinamentos de destaque foi o Tedax – NRBQ (Bombas, Explosivos, Agentes Químicos, Biológicos, Radioativos e Nucleares), credenciando a polícia baiana como uma das mais preparadas do mundo. 
Mais de 22 mil crianças e adolescentes são formados no Proerd - Entre as atividades e os programas desenvolvidos que estreitam os laços entre a polícia e a comunidade, destaca-se a formação de mais de 22 mil crianças e adolescentes no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), alunos de 306 escolas (estaduais, municipais e particulares), em 73 municípios baianos. Com caráter social e preventivo, a Polícia Militar já formou mais de 250 mil jovens no programa, desde que foi implantado na Bahia, em 2003. A PM também realizou ações sociais nas bases comunitárias de segurança e demais unidades operacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.