quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CONVÊNIO BENEFICIA POPULAÇÃO DE RUA ATRAVÉS DO PROGRAMA BAHIA ACOLHE


Foto: Raul Golinelli/SECOM
Entidades assinam convênio que vai atender moradores de rua
Cinco entidades prestadoras de serviço a moradores de rua assinaram, nesta terça-feira (11), um convênio com o Governo do Estado, por meio do programa Bahia Acolhe, da secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), para a obtenção de recursos de cerca de R$ 3 milhões anuais. A iniciativa beneficia duas mil pessoas nos municípios de Salvador e Região Metropolitana, Feira de Santana e Vitória da Conquista. De acordo com dados do programa, cerca de quatro mil pessoas vivem nas ruas apenas na capital baiana.

O objetivo do convênio é constituir uma rede de serviços para o resgate da cidadania das pessoas em situação de rua, de acordo com o coordenador do Bahia Acolhe, Adauto Leite. “Os convênios vão ajudar a garantir uma rede mínima de atendimento a essas pessoas, já que nos municípios onde observamos população de rua esta rede ainda não está consolidada”.
Centros de atendimento - A parceria prevê a implantação de centros de atendimento em assistência social direcionados aos moradores de rua, a exemplo de casas de passagem, centros 24 horas, república e abordagem social feita por profissionais qualificados. “O programa articula um conjunto de políticas que existiam de forma fragmentada, então começa com a capacitação de 400 operadores para entender a dinâmica e os requisitos necessários para o trabalho com a população de rua”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Mara Moraes.
O presidente do Instituto de Saúde Integral, uma das instituições que assinaram o convênio, Jurandir Ramos, comemora o melhor preparo para a abordagem de adultos e crianças que vivem nas ruas de Salvador, onde o instituto atua. “Nossa expectativa é que esta capacitação prepare os profissionais que atuam na abordagem, e através disso tirar as pessoas da situação de risco”.
Redução em 50% do número de pessoas em situação de rua - O vice-presidente da Associação Comunitária Cristo Liberta, de Vitória da Conquista, Caio Souza, disse que o convênio vai possibilitar a qualificação e ampliação do trabalho desenvolvido há 14 anos no acolhimento de moradores de rua. “Com os recursos nós vamos melhorar a qualidade para atender as pessoas com profissionais nas áreas de assistência social, psicologia e nutrição”.
Implantado em março deste ano, o programa Bahia Acolhe é o primeiro do gênero no país e pretende reduzir em pelo menos 50% o número de pessoas em situação de rua nos próximos anos na Bahia, por meio da prevenção da violação de direitos, amparo em caso de direitos violados, além da restauração do papel dos moradores de rua em suas famílias e comunidades.
“O mais importante do programa Bahia Acolhe é que ele não foi feito de cima para baixo, mas foi construído em conjunto com a sociedade civil e principalmente com o movimento da população de rua”, ressalta a presidente do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Maria Lúcia Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.