O governador Jaques Wagner inaugura, nesta sexta-feira (21), às 18h30, no Terreiro de Jesus, a primeira etapa do projeto de iluminação cênica previsto para a área tombada do Centro Histórico de Salvador chancelada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como ‘Patrimônio da Humanidade’. Nesta etapa recebem iluminação cinco monumentos tombados individualmente como ‘Patrimônio do Brasil’ pelo Ministério da Cultura (MinC) em função da sua importância arquitetônico-histórica. Todos estão localizados no Terreiro de Jesus e Praça do Cruzeiro de São Francisco.
Foram beneficiadas a Catedral Basílica de Salvador – antiga igreja dos jesuítas –, as igrejas de São Domingos, São Pedro dos Clérigos, São Francisco e a Faculdade de Medicina – a primeira escola superior da América Latina, criada em 1808 por D. João VI. Os imóveis são propriedade da Arquidiocese de Salvador, irmandades católicas e da Universidade Federal da Bahia, respectivamente. O projeto é executado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA).
Pela Constituição de 1988, as legislações municipais e estaduais, o Centro Histórico é responsabilidade administrativa da Prefeitura Municipal de Salvador, sob tutela do Iphan/MinC, já que é tombado pelo poder federal. Já o governo estadual tem ações pontuais e estruturantes para a região, como pintura e restauração de imóveis, realização de shows e programações culturais, dentre outras.
Luminárias
O projeto luminotécnico tem, no total, 582 luminárias, distribuídas na Catedral (157), São Francisco (201), São Domingos (72), São Pedro (66) e Faculdade (86). As duas igrejas maiores – Catedral e São Francisco – receberam luz na tonalidade ‘branco dourado’, enquanto as duas outras e a faculdade têm tons ‘branco frio’. As luminárias têm tamanhos reduzidos para diminuir a visibilidade diurna e não interferir e descaracterizar as fachadas das edificações históricas.
Outros bairros
O governo da Bahia investiu R$ 2,5 milhões no projeto. A empresa executora, vencedora de licitação pública, foi a Neoluz Projetos e Engenharia Ltda. Na segunda etapa, o projeto segue para os bairros do Carmo, Saúde e Santo Antônio.
Na lista de beneficiamento estão a Ordem Terceira de São Francisco, as igrejas do Boqueirão, São Miguel, Santo Antônio e Saúde, o monumento da Cruz do Pascoal no bairro de Santo Antônio, o prédio do Arcebispado e o edifício da Coelba, na Praça da Sé. No Pelourinho receberão iluminação especial a igreja do Rosário dos Pretos, Casa do Benin, Fundação Casa de Jorge Amado, Museu da Cidade e Solar Ferrão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.