A decisão da presidente Dilma Rousseff de cancelar a visita que faria aos Estados Unidos devido às denúncias de espionagem do governo americano ao Brasil foi destacada por alguns dos principais jornais internacionais nesta quarta-feira (19). O britânico The Guardian afirmou que Dilma "esnobou Barack Obama”. "Ela foi a única líder estrangeira neste ano a ser convidada para um jantar de Estado na Casa Branca, e executivos planejavam usar a visita para assinar acordos de exploração de petróleo e de vendas de jatos de combate", completou a publicação.
O espanhol El País afirmou que a decisão da presidente brasileira é favorável a Dilma, dentro e fora do Brasil. "A audácia da presidente brasileira (...) tem dois lados claros: uma de política internacional e outra de política interna. E, em ambas, Rousseff parece ter marcado um gol para o Brasil", escreveu a publicação. "Com essa série de exigências, Rousseff passa a ser a primeira presidente brasileira que soube impor sua autoridade ao líder da primeira potência mundial", destaca. O jornal francês Le Monde afirmou que a notícia não foi bem recebida na Casa Branca e os americanos Washington Post e The New York Times avaliaram que a decisão prejudica o Brasil economicamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.