quarta-feira, 18 de abril de 2012

Definidos novos horários de coleta de lixo no Vilela e na Princesa Isabel



A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus acaba de definir os novos horários de coleta regular de lixo nos bairros Teotônio Vilela e Princesa Isabel, que desde a semana passada estão contando com um sistema mais eficiente de recolhimento dos resíduos. No bairro Teotônio Vilela a coleta de lixo está sendo feita pela manhã, a partir das 7 horas. Já na Princesa Isabel o recolhimento do lixo está sendo realizado a partir das 17 horas. O objetivo de adotar esse novo sistema é garantir a colaboração e a participação da comunidade, evitando colocar o lixo fora dos horários, deixando a cidade muito mais limpa e com um melhor aspecto visual.
O secretário do Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, explicou que assim como o sistema que foi adotado nos bairros da zona sul da cidade, a melhora no serviço de coleta de lixo na Princesa Isabel e Teotônio Vilela são visíveis e vem sendo elogiada pela comunidade. Além da coleta, a Prefeitura de Ilhéus também está realizando o serviço de limpeza dos pontos irregulares de depósito de lixo nesses bairros, os chamados lixões viciados, onde os moradores adotam terrenos como locais de deposito de entulhos e dejetos domiciliares.
Gerson Marques informou que durante os próximos 30 dias está sendo feito um trabalho de educação e conscientização dos moradores quanto os novos horários de coleta nesses bairros, com o objetivo de que a própria comunidade colabore com a coleta. Como parte desse trabalho, estão sendo distribuídos panfletos educativos informando sobre os novos horários e destacando a importância da colaboração de todos. A partir de então serão aplicadas multas para os moradores que insistirem em colocar o lixo fora dos horários previstos de coleta. A medida, segundo Gerson Marques, tem como principal finalidade garantir uma cidade muito mais limpa e organizada, onde todos tenham consciência do seu verdadeiro papel.
Outra grande novidade no serviço de coleta regular de lixo é que o novo sistema será controlado pela Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGRS), prevista para ser inaugurada no dia 3 de maio, que centralizará todas as informações e decisões sobre a limpeza publica, utilizando para isso os mais modernos sistemas de controle em tempo real, auxiliados por GPS, internet e telefonia. Gerson Marques informa que a população terá acesso ao sistema via telefone ou internet, onde poderá solicitar ou reclamar falta de serviços e informar à central sobre oferta de lixo seletivo ou entulhos de construção, além de móveis e outros resíduos. Paralelo à implantação do novo sistema, o município, em parceria com a imprensa e a sociedade civil organizada, fará uma intensa campanha de conscientização e educação sobre as práticas adequadas com o manejo do lixo.
Problema – O secretário Gerson Marques reconhece, no entanto, que o serviço de coleta regular de lixo vem enfrentando problemas no centro e nos bairros das zonas norte e oeste da cidade. O transtorno está sendo causado, segundo ele, por dificuldades operacionais da empresa Portocop, que já dá demonstrações claras de que não tem condições de realizar com eficiência a coleta de lixo na cidade. Para evitar prejuízos e transtornos para os moradores desses locais, a Prefeitura de Ilhéus vem fazendo um trabalho paralelo de coleta e já está notificando e multando a empresa pelos problemas causados à cidade.
Gerson Marques adiantou que esse problema com a Portocop é temporário, já que o contrato com a empresa termina no próximo dia 28, e a partir desta data será implantado nesses bairros o mesmo sistema de coleta adotado na zona sul e nos bairros Teotônio Vilela e Princesa Isabel. Nesses bairros do centro, e das zonas norte e oeste da cidade o trabalho será feito, em caráter experimental, no dia 30 de abril, e a partir de 3 de maio a coleta passa a ser feita nos horários definitivos, que serão divulgados posteriormente para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.