quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ilhéus viabiliza ações para a inclusão social


A Secretaria de Governo e Ações Estratégicas, por meio da Diretoria Especial de Inclusão Social e Relações Comunitárias, pretende realizar neste semestre uma série de eventos voltados para o movimento social. “Um deles é dirigido às associações comunitárias, e de moradores e entidades sociais do município, com o objetivo de adequá-las às exigências do novo Código Civil, para receber verbas das esferas federal, estadual e municipal, respaldado em projetos de inclusão social da atual administração de Ilhéus”, conforme assegurou o presidente da Central de Associações Comunitárias, Moradores e Entidades Sociais (Ceac), Celso da Silva, um dos idealizadores do projeto.
Segundo ele, a Diretoria Especial de Inclusão Social e Relações Comunitárias da Prefeitura está propondo a realização do I Congresso Municipal de Associações de Moradores. “Vamos debater projetos elaborados por entidades, com o intuito de fortalecer o trabalho deste terceiro setor social”, justificou. Celso da Silva assegurou que a ideia é congregar cerca de 200 associações de moradores e produtores que desenvolvem ações nas áreas sociais e ambientais.
Outro evento que Celso da Silva anunciou que pretende realizar em 20 de maio é o Dia da Secretária do Lar, com homenagem a ser feita a donas de casa, garis, garçons e a empregadas domésticas. “Na oportunidade, iremos entregar o troféu ‘Garfo de prata e colher de ouro’, a estas pessoas que têm papel importante dentro da sociedade de Ilhéus e são consideradas anônimas, diante dos seus serviços”, lembrou.
Ainda no relato do seu plano de ação, ele contou que a Diretoria Especial de Inclusão Social e Relações Comunitárias da Prefeitura irá organizar encontro para discutir inclusão social. A ideia é reunir representantes de 10 assentamentos de reforma agrária de Ilhéus, que têm cerca de 500 famílias que trabalham com agricultura familiar. Celso da Silva afirmou que irá ajudar na inserção destas pessoas nos programas Bolsa Família e no Bolsa Verde, sendo que neste último, cada família deve receber R$ 300,00 por semestre, no âmbito da agricultura familiar. Em troca, cada uma dará como contrapartida a preservação do ambiente em que trabalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.