A avenida Litorânea Norte, no bairro Malhado, já está recebendo desde a última semana os primeiros postes de iluminação pública que fazem parte de uma ação do governo municipal, executada em parceria com o Governo do Estado, que visa permitir a prática de caminhadas e demais exercícios físicos nas orlas da cidade durante o período noturno com total segurança. O projeto foi aprovado no início deste mês e no último dia 19, o secretário de Infraestrutura da Bahia, Otto Alencar anunciou a liberação de recursos na ordem de R$ 903 mil para a implantação do projeto em Ilhéus.
O projeto prevê uma média de reposição de 60% dos postes e luminárias desses locais, o que vai contribuir para a mudança no aspecto urbanístico da orla ilheense. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano – pasta que está executando o serviço –, Gerson Marques, está prevista a troca e implantação de postes da rede de alta tensão, bem como da rede secundária, que sustentam as luminárias em todos os trechos contratados. “Os postes têm características voltadas para atender a este tipo de demanda. São postes menores, com iluminação voltada diretamente para as pistas”.
O “banho de luz” contempla, nesta fase contratada, três locais distintos da orla ilheense: a Orla Centro, da avenida Soares Lopes – do porto do Malhado ao porto antigo, incluindo a praia do Cristo e a avenida Dois de Julho –, e a Orla Norte, contemplando dois locais diferentes: a avenida Luiz Eduardo Magalhães, no Malhado, e a Praia do Norte – do bairro São Miguel ao bairro São Domingos. Já a Baía do Pontal, considerada uma das mais belas paisagens de Ilhéus, também deverá ser contemplada com outra iniciativa na área de iluminação pública: o projeto de iluminação cênica da Baia do Pontal.
O prefeito Newton Lima afirmou que está alocando recursos para a execução da ação que deve beneficiar toda a extensão da avenida Lomanto Júnior. Além das ações voltadas diretamente para a área de iluminação pública, o governo municipal tem investido na melhoria do espaço físico das orlas sul, centro e norte. De acordo com Gerson Marques, o trabalho inclui a retirada de lixo das praias – operação deflagrada antes do início do verão e que prossegue por tempo indeterminado – e recomposição das pedras portuguesas.
Dentro desse programa integrado de recuperação das orlas centro, sul e norte estão sendo realizados serviços de roçagem, poda de árvores, a recuperação da pista de skate localizada na Soares Lopes e a colocação de 30 novos bancos e 50 novas lixeiras. O prefeito Newton Lima está negociando com o vice-governador e secretário estadual da Infraestrutura, Otto Alencar, a liberação de recursos para a implantação do projeto de iluminação cênica da baía do Pontal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.