Começou nesta segunda-feira (23) a construção do novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador. A obra faz parte do conjunto de ações ligadas ao PAC Copa de 2014, que também representam um legado para a cidade de Salvador. A previsão é que os trabalhos fiquem prontos em 13 meses e o terminal seja inaugurado em 13 de maio de 2013, dia em que o porto comemora 100 anos.
O início da obra foi autorizado pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que assinou ordem de serviço no último dia 19, em Brasília. De acordo com o presidente da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, “nestes primeiros dias ainda não é possível ver intervenções físicas, nem movimentação de máquinas no local, mas o processo de contratação, planejamento e preparação da obra começou”.
Estrutura
O projeto do novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador foi concebido em conjunto pela Codeba e Fundação Mário Leal Ferreira, sob coordenação do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba). A estrutura vai ocupar o espaço onde hoje estão os galpões um e dois, que ficam mais próximos ao Centro Náutico, numa área total de 3,4 mil metros quadrados. Eles serão demolidos e vão dar lugar a um moderno centro de recepção e entretenimento.
Porto de Salvador
“Teremos um terminal refrigerado com check-in, chek-out, local para despacho de bagagem, para espera de embarque, todo projetado de acordo com os padrões internacionais, com áreas para Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, tudo que envolve o setor portuário, que é uma entrada e saída de pessoas e nós temos que estar preparados para isso,” explica Rebouças.
Com uma privilegiada vista panorâmica da Baia de Todos-os-Santos, o terminal ainda terá um centro gastronômico e de lazer, um estacionamento para táxi, carros, vans, ônibus de passeio e uma esplanada que permitirá a circulação de pessoas para apreciação da paisagem. “Essa será uma área pública, que une o porto com a cidade. Haverá um limite, não vai ser possível chegar até a beira do mar por questões de segurança, mas quem chegar ao Terminal da França, terá acesso a bela vista”, diz Rebouças.
Capacidade
Com a maior movimentação de turistas do Nordeste e a maior fora do eixo Rio-São Paulo, o Porto de Salvador recebeu no último verão 114 navios cruzeiros, com um total de 260 mil passageiros. A construção do novo terminal em Salvador tem investimento de R$ 30,2 milhões e faz parte de um conjunto de reformas e obras que serão realizadas pela Secretaria de Portos em sete portos do Brasil, com um total de R$ 898,9 milhões em investimentos.
Legado da Copa: ações servirão à população depois dos jogos
A Arena Fonte Nova, que já está com mais de 50% das obras concluídas, e o Terminal de Passageiros que teve os trabalhos iniciados nesta segunda (23), são apenas duas de uma série de intervenções que preparam Salvador para a Copa do mundo de 2014. Também estão previstas a reforma e ampliação do aeroporto, construção da Linha 2 do Metrô, que ligará Lauro de Freitas ao Acesso Norte cruzando a Paralela, e a conclusão da Linha 1 até Pirajá, a qualificação do entorno da Arena, qualificação profissional, incremento da segurança pública, requalificação da rede hospitalar, além de ações sociais.
Chamadas de legado da Copa as ações darão uma grande contribuição a infraestrutura da cidade e ficarão a serviço da população mesmo depois dos jogos. Ao todo, estão previstos investimento de R$ 3,8 bilhões com recursos dos governos Federal e Estadual.
Para o presidente da Codeba, “muito mais que um legado as obras têm interação com a cidade e trazem mudanças importantes. O porto, por exemplo, vai ser integrado à área urbana de Salvador, o que não existia. Há ainda um ganho econômico, com perspectiva de valorização e atração de negócios.”
Começou nesta segunda-feira (23) a construção do novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador. A obra faz parte do conjunto de ações ligadas ao PAC Copa de 2014, que também representam um legado para a cidade de Salvador. A previsão é que os trabalhos fiquem prontos em 13 meses e o terminal seja inaugurado em 13 de maio de 2013, dia em que o porto comemora 100 anos.
O início da obra foi autorizado pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que assinou ordem de serviço no último dia 19, em Brasília. De acordo com o presidente da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, “nestes primeiros dias ainda não é possível ver intervenções físicas, nem movimentação de máquinas no local, mas o processo de contratação, planejamento e preparação da obra começou”.
O início da obra foi autorizado pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que assinou ordem de serviço no último dia 19, em Brasília. De acordo com o presidente da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, “nestes primeiros dias ainda não é possível ver intervenções físicas, nem movimentação de máquinas no local, mas o processo de contratação, planejamento e preparação da obra começou”.
Estrutura
O projeto do novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador foi concebido em conjunto pela Codeba e Fundação Mário Leal Ferreira, sob coordenação do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba). A estrutura vai ocupar o espaço onde hoje estão os galpões um e dois, que ficam mais próximos ao Centro Náutico, numa área total de 3,4 mil metros quadrados. Eles serão demolidos e vão dar lugar a um moderno centro de recepção e entretenimento.
Porto de Salvador |
“Teremos um terminal refrigerado com check-in, chek-out, local para despacho de bagagem, para espera de embarque, todo projetado de acordo com os padrões internacionais, com áreas para Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, tudo que envolve o setor portuário, que é uma entrada e saída de pessoas e nós temos que estar preparados para isso,” explica Rebouças.
Com uma privilegiada vista panorâmica da Baia de Todos-os-Santos, o terminal ainda terá um centro gastronômico e de lazer, um estacionamento para táxi, carros, vans, ônibus de passeio e uma esplanada que permitirá a circulação de pessoas para apreciação da paisagem. “Essa será uma área pública, que une o porto com a cidade. Haverá um limite, não vai ser possível chegar até a beira do mar por questões de segurança, mas quem chegar ao Terminal da França, terá acesso a bela vista”, diz Rebouças.
Capacidade
Com a maior movimentação de turistas do Nordeste e a maior fora do eixo Rio-São Paulo, o Porto de Salvador recebeu no último verão 114 navios cruzeiros, com um total de 260 mil passageiros. A construção do novo terminal em Salvador tem investimento de R$ 30,2 milhões e faz parte de um conjunto de reformas e obras que serão realizadas pela Secretaria de Portos em sete portos do Brasil, com um total de R$ 898,9 milhões em investimentos.
Legado da Copa: ações servirão à população depois dos jogos
A Arena Fonte Nova, que já está com mais de 50% das obras concluídas, e o Terminal de Passageiros que teve os trabalhos iniciados nesta segunda (23), são apenas duas de uma série de intervenções que preparam Salvador para a Copa do mundo de 2014. Também estão previstas a reforma e ampliação do aeroporto, construção da Linha 2 do Metrô, que ligará Lauro de Freitas ao Acesso Norte cruzando a Paralela, e a conclusão da Linha 1 até Pirajá, a qualificação do entorno da Arena, qualificação profissional, incremento da segurança pública, requalificação da rede hospitalar, além de ações sociais.
Chamadas de legado da Copa as ações darão uma grande contribuição a infraestrutura da cidade e ficarão a serviço da população mesmo depois dos jogos. Ao todo, estão previstos investimento de R$ 3,8 bilhões com recursos dos governos Federal e Estadual.
Para o presidente da Codeba, “muito mais que um legado as obras têm interação com a cidade e trazem mudanças importantes. O porto, por exemplo, vai ser integrado à área urbana de Salvador, o que não existia. Há ainda um ganho econômico, com perspectiva de valorização e atração de negócios.”
Chamadas de legado da Copa as ações darão uma grande contribuição a infraestrutura da cidade e ficarão a serviço da população mesmo depois dos jogos. Ao todo, estão previstos investimento de R$ 3,8 bilhões com recursos dos governos Federal e Estadual.
Para o presidente da Codeba, “muito mais que um legado as obras têm interação com a cidade e trazem mudanças importantes. O porto, por exemplo, vai ser integrado à área urbana de Salvador, o que não existia. Há ainda um ganho econômico, com perspectiva de valorização e atração de negócios.”
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