Nesta terça-feira (17) novas turmas formadas por alunos da rede municipal de ensino participaram das atividades promovidas no auditório da Fundação Cultural pela ONG Thydêwá, em parceria com a Secretaria da Educação, para comemorar o Dia do Índio, em 21 de abril. A programação, que inclui palestras e cursos, foi iniciada na última segunda-feira (16) e segue até a próxima quinta (19).
O principal objetivo do evento, de acordo com o presidente da ONG Thydêwá, Sebastián Gerlic, é promover a valorização da cultura indígena. Está prevista a realização de Rodas de Conversas com integrantes das tribos Tupinambá, Pataxó Hãhãhãe, Kariri-Xocó e Pankararu, onde os indígenas realizam palestras e dedicam parte do encontro para responder questões levantadas pelos jovens. Um total de 120 estudantes participa do evento.
Cerca de 40 professores da rede municipal também fazem parte do público-alvo das atividades alusivas ao Dia do Índio e até esta quarta-feira (18) participam de um Curso Livre sobre História e Culturas Indígenas, “visando subsidiar os professores públicos a incluir estes temas, de forma, transversal, em sala de aula”, explicou Sebastián Gerlic. As aulas são ministradas pelo professor de história da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a carga horária total do curso é 9 horas.
Na próxima quinta-feira (19), a programação será realizada na Escola Nucleada de Olivença, zona sul de Ilhéus. A ação conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, a Fundação Telefônica e com a APPI/APLB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.