quarta-feira, 25 de abril de 2012

Saúde realizada caminhada pelo dia nacional de combate a hipertensão


No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e controle da doença. A Secretaria da Saúde, através do Centro de Atenção ao Diabético Hipertenso e Idoso de Ilhéus (Cadhii), realiza nesta quinta-feira (26) uma grande caminhada com o tema: “Sou 12 por 8 e pratico atividade física”. O assunto tem como prioridade alertar profissionais de saúde e a população a sempre a aferirem a pressão para detectar precocemente a doença, além de se prevenir com hábitos saudáveis como a prática de atividade física.
A concentração para a caminhada será no largo cultural em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus a partir das 8h30min, percorrendo as ruas do centro da cidade e seguindo até o Ginásio de Esportes Herval Soledade, onde será realizado um alongamento e oferecido um café da manhã aos participantes. A caminhada contará com a presença de diversos grupos de idosos de Ilhéus como o grupo De Bem com a Vida, do Cadhiii, grupo de idosos do Centro Social Urbano (CSU), e Associação de Idosos do Malhado. Além deles participarão também o grupo de idosos do PSF do Ilhéus II, Amadurecer Feliz, e o grupo do PSF do Nossa Senhora da Vitória, Grupo da Vitória.
Segundo os organizadores do evento, a expectativa é de que cerca de 500 pessoas participem da caminhada, que contará com a animação de um mini-trio, além de faixas e cartazes envolvendo a temática a fim de chamar atenção da população para a causa. A hipertensão arterial ainda atinge a um número grande de pessoas e a maioria delas desconhece que são portadoras da doença. Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010.
De acordo com a pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres do que em homens. Nos dois sexos, no entanto, o diagnóstico de hipertensão arterial se torna mais comum com a idade, alcançando cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% na faixa etária de 55 anos ou mais de idade. Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos.
Recomenda-se que as medidas sejam repetidas pelo menos em duas ou mais visitas clínicas. A hipertensão arterial é uma doença crônica que, quando não tratada e controlada adequadamente, pode levar a complicações que podem atingir outros órgãos e sistemas, ocasionando em infartos, hemorragias, insuficiência cardíaca e morte súbita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.