segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CARNAVAL DA BAHIA VAI CONTAR COM MAIS DE 23 MIL POLICIAIS E INVESTIMENTO DE R$ 56,2 MILHÕES

Mais de 23 mil homens e mulheres, entre policiais militares, civis e integrantes do Departamento de Polícia Técnica (DPT), vão trabalhar ao longo dos circuitos e nos 20 municípios que realizarão a festa, além do Carnaval nos bairros de Salvador. Os investimentos acima de R$ 56,2 milhões, incluindo ações voltadas para o turismo (R$ 14,8 milhões), saúde (R$ 3,2 milhões), cultura (R$ 12 milhões) e segurança (26,2 milhões), foram anunciados pelo governador Jaques Wagner, nesta segunda-feira (13), em entrevista coletiva concedida na Governadoria.
De acordo com o governador, o planejamento para a folia está mantido e é o mesmo adotado nos anos anteriores. Ele informou que a utilização das tropas federais como reforço ao efetivo da Polícia Militar baiana está sendo avaliado. A Força de Segurança Nacional deverá atuar com o efetivo que se deslocou para a Bahia, exceto os policiais bombeiros, totalizando 320 homens extras trabalhando no período de festa.
“Os bombeiros, a gente entendeu que não serão necessários. Hoje está havendo reunião do general Gonçalves Dias com o comando da Polícia Militar e eles estão analisando qual o contingente do Exército nós achamos ideal manter aqui por uma questão preventiva e para complementar o trabalho da Polícia Militar”, esclareceu o governador.
Polícia Militar
A Polícia Militar (PM) trabalhará na festa deste ano com o efetivo de 19.727 homens e mulheres. Três helicópteros e um avião motoplanador do Grupamento Aéreo (Graer) farão parte do efetivo de veículos para transporte, mapeamento e resgates quando houver necessidade.
Serão instalados 158 postos da PM, 15 integrados e 29 do Corpo de Bombeiros, que atuarão no Carnaval no combate a incêndios, afogamentos e outras ocorrências. A unidade especializada do Salvar ficará com ambulâncias em pontos estratégicos para facilitar o deslocamento.
Polícia Civil 
A Polícia Civil mobilizará 2.614 servidores, entre delegados, escrivães, agentes e auxiliares técnicos e administrativos nos dias de festa. Em Salvador, além dos postos integrados, o plano operacional inclui quatro centrais de flagrantes.
Os bairros de Itapuã, Periperi e Cajazeiras, onde também haverá folia, vão dispor de uma Delegacia Especial de Área (DEA). Equipes do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e do Departamento de Narcóticos (Denarc) também estarão presentes nos circuitos da festa.
Todas as unidades especializadas da Polícia Civil manterão plantões normais, com o reforço no quadro de delegados, escrivães e agentes. A Coordenadoria de Operações Especiais (COE) também permanecerá com o efetivo de prontidão para qualquer situação de risco. A Delegacia Digital, onde o cidadão pode registrar boletim de ocorrência por meio da internet, também estará à disposição do público.
Polícia Técnica - Para garantir o pleno atendimento à população baiana, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) manterá, durante os dias de folia, os serviços para exames de lesões corporais, necropsias, perícia e identificação criminal, além de necropapiloscópica. Para atender à demanda, o DPT atuará com o efetivo de 361 pessoas na capital e outras 40 em plantões extras nos municípios do interior do estado

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