quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Índios voltam a ocupar fazendas em Itaju do colônia

Índios da etnia Pataxós Hã-Hã-Hãe continuam ocupando fazendas em Itaju do Colônia. De acordo com Reginaldo Santana, gerente da fazenda Serrana do Ouro, na última ação dos indígenas pelo menos sete fazendas foram invadidas por cerca de 100 homens armados com rifles, revólveres e armas de grosso calibre. 
A ação ocorreu por volta das 6 horas da manhã, quando eles se dividiram em três grupos e tomaram posse das sedes das propriedades rurais. Na Delegacia da Polícia Federal em Ilhéus, representantes das fazendas Pancadinha e Mandacaru registraram ocorrências, relatando que cerca de 50 indígenas armados dominaram o local e expusaram os vaqueiros que trabalhavam nas propriedades.
 O chefe da Funai na região não foi localizado pela reportagem, para comentar o assunto. Familiares que atenderam o telefone informaram ele estava visitando as localidades ocupadas pelos indígenas e que lá não teria sinal de telefone celular.

Ocupação em série
No mês passado, outras três fazendas haviam sido ocupadas pelos índios. Duas delas pertencem ao delegado Teodoro Ribeiro, da polícia civil de Potiraguá, no sudoeste da Bahia (a 681 km de Salvador). As ocupações das fazendas Realeza e Formosa ocorreram no dia 16 de janeiro, quando o delegado, sua esposa e vaqueiros ficaram como reféns de índios por cerca de três horas.

O delegado prestou queixa na delegacia de Itaju do Colônia e contou que foi surpreendido por cerca de 30 homens encapuzados e armados com armas de vários calibres, que cercaram a propriedade exigindo que ele deixasse o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.