quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Josias participa do Festival de Moquecas de Canavieiras e firma compromisso em defesa do ecossistema do município

O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, participa na tarde deste domingo de Carnaval 2012, do já tradicional Festival de Moquecas, que acontece há sete anos, no Sul da Bahia. O evento é feito sob a responsabilidade da Associação das Marisqueiras da Praia de Atalaia, em Canavieiras, e se constitui no único da Bahia, e vem se tornando parte do roteiro turístico local. Para se ter uma idéia da grandiosidade do evento, são mais de 40 receitas feitas com frutos do mar pescados pelas marisqueiras da Associação.
Na companhia da esposa Cecília, e de lideranças locais, como o presidente do PT, Edvaldo Pombal, e o pré-candidato do partido à Prefeitura de Canavieiras, nas eleições deste ano, Dácio Rollemberg, Josias ouviu reivindicações locais sobre a necessidade de não aprovar, da forma como se encontra, o novo
Código Florestal.
Sete Ilhas marítimas, entre elas a lha de Atalaia, a mais importante, e diversas fluviais, dezessete quilômetros de praias, coqueiral, reserva de Mata Atlântica e áreas de manguezal que abrigam rara fauna silvestre, formam a beleza cênica de Canavieiras, cidade onde se destaca o casario dos séculos 18 e 19, como a Igreja Matriz de São Boaventura, de 1718, e a sede da prefeitura, de 1879. Canavieiras possui uma paisagem excitante, combinando reservas de Mata Atlântica, manguezais, cajueiros e mangueiras.
A principal fonte de renda do município é a lavoura cacaueira, mas se destacam o coco, a piaçava, a madeira, a pecuária e o dendê. Canavieiras ainda se destaca como o maior pesqueiro do robalo e marlin do Brasil, o que atrai para o lugar esportistas adeptos da pesca.
Nas áreas costeiras, o desafio da sustentabilidade está, principalmente, em como  conciliar a expansão urbana com a conservação e o uso sustentável, segundo o estudo intitulado “Aspectos Legais e de Sustentabilidade nos Manguezais Baianos : O Caso de Canavieiras”, dissertação de Mestrado apresentada por Luana das Graças Queiróz de Farias. De acordo com a pesquisadora, um primeiro ponto vital é o da conservação das áreas de manguezais, decisivas para as cadeias da diversidade biológica e apontadas, no estudo de Constanza e outros, como as mais valiosas sob o ângulo dos serviços prestados pelos ecossistemas.
Praticamente todos os manguezais da área costeira do Brasil estão sob graves ameaças, seja por causa da expansão urbana, seja por projetos turísticos inadequados, seja pelo despejo de poluentes e lixo (menos de 20% dos municípios costeiros dispõem de serviços de saneamento básico e mais de 50% não contam com aterros sanitários.
A preocupação das lideranças petistas de Canavieiras, conforme expuseram ao deputado Josias Gomes,vem da importância que tem o manguezal para o município. Alem de sua importância para o equilíbrio do ecossistema, representa um importante patrimônio natural e tem enorme influência na culinária local.
Para Josias Gomes, “a situação particular de Canavieiras, além de outras parecidas pela costa da Bahia, e, mesmo, pelo Brasil, exige dos parlamentares federais uma atenção bem maior sobre o Código Florestal que retorna à Câmara para deliberação, e nos comprometemos com as lideranças de Canavieiras a lutar para que não haja a aprovação de qualquer lei que venha a prejudicar o meio ambiente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.